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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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1
|2 Samuel 1:1|
vayhiy 'acharêy moth shâ'ul vedhâvidh shâbh mêhakkoth 'eth-hâ`amâlêq vayyêshebh dâvidh betsiqlâgh yâmiym shenâyim
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2
|2 Samuel 1:2|
vayhiybayyom hasheliyshiy vehinnêh 'iysh bâ' min-hammachaneh mê`imshâ'ul ubheghâdhâyv qeru`iym va'adhâmâh `al-ro'sho vayhiy bebho'o 'el-dâvidh vayyippol 'artsâh vayyishtâchu
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3
|2 Samuel 1:3|
vayyo'mer lo dâvidh 'êymizzeh tâbho' vayyo'mer 'êlâyv mimmachanêh yisrâ'êl nimlâthetiy.
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4
|2 Samuel 1:4|
vayyo'mer 'êlâyv dâvidh meh-hâyâh haddâbhâr haggedh-nâ' liyvayyo'mer 'asher-nâs hâ`âm min-hammilchâmâh vegham-harbêhnâphal min-hâ`âm vayyâmuthu vegham shâ'ul viyhonâthân beno mêthu
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5
|2 Samuel 1:5|
vayyo'mer dâvidh 'el-hanna`ar hammaggiydh lo 'êykh yâdha`tâkiy-mêth shâ'ul viyhonâthân beno
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6
|2 Samuel 1:6|
vayyo'mer hanna`ar hammaggiydhlo niqro' niqrêythiy behar haggilboa` vehinnêh shâ'ul nish`ân `al-chaniytho vehinnêh hârekhebh ubha`alêy happârâshiym hidhbiquhu
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7
|2 Samuel 1:7|
vayyiphen 'acharâyv vayyir'êniy vayyiqrâ' 'êlây vâ'omar hinnêniy
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8
|2 Samuel 1:8|
vayyo'mer liy miy-'âttâh vayyo'mer [vâ]['omar] 'êlâyv`amâlêqiy 'ânokhiy
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9
|2 Samuel 1:9|
vayyo'mer 'êlay `amâdh-nâ' `âlay umothethêniykiy 'achâzaniy hashâbhâts kiy-khâl-`odh naphshiy biy
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10
|2 Samuel 1:10|
vâ'e`emodh `âlâyvva'amothethêhu kiy yâdha`tiy kiy lo' yichyeh 'acharêy niphlo vâ'eqqachhannêzer 'asher `al-ro'sho ve'ets`âdhâh 'asher `al-zero`o vâ'abhiy'êm'el-'adhoniy hênnâh
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Sugestões

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24 de Dezembro LAB 724
CULTURA MUSICAL
Apocalipse 07-09
A leitura de hoje é toda recheada de louvores cantados a Deus, pelos seres humanos, mas, no Céu. Por enquanto, costumamos louvar a Deus, mas não ainda num contexto celeste. A música de adoração usada na igreja é uma questão de gosto, cultura e legenda. E a música do Céu.
Quando perguntam-me: “qual é a melhor música para ser cantada na igreja?” costumo responder que a música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. “Tal cântico serve de instrumento de prestação de culto, de adoração?”. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, não é apropriada para a igreja. Mas isto não quer dizer que, se não serve para ser usada na igreja, então é pecaminosa. Porque em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela tranculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir musicas que se adéqüem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Precisamos musicar seguindo o conselho de Paulo em 1Tessalonicenses 5:51, analisando o contexto e as pessoas que participarão. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.
Quase tudo que cantamos aqui, não servirá para ser cantado na eternidade. Mas até onde vai o equilíbrio de sermos cultos cidadãos da Terra e do Céu ao mesmo tempo? Se quisermos esquecer-nos das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo, devemos estabelecer como padrão, o alvo. Deus aprova nossos costumes uma vez que sigamos o conselho dado através de Paulo em Filipenses 4:8. Uma vez que observarmos os diferentes aspectos das canções que usamos, como ritmo, harmonia, melodia, instrumentos, maneira de interpretação, acordes, etc., e deixarmos que suas influências seculares sejam moldadas e substituídas pelas celestes, estaremos em conformidade com o padrão de 1Coríntios 10:31.
Se a música espelha o padrão cultural, nossa expressão do Reino dos Céus através do canto se dará à proporção da adoção dos fatores culturais do Céu em nossa vida. Se não os temos, sejamos receptores da transculturação entre a nossa cultura e a do Céu ao selecionarmos músicas que consigam inserir em nós os seus atributos culturais.
Valdeci Júnior
Fátima Silva