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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|Ezequiel 1:1|
vayhiy bishloshiym shânâh bârebhiy`iy bachamishâh lachodheshva'aniy bhethokh-haggolâh `al-nehar-kebhâr niphtechu hashâmayimvâ'er'eh mar'oth 'elohiym
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2
|Ezequiel 1:2|
bachamishâh lachodhesh hiy' hashânâhhachamiyshiyth leghâluth hammelekh yoyâkhiyn
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3
|Ezequiel 1:3|
hâyoh hâyâh dhebhar-Adonay 'el-yechezqê'l ben-buziy hakkohên be'erets kasdiym `al-nehar-kebhâr vattehiy `âlâyv shâm yadh-Adonay
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4
|Ezequiel 1:4|
vâ'êre' vehinnêhruach se`ârâh bâ'âh min-hatsâphon `ânân gâdhol ve'êsh mithlaqqachathvenoghah lo sâbhiybh umittokhâh ke`êyn hachashmal mittokh hâ'êsh
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5
|Ezequiel 1:5|
umittokhâh demuth 'arba` chayyoth vezeh mar'êyhen demuth 'âdhâmlâhênnâh
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6
|Ezequiel 1:6|
ve'arbâ`âh phâniym le'echâth ve'arba` kenâphayim le'achathlâhem
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7
|Ezequiel 1:7|
veraghlêyhem reghel yeshârâh vekhaph raghlêyhem kekhaph reghel`êghel venotsetsiym ke`êyn nechosheth qâlâl
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8
|Ezequiel 1:8|
veyâdho [vi][ydhêy] 'âdhâmmittachath kanphêyhem `al 'arba`ath ribh`êyhem uphenêyhem.vekhanphêyhem le'arba`tâm
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9
|Ezequiel 1:9|
chobheroth 'ishâh 'el-'achothâh kanphêyhemlo'-yissabbu bhelekhtân 'iysh 'el-`êbher pânâyv yêlêkhu
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10
|Ezequiel 1:10|
udhemuthpenêyhem penêy 'âdhâm uphenêy 'aryêh 'el-hayyâmiyn le'arba`tâmuphenêy-shor mêhasemo'vl le'arba`tân uphenêy-nesher le'arba`tân
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva