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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Ezequiel 47:1|
vayshibhêniy 'el-pethach habbayith vehinnêh-mayimyotse'iym mittachath miphtan habbayith qâdhiymâh kiy-phenêy habbayithqâdhiym vehammayim yoredhiym mittachath mikketheph habbayithhaymâniyth minneghebh lammizbêach
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2
|Ezequiel 47:2|
vayyotsi'êniy derekh-sha`artsâphonâh vaysibbêniy derekh chuts 'el-sha`ar hachuts derekh happonehqâdhiym vehinnêh-mayim mephakkiym min-hakkâthêph haymâniyth
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3
|Ezequiel 47:3|
betsê'th-hâ'iysh qâdhiym veqâv beyâdho vayyâmâdh 'eleph bâ'ammâhvayya`abhirêniy bhammayim mêy 'âphesâyim
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4
|Ezequiel 47:4|
vayyâmâdh 'elephvayya`abhirêniy bhammayim mayim birkâyim vayyâmâdh 'elephvayya`abhirêniy mêy mothnâyim
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5
|Ezequiel 47:5|
vayyâmâdh 'eleph nachal 'asher.lo'-'ukhal la`abhor kiy-ghâ'u hammayim mêy sâchu nachal 'asher lo'-yê`âbhêr
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6
|Ezequiel 47:6|
vayyo'mer 'êlay harâ'iythâ bhen-'âdhâm vayyolikhêniyvayshibhêniy sephath hannâchal
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7
|Ezequiel 47:7|
beshubhêniy vehinnêh 'el-sephath hannachal`êts rabh me'odh mizzeh umizzeh
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8
|Ezequiel 47:8|
vayyo'mer 'êlay hammayimhâ'êlleh yotse'iym 'el-haggeliylâh haqqadhmonâh veyârdhu `al-hâ`arâbhâh ubhâ'u hayyâmmâh 'el-hayyâmmâh hammutsâ'iymvenirpe'u [v][nirpu] hammâyim
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9
|Ezequiel 47:9|
vehâyâh khol-nephesh chayyâh 'asher-yishrots 'el kol-'asher yâbho' shâm nachalayim yichyeh vehâyâh haddâghâhrabbâh me'odh kiy bhâ'u shâmmâh hammayim hâ'êlleh veyêrâph'uvâchây kol 'asher-yâbho' shâmmâh hannâchal
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10
|Ezequiel 47:10|
vehâyâh ya`amdhu[`âmdhu] `âlâyv davvâghiym mê`êyn gedhiy ve`adh-`êyn `eghlayimmishthoach lacharâmiym yihyu lemiynâh tihyeh dheghâthâm kidhghathhayyâm haggâdhol rabbâh me'odh
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Sugestões

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11 de Dezembro LAB 711
AMOROSO E ÚTIL
Filemom
Quem foi Filemon? Foi um cristão convertido pela pregação de Paulo e em cuja casa havia uma igreja. Da mesma raiz de Fileo (amor) a palavra “Filemom” significa “amoroso”. Ele foi um habitante da cidade de Colosso e, aparentemente, alguém com uma boa reputação entre os cidadãos daquela cidade (Cl 4:9; Fm 1:2). Depois de entrar em contato com o Evangelho através do apóstolo dos gentios (19), ocupou um lugar proeminente na comunidade cristã pela sua piedade e beneficência (4-7). É mencionado na sua epístola como “nosso cooperador” e, por isso, terá ocupado um qualquer cargo na igreja de Colosso; seja como for, o título demonstra que ele tomou parte na obra de propagação do Evangelho. Filemom era o dono (ou, patrão) de Onésimo.
Quem foi Onésimo? A palavra “Onésimo” significa “útil”. Ele foi um escravo que, depois de roubar o seu senhor Filémon, em Colosso, fugiu para Roma, onde foi convertido por Paulo. Este enviou-o de volta ao seu senhor com a epístola que tem o seu nome. Aí ele pede a Filémon que receba o seu escravo como a um “irmão fiel e amado”. Paulo oferece-se para pagar a Filémon tudo o que o seu servo lhe roubara e a carregar sobre si o mal que ele lhe fizera. Ao regressar, Onésimo foi acompanhado por Tíquico, que era quem levava a epístola para os colossensses (Fm 1:16, 18).
Para o teólogo William Barclay, “a Carta a Filemom é extraordinária devido ao fato de que nela vemos a grandiosa imagem de Paulo pedindo um favor. Nenhum homem pediu menos favores que Paulo, mas nesta Carta pede um, nem tanto para si mesmo, senão para Onésimo, que tinha tomado um caminho equivocado e a quem Paulo estava ajudando a encontrar o caminho de retorno”.
Recapitulando e resumindo, Filemom era um colossense de certa notoriedade e riqueza, convertido durante o ministério de Paulo. Onésimo era o escravo de Filemom que havia fugido de seu Senhor, indo para Roma onde converteu-se à fé cristã por meio de Paulo. Este o manteve consigo, até que sua conduta demonstrou a sinceridade de sua conversão. Desejando reparar o dano que havia infligido, temendo o merecido castigo por sua ofensa, pediu ao apóstolo que escrevesse a Filemom. Paulo não parece argumentar em qualquer outra passagem com maior beleza, ou exortar com mais força do que nesta carta.
A história deste escravo colossensse fugitivo é uma prova notável da facilidade com que se acedia à presença do prisioneiro, acesso esse que estava garantido a todos e “uma bela ilustração tanto do caráter de Paulo como do poder transformador e dos princípios justos do Evangelho.
Valdeci Júnior
Fátima Silva