-
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|Esdras 10:1|
ukhehithpallêl `ezrâ' ukhehithvaddotho bokheh umithnappêlliphnêy bêyth hâ'elohiym niqbetsu 'êlâyv miyyisrâ'êl qâhâl rabh-me'odh'anâshiym venâshiym viylâdhiym kiy-bhâkhu hâ`âm harbêh-bhekheh s
-
2
|Esdras 10:2|
vayya`an shekhanyâh bhen-yechiy'êl mibbenêy `olâm [`êylâm]vayyo'mer le`ezrâ' 'anachnu mâ`alnu bhê'lohêynu vannoshebh nâshiymnokhriyyoth mê`ammêy hâ'ârets ve`attâh yêsh-miqveh leyisrâ'êl `al-zo'th
-
3
|Esdras 10:3|
ve`attâh nikhrâth-beriyth lê'lohêynu lehotsiy' khol-nâshiymvehannolâdh mêhem ba`atsath 'adhonây vehacharêdhiym bemitsvath'elohêynu vekhattorâh yê`âseh
-
4
|Esdras 10:4|
qum kiy-`âleykha haddâbhârva'anachnu `immâkh chazaq va`asêh ph
-
5
|Esdras 10:5|
vayyâqâm `ezrâ' vayyashba`'eth-sârêy hakkohaniym halviyyim vekhol-yisrâ'êl la`asoth kaddâbhârhazzeh vayyishâbhê`u
-
6
|Esdras 10:6|
vayyâqâm `ezrâ' milliphnêy bêyth hâ'elohiymvayyêlekh 'el-lishkath yehochânân ben-'elyâshiybh vayyêlekh shâm lechemlo'-'âkhal umayim lo'-shâthâh kiy mith'abbêl `al-ma`al haggolâh s
-
7
|Esdras 10:7|
vayya`abhiyru qol biyhudhâh viyrushâlaim lekhol benêy haggolâhlehiqqâbhêts yerushâlâim
-
8
|Esdras 10:8|
vekhol 'asher lo'-yâbho' lishlosheth hayyâmiymka`atsath hasâriym vehazzeqêniym yochoram kol-rekhusho vehu'yibbâdhêl miqqehal haggolâh s
-
9
|Esdras 10:9|
vayyiqqâbhtsu khol-'anshêy-yehudhâh.ubhinyâmin yerushâlaim lishlosheth hayyâmiym hu' chodhesh hatteshiy`iybe`esriym bachodhesh vayyêshebhu khol-hâ`âm birchobh bêyth hâ'elohiymmar`iydhiym `al-haddâbhâr umêhaggeshâmiym ph
-
10
|Esdras 10:10|
vayyâqâm `ezrâ'hakkohên vayyo'mer 'alêhem 'attem me`altem vattoshiybhu nâshiymnokhriyyoth lehosiyph `al-'ashmath yisrâ'êl
-
-
Sugestões
Clique para ler Números 25-27
20 de fevereiro LAB 417
PRINCÍPIOS E ORDEM
Números 25-27
Você tem lido a Bíblia direitinho? Tem estudado cada parte dela ou apenas tem feito uma leitura superficial? Tome cuidado porque o leitor da Bíblia que a lê superficialmente torna-se, automaticamente, um cristão superficial.
E não há como aprofundar-se nos conhecimentos bíblicos, principalmente na parte histórica, se ignorarmos as longas listas existentes na Bíblia. As genealogias, por exemplo, são importantes porque nelas conseguimos dados mais palpáveis para a solidificação de um conhecimento histórico, que esteja apto a responder as perguntas básicas: “Quem? Como? Onde? Quando? Por quê?”
Nessas listas, ficamos conhecendo mais de perto as pessoas e as datas. Quando você está fazendo suas anotações, muitas vezes, se quer saber mais detalhes, é preciso dar uma parada na pesquisa e consultar as listas para checar algum nome, relação, parentesco, etc. Por falar em parentesco, na leitura de hoje vemos o próprio Deus dando uma parada para checar a lista, já que a história do povo de Israel estava bagunçada.
O povo deixara de agir por princípios para agir pela lógica humana. Naquela época, a lógica era:
“A divindade está no Céu, nós estamos na Terra; a divindade manda a chuva, nós precisamos da chuva; isso é relacionamento, como um casamento; no casamento, existe o sexo, e o sexo é uma bênção; nos aproximamos da divindade através do culto, isso é relacionamento, como no casamento; logo, a maior expressão disso tudo seria praticar sexo no culto sagrado. E não será adultério, porque não é com a mulher do próximo, é com as sacerdotisas, prostitutas cultuais; e não é maldade, porque não estará matando ninguém, nem roubando, nem esfaqueando, nem brigando; é uma união em nome da paz, do amor, da religião, do bem estar de todos, e com muito prazer, é claro! Então, porque não fazer?”
Essa foi a lógica satânica que se passou na cabeça dos israelitas quando foram acampar em Sitim e se depararam com o estilo de adoração dos moabitas, que praticavam imoralidade sexual na hora dos sacrifícios para os seus deuses. Por princípio, os israelitas sabiam da importância da pureza sexual, que reserva as atividades sexuais somente para dentro do casamento. Mas pela lógica, eles tinham todos os argumentos possíveis para alimentar o prazer.
A consequência disso? Tiago 1:15 responde na teoria: “Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.” Na prática, a consequência disso é respondida na nossa leitura, mostrando que a bagunça geral foi a morte. Por isso existe a reorganização da lista em Números 26 e a readaptação à nova vida em Números 27.
Deus gosta da ordem!
Valdeci Júnior
Fátima Silva