-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|Oséias 1:1|
debhar-Adonay 'asher hâyâh 'el-hoshêa` ben-be'êriy.biymêy `uzziyyâh yothâm 'âchâz yechizqiyyâh malkhêy yehudhâhubhiymêy yârâbhe`âm ben-yo'âsh melekh yisrâ'êl
-
2
|Oséias 1:2|
techillath dibber-Adonay behoshêa` ph vayyo'mer Adonay 'el-hoshêa` lêkh qach-lekha 'êsheth zenuniym veyaldhêy zenuniym kiy-zânoh thizneh hâ'âretsmê'acharêy Adonay
-
3
|Oséias 1:3|
vayyêlekh vayyiqqach 'eth-gomer bath-dibhlâyim vattahar vattêledh-lo bên
-
4
|Oséias 1:4|
vayyo'mer Adonay 'êlâyvqerâ' shemo yizre`e'l kiy-`odh me`ath uphâqadhtiy 'eth-demêy yizre`e'l`al-bêyth yêhu' vehishbattiy mamlekhuth bêyth yisrâ'êl
-
5
|Oséias 1:5|
vehâyâhbayyom hahu' veshâbhartiy 'eth-qesheth yisrâ'êl be`êmeq yizre`e'l
-
6
|Oséias 1:6|
vattahar `odh vattêledh bath vayyo'mer lo qerâ' shemâh lo' ruchâmâhkiy lo' 'osiyph `odh 'arachêm 'eth-bêyth yisrâ'êl kiy-nâso' 'esâ' lâhem
-
7
|Oséias 1:7|
ve'eth-bêyth yehudhâh 'arachêm vehosha`tiym bayhvh 'elohêyhemvelo' 'oshiy`êm beqesheth ubhecherebh ubhemilchâmâh besusiymubhephârâshiym
-
8
|Oséias 1:8|
vattighmol 'eth-lo' ruchâmâh vattahar vattêledh bên
-
9
|Oséias 1:9|
vayyo'mer qerâ' shemo lo' `ammiy kiy 'attem lo' `ammiy ve'ânokhiylo'-'ehyeh lâkhem s
-
-
Sugestões
Clique para ler Marcos 15-16
18 de outubro LAB 657
NO “FIM”, PARTICIPAÇÕES DETERMINANTES
Marcos 13-14
Há três “fins” nesta leitura. O “Fim dos Tempos” virá a ser o final da história deste contexto de mundo em que vivemos, que acontecerá quando Jesus voltar a este mundo em poder e grande glória. O fim da vida ministerial terrestre de Jesus aconteceu pelos seus últimos atos antes de ser crucificado na cruz do Calvário. Estes dois fins têm a ver com a maneira que se desencadeará o seu fim. O tratamento que dá a Jesus determina o modo como O espera em sua vinda e será o determinante do seu destino eterno. Este é o terceiro fim.
Sobre o fim do mundo já ficou bem comentado aqui no último dia 12 (Mateus 24). Mas o capítulo 14 de Marcos, narrando os últimos eventos antes do fim da vida de Cristo, começa e termina com dois personagens que podem, muito bem, refletir-nos. Jesus foi ungido em Betânia (“casa dos pobres; casa da miséria”) por Maria Madalena, a ex-endemoninhada que fora prostituta. Jesus foi negado no pátio da casa do sumo sacerdote (o representante de Deus) por Simão Pedro, o ex-pescador que fora discípulo. Uma mesma história pode ter diferentes fins? Como você quer que seja o fim da sua história?
Compare Marcos 14:3-9 com Mateus 26:6-13 e João 12: 1-11, e pense no contexto. Aconteceu numa cidadela pequena e feia. Na casa de um camarada odiado por muitos, de conduta questionada e que tinha tido a pior de todas as doenças da época, o clima era o da discriminação. E para completar a história, entra uma representante da pior das castas. O que não faltava naquele ambiente era constrangimento. Várias facetas da vergonha humana estavam ali estampadas, ou, à flor da estampa. Malícias e maldades não pareciam dar lugar a nada relacionado à misericórdia. Mas Paulo disse que “onde aumentou o pecado, transbordou a graça (Romanos 5:20)”! Contemple você mesmo. Leia!
Agora observe os textos paralelos a Marcos 14:66-72: Mateus 26:69-75; Lucas 22:54-62 e João 18:15-27, tentando imaginar a cena. Aconteceu na mais gloriosa cidade Judaica: Jerusalém. A capital, cujo nome significa “cidade de paz”. Na casa daquele que ocupava a posição que qualquer um cobiçaria. Muitos sacerdotes pagariam fortunas para comprar, por pelo menos um ano, o título de “sumo”. A polícia romana estava ali, exibindo seus lindos trajes da ordem e da decência (humanas). As pessoas estavam descontraídas, aquecendo-se ao fogo. Todo mundo numa boa. Todavia, ensinou Paulo, “aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia (1Coríntios 10:12)!”. Veja! Entenda!
Que participações diferentes, em um mesmo fim!
Qual é sua participação?
A História apresentará diferentes fins de histórias individuais.
Valdeci Júnior
Fátima Silva