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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Ezequiel 12:1|
vayhiy dhebhar-Adonay 'êlay lê'mor
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2
|Ezequiel 12:2|
ben-'âdhâmbethokh bêyth-hammeriy 'attâh yoshêbh 'asher `êynayim lâhem lir'othvelo' râ'u 'âzenayim lâhem lishmoa` velo' shâmê`u kiy bêyth meriyhêm
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3
|Ezequiel 12:3|
ve'attâh bhen-'âdhâm `asêh lekha kelêy gholâh ughelêh yomâmle`êynêyhem veghâliythâ mimmeqomekha 'el-mâqom 'achêrle`êynêyhem 'ulay yir'u kiy bêyth meriy hêmmâh
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4
|Ezequiel 12:4|
vehotsê'thâkhêleykha kikhlêy gholâh yomâm le`êynêyhem ve'attâh têtsê' bhâ`erebhle`êynêyhem kemotsâ'êy golâh
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5
|Ezequiel 12:5|
le`êynêyhem chathâr-lekha bhaqqiyrvehotsê'thâ bo
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6
|Ezequiel 12:6|
le`êynêyhem `al-kâthêph tisâ' bâ`alâthâh thotsiy' pâneykhathekhasseh velo' thir'eh 'eth-hâ'ârets kiy-mophêth nethattiykha lebhêyth yisrâ'êl
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7
|Ezequiel 12:7|
vâ'a`as kên ka'asher tsuvvêythiy kêlay hotsê'thiy kikhlêy gholâh yomâmubhâ`erebh châthartiy-liy bhaqqiyr beyâdh bâ`alâthâh hotsê'thiy `al-kâthêphnâsâ'thiy le`êynêyhem ph
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8
|Ezequiel 12:8|
vayhiy dhebhar-Adonay 'êlay babboqerlê'mor
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9
|Ezequiel 12:9|
ben-'âdhâm halo' 'âmeru 'êleykha bêyth yisrâ'êl bêythhammeriy mâh 'attâh `oseh
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10
|Ezequiel 12:10|
'emor 'alêyhem koh 'âmar 'adhonâyAdonay hannâsiy' hammasâ' hazzeh biyrushâlam vekhol-bêythyisrâ'êl 'asher-hêmmâh bhethokhâm
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Sugestões
Clique para ler Isaías 27-29
30 de julho LAB 577
BLÁ-BLÁ-BLÁ
Isaías 27-29
“Porque é mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.” Você já usou esse verso para ensinar sobre algum método de como devemos estudar a Bíblia? Sim? Então, peça perdão a Deus, porque torceu o sentido do texto bíblico. Estou falando isso, porque tem gente que pega Isaías 28:10 para argumentar que a Bíblia está mandando estudar o texto sagrado de forma salpicada, pegando um pedacinho em cada canto para defender uma ideia. Mas, se fosse assim, onde estaria o valor do estudo textual da Palavra de Deus?
É claro que o estudo sistemático da Bíblia é muito importante e que, para estudá-la por assunto, é preciso vasculhá-la para juntar tudo o que ela diz. Mas, por favor, ninguém precisa usar Isaías 28:10 para defender isso. Não precisamos pôr na boca do profeta o que ele não disse. É só lermos o capítulo inteiro, olharmos os versos que vêm antes e depois e veremos que o sentido do texto é exatamente o contrário, uma zombaria.
Como assim? Explico: na realidade, no original hebraico, o que temos são algumas palavras que praticamente não dá para traduzir. É uma verdadeira onomatopéia que, para nós que falamos português, não passa de sons sem sentido: “sav lasav sav lasav / kav lakav kav lakav.” Isso era uma imitação zombadora das palavras do profeta Isaías.
Naquela época, os líderes religiosos não faziam seu trabalho. Viviam bêbados. Nesse caso, o significado de “bêbado” pode, também, indicar cegueira espiritual. Quando Isaías chegou trazendo a mensagem do Senhor, eles começaram a caçoar dele: “O que esse profetinha aí está falando pra lá e pra cá? Um monte de asneira?” Esse é o sentido de Isaías 28:10, uma zombaria que estavam fazendo com a pregação de Isaías.
Inclusive, a ferramenta de Estudo Bíblico Strong deixa claro que isso foi usado em zombaria para arremedar as palavras de Isaías, e não pode, jamais, ser usado como um mandamento divino verdadeiro. Para mim, a melhor tradução dessa imitação onomatopaica das palavras de Isaías (na cabeça deles) seria: “beabá, blá-blá-blá, beabá, blá-blá-blá para todo lado.”
Ou seja, a simplicidade da amorosa mensagem divina estava desprezada. Os bêbados de Judá compararam a mensagem de Isaías como conversa para crianças. A Bíblia na Linguagem de Hoje, que em muitos pontos é uma das Bíblias mais teológicas que temos, traduz o verso com muita alegria, quando diz: “Ele está pensando que nós somos crianças e quer nos ensinar o beabá.” Essa era a triste conclusão dos amigos ouvintes do pregador Isaías que, infelizmente, iriam colher consequências amargas por causa desse desprezo para com as profecias.
Não despreze-as, você também!
Valdeci Júnior
Fátima Silva