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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Ezequiel 20:1|
vayhiy bashânâh hashebhiy`iyth bachamishiy be`âsor lachodheshbâ'u 'anâshiym mizziqnêy yisrâ'êl lidhrosh 'eth-Adonay vayyêshebhulephânây s
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2
|Ezequiel 20:2|
vayhiy dhebhar-Adonay 'êlay lê'mor
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3
|Ezequiel 20:3|
ben-'âdhâmdabbêr 'eth-ziqnêy yisrâ'êl ve'âmartâ 'alêhem koh 'âmar 'adhonâyAdonay halidhrosh 'othiy 'attem bâ'iym chay-'âniy 'im-'iddârêshlâkhem ne'um 'adhonây Adonay
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4
|Ezequiel 20:4|
hathishpoth 'othâm hathishpothben-'âdhâm 'eth-to`abhoth 'abhothâm hodhiy`êm
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5
|Ezequiel 20:5|
ve'âmartâ 'alêyhemkoh-'âmar 'adhonây Adonay beyom bochoriy bheyisrâ'êl vâ'esâ'yâdhiy lezera` bêyth ya`aqobh vâ'ivvâdha` lâhem be'erets mitsrâyimvâ'esâ' yâdhiy lâhem lê'mor 'aniy Adonay 'elohêykhem
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6
|Ezequiel 20:6|
bayyom hahu' nâsâ'thiy yâdhiy lâhem lehotsiy'âm mê'erets mitsrâyim'el-'erets 'asher-tartiy lâhem zâbhath châlâbh udhebhash tsebhiy hiy' lekhol-hâ'arâtsoth
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7
|Ezequiel 20:7|
vâ'omar 'alêhem 'iysh shiqqutsêy `êynâyv hashliykhuubheghillulêy mitsrayim 'al-tithammâ'u 'aniy Adonay 'elohêykhem
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8
|Ezequiel 20:8|
vayyamru-bhiy velo' 'âbhu lishmoa` 'êlay 'iysh 'eth-shiqqutsêy`êynêyhem lo' hishliykhu ve'eth-gillulêy mitsrayim lo' `âzâbhu vâ'omarlishpokh chamâthiy `alêyhem lekhalloth 'appiy bâhem bethokh 'eretsmitsrâyim
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9
|Ezequiel 20:9|
vâ'a`as lema`an shemiy lebhiltiy hêchêl le`êynêy haggoyim'asher-hêmmâh bhethokhâm 'asher nodha`tiy 'alêyhem le`êynêyhem.lehotsiy'âm mê'erets mitsrâyim
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10
|Ezequiel 20:10|
vâ'otsiy'êm mê'erets mitsrâyimvâ'abhi'êm 'el-hammidhbâr
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Sugestões

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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva