-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|Ezequiel 1:1|
vayhiy bishloshiym shânâh bârebhiy`iy bachamishâh lachodheshva'aniy bhethokh-haggolâh `al-nehar-kebhâr niphtechu hashâmayimvâ'er'eh mar'oth 'elohiym
-
2
|Ezequiel 1:2|
bachamishâh lachodhesh hiy' hashânâhhachamiyshiyth leghâluth hammelekh yoyâkhiyn
-
3
|Ezequiel 1:3|
hâyoh hâyâh dhebhar-Adonay 'el-yechezqê'l ben-buziy hakkohên be'erets kasdiym `al-nehar-kebhâr vattehiy `âlâyv shâm yadh-Adonay
-
4
|Ezequiel 1:4|
vâ'êre' vehinnêhruach se`ârâh bâ'âh min-hatsâphon `ânân gâdhol ve'êsh mithlaqqachathvenoghah lo sâbhiybh umittokhâh ke`êyn hachashmal mittokh hâ'êsh
-
5
|Ezequiel 1:5|
umittokhâh demuth 'arba` chayyoth vezeh mar'êyhen demuth 'âdhâmlâhênnâh
-
6
|Ezequiel 1:6|
ve'arbâ`âh phâniym le'echâth ve'arba` kenâphayim le'achathlâhem
-
7
|Ezequiel 1:7|
veraghlêyhem reghel yeshârâh vekhaph raghlêyhem kekhaph reghel`êghel venotsetsiym ke`êyn nechosheth qâlâl
-
8
|Ezequiel 1:8|
veyâdho [vi][ydhêy] 'âdhâmmittachath kanphêyhem `al 'arba`ath ribh`êyhem uphenêyhem.vekhanphêyhem le'arba`tâm
-
9
|Ezequiel 1:9|
chobheroth 'ishâh 'el-'achothâh kanphêyhemlo'-yissabbu bhelekhtân 'iysh 'el-`êbher pânâyv yêlêkhu
-
10
|Ezequiel 1:10|
udhemuthpenêyhem penêy 'âdhâm uphenêy 'aryêh 'el-hayyâmiyn le'arba`tâmuphenêy-shor mêhasemo'vl le'arba`tân uphenêy-nesher le'arba`tân
-
-
Sugestões
Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva