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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Ezequiel 36:1|
ve'attâh bhen-'âdhâm hinnâbhê' 'el-hârêy yisrâ'êlve'âmartâ hârêy yisrâ'êl shim`u debhar-Adonay
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2
|Ezequiel 36:2|
koh 'âmar'adhonây Adonay ya`an 'âmar hâ'oyêbh `alêykhem he'âch ubhâmoth`olâm lemorâshâh hâyethâh lânu
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|Ezequiel 36:3|
lâkhên hinnâbhê' ve'âmartâ koh'âmar 'adhonây Adonay ya`an beya`an shammoth veshâ'oph 'ethkhemmissâbhiybh lihyothekhem morâshâh lish'êriyth haggoyim vattê`alu `al-sephath lâshon vedhibbath-`âm
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4
|Ezequiel 36:4|
lâkhên hârêy yisrâ'êl shim`u debhar-'adhonâyAdonay koh-'âmar 'adhonây Adonay lehâriym velaggebhâ`othlâ'aphiyqiym velaggê'âyoth velechorâbhoth hashomemoth vele`âriymhanne`ezâbhoth 'asher hâyu lebhaz ulela`agh lish'êriyth haggoyim 'ashermissâbhiybh s
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5
|Ezequiel 36:5|
lâkhên koh-'âmar 'adhonây Adonay 'im-lo' be'êshqin'âthiy dhibbartiy `al-she'êriyth haggoyim ve`al-'edhom kullâ' 'ashernâthenu-'eth-'artsiy lâhem lemorâshâh besimchath kol-lêbhâbh bish'âth nepheshlema`an mighrâshâh lâbhaz
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6
|Ezequiel 36:6|
lâkhên hinnâbhê' `al-'adhmath yisrâ'êlve'âmartâ lehâriym velaggebhâ`oth lâ'aphiyqiym velaggê'âyothkoh-'âmar 'adhonây Adonay hineniy bheqin'âthiy ubhachamâthiydibbartiy ya`an kelimmath goyim nesâ'them
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7
|Ezequiel 36:7|
lâkhên koh 'âmar'adhonây Adonay 'aniy nâsâ'thiy 'eth-yâdhiy 'im-lo' haggoyim'asher lâkhem missâbhiybh hêmmâh kelimmâthâm yisâ'u
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8
|Ezequiel 36:8|
ve'attemhârêy yisrâ'êl `anpekhem tittênu upheryekhem tis'u le`ammiy yisrâ'êlkiy qêrebhu lâbho'
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9
|Ezequiel 36:9|
kiy hineniy 'alêykhem uphâniythiy 'alêykhemvene`ebhadhtem venizra`tem
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10
|Ezequiel 36:10|
vehirbêythiy `alêykhem 'âdhâm kol-bêythyisrâ'êl kulloh venoshebhu he`âriym vehechorâbhoth tibbâneynâh
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva