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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Ezequiel 44:1|
vayyâshebh 'othiy derekh sha`ar hammiqdâsh hachiytsonhapponeh qâdhiym vehu' sâghur
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2
|Ezequiel 44:2|
vayyo'mer 'êlay Adonayhasha`ar hazzeh sâghur yihyeh lo' yippâthêach ve'iysh lo'-yâbho' bhokiy Adonay 'elohêy-yisrâ'êl bâ' bho vehâyâh sâghur
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3
|Ezequiel 44:3|
'eth-hannâsiy' nâsiy' hu' yêshebh-bo le'ekhol-[le]['ekhâl]-lechem liphnêyAdonay midderekh 'ulâm hasha`ar yâbho' umiddarko yêtsê'
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4
|Ezequiel 44:4|
vaybhiy'êniy derekh-sha`ar hatsâphon 'el-penêy habbayith vâ'êre'vehinnêh mâlê' khebhodh-Adonay 'eth-bêyth Adonay vâ'eppol'el-pânây
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5
|Ezequiel 44:5|
vayyo'mer 'êlay Adonay ben-'âdhâm siym libbekhaure'êh bhe`êyneykha ubhe'âzeneykha shemâ` 'êth kol-'asher 'aniy medhabbêr'othâkh lekhol-chuqqoth bêyth-Adonay ulekhâl-torotho [torothâyv]vesamtâ libbekha limbho' habbayith bekhol motsâ'êy hammiqdâsh
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6
|Ezequiel 44:6|
ve'âmartâ 'el-meriy 'el-bêyth yisrâ'êl koh 'âmar 'adhonây Adonayrabh-lâkhem mikkol-to`abhothêykhem bêyth yisrâ'êl
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7
|Ezequiel 44:7|
bahabhiy'akhembenêy-nêkhâr `arlêy-lêbh ve`arlêy bhâsâr lihyoth bemiqdâshiy lechallelo'eth-bêythiy behaqriybhkhem 'eth-lachmiy chêlebh vâdhâm vayyâphêru 'eth-beriythiy 'el kol-to`abhothêykhem
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8
|Ezequiel 44:8|
velo' shemartem mishmereth qâdhâshâyvattesiymun leshomerêy mishmartiy bemiqdâshiy lâkhem
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9
|Ezequiel 44:9|
koh-'âmar'adhonây Adonay kol-ben-nêkhâr `erel lêbh ve`erel bâsâr lo' yâbho'.'el-miqdâshiy lekhol-ben-nêkhâr 'asher bethokh benêy yisrâ'êl
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10
|Ezequiel 44:10|
kiy'im-halviyyim 'asher râchaqu mê`âlay bith`oth yisrâ'êl 'asher tâ`umê`âlay 'acharêy gillulêyhem venâs'u `avonâm
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Sugestões
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03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva