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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|Naum 3:1|
hoy `iyr dâmiym kullâh kachash pereq melê'âh lo' yâmiyshthâreph
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2
|Naum 3:2|
qol shoth veqol ra`ash 'ophân vesus dohêr umerkâbhâh meraqqêdhâh
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3
|Naum 3:3|
pârâsh ma`aleh velahabh cherebh ubheraq chaniyth verobh châlâl vekhobhedhpâgher ve'êyn qêtseh laggeviyyâh yikhshelu [v][khâshelu] bighviyyâthâm
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4
|Naum 3:4|
mêrobh zenunêy zonâh thobhath chên ba`alath keshâphiym hammokherethgoyim biznuneyhâ umishpâchoth bikhshâpheyhâ
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5
|Naum 3:5|
hineniy 'êlayikh ne'umAdonay tsebhâ'oth veghillêythiy shulayikh `al-pânâyikh vehar'êythiyghoyim ma`rêkh umamlâkhoth qelonêkh
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6
|Naum 3:6|
vehishlakhtiy `âlayikh shiqqutsiymvenibbaltiykh vesamtiykh kero'iy
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7
|Naum 3:7|
vehâyâh khol-ro'ayikh yiddodhmimmêkh ve'âmar shâdddhâh niynvêh miy yânudh lâh mê'ayin'abhaqqêsh menachamiym lâkh
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8
|Naum 3:8|
hathêythbhiy minno' 'âmon hayyoshebhâhbay'oriym mayim sâbhiybh lâh 'asher-chêyl yâm miyyâm chomâthâh
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9
|Naum 3:9|
kush `âtsmâh umitsrayim ve'êyn qêtseh puth velubhiym hâyu be`ezrâthêkh
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10
|Naum 3:10|
gam-hiy' laggolâh hâlkhâh bhashebhiy gam `olâleyhâ yerutheshu bero'shkol-chutsoth ve`al-nikhbaddeyhâ yaddu ghorâl vekhol-gedholeyhâ ruttequbhazziqqiym
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Sugestões
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03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva