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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|Ezequiel 29:1|
bashânâh hâ`asiyriyth bâ`asiriy bishnêym `âsâr lachodheshhâyâh dhebhar-Adonay 'êlay lê'mor
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2
|Ezequiel 29:2|
ben-'âdhâm siym pâneykha`al-par`oh melekh mitsrâyim vehinnâbhê' `âlâyv ve`al-mitsrayimkullâh
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3
|Ezequiel 29:3|
dabbêr ve'âmartâ koh-'âmar 'adhonây Adonay hineniy`âleykha par`oh melekh-mitsrayim hattanniym haggâdhol hârobhêtsbethokh ye'orâyv 'asher 'âmar liy ye'oriy va'aniy `asiythiniy
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4
|Ezequiel 29:4|
venâthattiychachiyyiym [chachiym] bilchâyeykha vehidhbaqtiy dheghath-ye'oreykhabeqasqesotheykha veha`aliythiykha mittokh ye'oreykha ve'êth kol-deghathye'oreykha beqasqesotheykha tidhbâq
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5
|Ezequiel 29:5|
unethashtiykha hammidhbârâh 'othekhave'êth kol-deghath ye'oreykha `al-penêy hasâdheh tippol lo' thê'âsêph velo'thiqqâbhêts lechayyath hâ'ârets ule`oph hashâmayim nethattiykha le'âkhlâh
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6
|Ezequiel 29:6|
veyâdh`u kol-yoshebhêy mitsrayim kiy 'aniy Adonay ya`an heyothâmmish`eneth qâneh lebhêyth yisrâ'êl
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7
|Ezequiel 29:7|
bethophsâm bekha bhakkaphkha [bha][kaph]têrots ubhâqa`tâ lâhem kol-kâthêph ubhehishâ`anâm `âleykha tishâbhêrveha`amadhtâ lâhem kol-mothnâyim s
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8
|Ezequiel 29:8|
lâkhên koh 'âmar 'adhonây.Adonay hineniy mêbhiy' `âlayikh chârebh vehikhrattiy mimmêkh'âdhâm ubhehêmâh
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9
|Ezequiel 29:9|
vehâythâh 'erets-mitsrayim lishmâmâh vechârbâhveyâdh`u kiy-'aniy Adonay ya`an 'âmar ye'or liy va'aniy `âsiythiy
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10
|Ezequiel 29:10|
lâkhên hineniy 'êleykha ve'el-ye'oreykha venâthattiy 'eth-'eretsmitsrayim lechârbhoth chorebh shemâmâh mimmighdol sevênêh ve`adh-gebhulkush
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva