-
Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|Ezequiel 14:1|
vayyâbho' 'êlay 'anâshiym mizziqnêy yisrâ'êl vayyêshebhulephânây ph
-
2
|Ezequiel 14:2|
vayhiy dhebhar-Adonay 'êlay lê'mor
-
3
|Ezequiel 14:3|
ben-'âdhâmhâ'anâshiym hâ'êlleh he`elu ghillulêyhem `al-libbâm umikhshol`avonâm nâthenu nokhach penêyhem ha'iddârosh 'iddârêsh lâhem s
-
4
|Ezequiel 14:4|
lâkhên dabbêr-'othâm ve'âmartâ 'alêyhem koh-'âmar 'adhonâyAdonay 'iysh 'iysh mibbêyth yisrâ'êl 'asher ya`aleh 'eth-gillulâyv'el-libbo umikhshol `avono yâsiym nokhach pânâyv ubhâ' 'el-hannâbhiy''aniy Adonay na`anêythiy lo bhâh [bhâ'] berobh gillulâyv
-
5
|Ezequiel 14:5|
lema`antephos 'eth-bêyth-yisrâ'êl belibbâm 'asher nâzoru mê`âlaybeghillulêyhem kullâm s
-
6
|Ezequiel 14:6|
lâkhên 'emor 'el-bêyth yisrâ'êl koh 'âmar'adhonây Adonay shubhu vehâshiybhu mê`al gillulêykhem umê`alkol-to`abhothêykhem hâshiybhu phenêykhem
-
7
|Ezequiel 14:7|
kiy 'iysh 'iysh mibbêythyisrâ'êl umêhaggêr 'asher-yâghur beyisrâ'êl veyinnâzêr mê'acharayveya`al gillulâyv 'el-libbo umikhshol `avono yâsiym nokhach pânâyvubhâ' 'el-hannâbhiy' lidhrâsh-lo bhiy 'aniy Adonay na`aneh-lo biy
-
8
|Ezequiel 14:8|
venâthattiy phânay bâ'iysh hahu' vahasimothiyhu le'oth velimshâliymvehikhrattiyv mittokh `ammiy viydha`tem kiy-'aniy Adonay s
-
9
|Ezequiel 14:9|
vehannâbhiy' khiy-yephutteh vedhibber dâbhâr 'aniy Adonay pittêythiy'êth hannâbhiy' hahu' venâthiythiy 'eth-yâdhiy `âlâyv vehishmadhtiyvmittokh `ammiy yisrâ'êl
-
10
|Ezequiel 14:10|
venâs'u `avonâm ka`avon haddorêshka`avon hannâbhiy' yihyeh
-
-
Sugestões

Clique para ler 1 CorÃntios 11-13
23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva