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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|2 Samuel 5:1|
vayyâbho'u kol-shibhthêy yisrâ'êl 'el-dâvidh chebhronâhvayyo'mru lê'mor hinenu `atsmekha ubhesârkha 'anâchnu
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2
|2 Samuel 5:2|
gam-'ethmolgam-shilshom bihyoth shâ'ul melekh `âlêynu 'attâh hâyiythâh [hâyiythâ]motsiy' [ha][motsiy'] vehammêbhiy [v][ha][mêbhiy'] 'eth-yisrâ'êlvayyo'mer Adonay lekha 'attâh thir`eh 'eth-`ammiy 'eth-yisrâ'êlve'attâh tihyeh lenâghiydh `al-yisrâ'êl
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3
|2 Samuel 5:3|
vayyâbho'u kol-ziqnêyyisrâ'êl 'el-hammelekh chebhronâh vayyikhroth lâhem hammelekh dâvidh.beriyth bechebhron liphnêy Adonay vayyimshechu 'eth-dâvidh lemelekh`al-yisrâ'êl ph
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4
|2 Samuel 5:4|
ben-sheloshiym shânâh dâvidh bemolkho 'arbâ`iym shânâhmâlâkh
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5
|2 Samuel 5:5|
bechebhron mâlakh `al-yehudhâh shebha` shâniym veshishâhchodhâshiym ubhiyrushâlaim mâlakh sheloshiym veshâlosh shânâh `al kol-yisrâ'êl viyhudhâh
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6
|2 Samuel 5:6|
vayyêlekh hammelekh va'anâshâyv yerushâlaim'el-haybhusiy yoshêbh hâ'ârets vayyo'mer ledhâvidh lê'mor lo'-thâbho'hênnâh kiy 'im-hesiyrkha ha`ivriym vehappischiym lê'mor lo'-yâbho'dhâvidh hênnâh
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7
|2 Samuel 5:7|
vayyilkodh dâvidh 'êth metsudhath tsiyyon hiy' `iyrdâvidh
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8
|2 Samuel 5:8|
vayyo'mer dâvidh bayyom hahu' kol-makkêh yebhusiyveyigga` batsinnor ve'eth-happischiym ve'eth-ha`ivriym seno'v[senu'êy] nephesh dâvidh `al-kên yo'mru `ivvêr uphissêach lo' yâbho''el-habbâyith
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9
|2 Samuel 5:9|
vayyêshebh dâvidh bammetsudhâh vayyiqrâ'-lâh `iyrdâvidh vayyibhen dâvidh sâbhiybh min-hammillo' vâbhâythâh
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10
|2 Samuel 5:10|
vayyêlekhdâvidh hâlokh veghâdhol vayhvh 'elohêy tsebhâ'oth `immo ph
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Sugestões
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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva