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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Ezequiel 32:1|
vayhiy bishtêy `esrêh shânâh bishnêy-`âsâr chodhesh be'echâdhlachodhesh hâyâh dhebhar-Adonay 'êlay lê'mor
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2
|Ezequiel 32:2|
ben-'âdhâm sâ'qiynâh `al-par`oh melekh-mitsrayim ve'âmartâ 'êlâyv kephiyr goyimnidhmêythâ ve'attâh kattanniym bayyammiym vattâghachbenaharotheykha vattidhlach-mayim beraghleykha vattirpos naharothâm
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3
|Ezequiel 32:3|
koh 'âmar 'adhonây Adonay uphârastiy `âleykha 'eth-rishtiy biqhal`ammiym rabbiym vehe`elukha bechermiy
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4
|Ezequiel 32:4|
unethashtiykha bhâ'ârets `al-penêy hasâdheh 'athiylekha vehishkantiy `âleykha kol-`oph hashâmayimvehisba`tiy mimmekha chayyath kol-hâ'ârets
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5
|Ezequiel 32:5|
venâthattiy 'eth-besârkha`al-hehâriym umillê'thiy haggê'âyoth râmuthekha
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6
|Ezequiel 32:6|
vehishqêythiy 'eretstsâphâthkha middâmkha 'el-hehâriym va'aphiqiym yimmâl'un mimmekhâ
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7
|Ezequiel 32:7|
vekhissêythiy bhekhabbothekha shâmayim vehiqdartiy 'eth-kokhebhêyhemshemesh be`ânân 'akhassennu veyârêach lo'-yâ'iyr 'oro
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8
|Ezequiel 32:8|
kol-me'orêy'or bashâmayim 'aqdiyrêm `âleykha venâthattiy choshekh `al-'artsekhane'um 'adhonây Adonay
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9
|Ezequiel 32:9|
vehikh`astiy lêbh `ammiym rabbiym.bahabhiy'iy shibhrekha baggoyim `al-'arâtsoth 'asher lo'-yedha`tâm
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10
|Ezequiel 32:10|
vahashimmothiy `âleykha `ammiym rabbiym umalkhêyhem yis`aru`âleykha sa`ar be`ophephiy charbiy `al-penêyhem vechârdhu lirghâ`iym'iysh lenaphsho beyom mappaltekha s
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva