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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|Oséias 10:1|
gephen boqêq yisrâ'êl periy yeshavveh-lo kerobh lephiryohirbâh lammizbechoth kethobh le'artso hêythiybhu matsêbhoth
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2
|Oséias 10:2|
châlaq libbâm`attâh ye'shâmu hu' ya`aroph mizbechothâm yeshodhêdh matsêbhothâm
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3
|Oséias 10:3|
kiy `attâh yo'mru 'êyn melekh lânu kiy lo' yârê'nu 'eth-Adonayvehammelekh mah-ya`aseh-lânu
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4
|Oséias 10:4|
dibberu dhebhâriym 'âloth shâve' kârothberiyth uphârach kâro'sh mishpâth `al talmêy sâdhây
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5
|Oséias 10:5|
le`eghloth bêyth 'âvenyâghuru shekhan shomeron kiy-'âbhal `âlâyv `ammo ukhemârâyv `âlâyvyâghiylu `al-kebhodho kiy-ghâlâh mimmennu
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6
|Oséias 10:6|
gam-'otho le'ashur yubhâlminchâh lemelekh yârêbh boshnâh 'ephrayim yiqqâch veyêbhosh yisrâ'êlmê`atsâtho
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7
|Oséias 10:7|
nidhmeh shomeron malkâh keqetseph `al-penêy-mâyim
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8
|Oséias 10:8|
venishmedhu bâmoth 'âven chatha'th yisrâ'êl qots vedhardar ya`aleh `al-mizbechothâm ve'âmru lehâriym kassunu velaggebhâ`oth niphlu `âlêynus
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9
|Oséias 10:9|
miymêy haggibh`âh châthâ'thâ yisrâ'êl shâm `âmâdhu lo'-thasiyghêm.baggibh`âh milchâmâh `al-benêy `alvâh
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10
|Oséias 10:10|
be'avvâthiy ve'essorêmve'ussephu `alêyhem `ammiym be'âsrâm lishtêy `êynothâm [`onothâm]
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva