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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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King James Version with Strongs
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|Números 31:2|
Avenge H5358 H5360 the children H1121 of Israel H3478 of the Midianites: H4084 afterward H310 shalt thou be gathered H622 unto thy people. H5971
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|Números 31:3|
And Moses H4872 spake H1696 unto the people, H5971 saying, H559 Arm H2502 some H582 of yourselves unto the war, H6635 and let them go against the Midianites, H4080 and avenge H5414 H5360 the LORD H3068 of Midian. H4080
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|Números 31:4|
Of every tribe H4294 a H4294 thousand, H505 H505 throughout all the tribes H4294 of Israel, H3478 shall ye send H7971 to the war. H6635
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|Números 31:5|
So there were delivered H4560 out of the thousands H505 of Israel, H3478 a thousand H505 of every tribe, H4294 twelve H6240 H8147 thousand H505 armed H2502 for war. H6635
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|Números 31:6|
And Moses H4872 sent H7971 them to the war, H6635 a thousand H505 of every tribe, H4294 them and Phinehas H6372 the son H1121 of Eleazar H499 the priest, H3548 to the war, H6635 with the holy H6944 instruments, H3627 and the trumpets H2689 to blow H8643 in his hand. H3027
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|Números 31:7|
And they warred H6633 against the Midianites, H4080 as the LORD H3068 commanded H6680 Moses; H4872 and they slew H2026 all the males. H2145
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|Números 31:8|
And they slew H2026 the kings H4428 of Midian, H4080 beside H5921 the rest of them that were slain; H2491 namely, Evi, H189 and Rekem, H7552 and Zur, H6698 and Hur, H2354 and Reba, H7254 five H2568 kings H4428 of Midian: H4080 Balaam H1109 also the son H1121 of Beor H1160 they slew H2026 with the sword. H2719
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|Números 31:9|
And the children H1121 of Israel H3478 took all the women H802 of Midian H4080 captives, H7617 and their little ones, H2945 and took the spoil H962 of all their cattle, H929 and all their flocks, H4735 and all their goods. H2428
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|Números 31:10|
And they burnt H8313 all their cities H5892 wherein they dwelt, H4186 and all their goodly castles, H2918 with fire. H784
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Sugestões
Clique para ler Jó 8-10
04 de junho LAB 521
EQUÍVOCOS DE BILDADE
JÓ 08-10
Ao ler os capítulos do livro de Jó, penso que quando ocorre esse tipo de coisas que não conseguimos explicar, muitas vezes temos a tendência de colocar a culpa em alguém ou alguma coisa ao invés de buscar entender o “X” da questão. Por vezes, buscamos o entendimento, só que o problema é a fonte de informação à qual as pessoas procuram e que pode ser duvidosa. Se acontece assim, as informações adquiridas prejudicam mais que ajudam, justamente porque só serão verdadeiras até certo ponto. Portanto, na “hora do aperto”, algo que precisamos fazer é checar direitinho para ver se estamos bem conectados e sintonizados com a mente de Deus, de acordo com o que Ele já revelou na Sua Santa Palavra, a Bíblia.
Na leitura de hoje, há alguém que estava confundido pela tradição. Seu nome: Bildade. Ele aparece no capítulo oito para participar dos debates. Na primeira rodada da discussão de Jó com seus amigos, o primeiro a dar uma resposta para as declarações de Jó tinha sido Elifaz. Ele disse besteira. Jó, no entanto, não deixou por menos e logo em seguida deu-lhe uma resposta. Ou melhor, um discurso. Um segundo discurso foi seguido pela entrada na discussão desse outro amigo que estou comentando.
Mas quem era esse amigo? Trazendo um pouco de curiosidade bíblica, para você entender de onde ele veio, sugiro que leia Gênesis 25:1, onde mostra que Abraão, depois que Sara morreu, casou-se com Quetura. Essa segunda mulher teve seis filhos com o patriarca. Um deles se chamava Sua. Desse filhos, descenderam os suítas, de onde saiu Bildade. Então, esse “amigo” de Jó também era descendente de Abraão, mas não tinha nada a ver com o povo de Israel, que é o povo da Bíblia. Ele fazia parte daquele povo, daqueles filhos que Abraão tinha mandado embora de perto dele para a terra oriental.
Desde aquela época, os suítas viveram perto do rio Eufrates. Deles, nasceu Bildade que, por já estar longe do povo de Deus a um bom tempo, compartilhava daqueles conceitos errados dos seus companheiros. Era por isso, também, que tinha dificuldade de ser empático com Jó. Ele insistia numa teologia incompleta, que era mantida pela tradição.
O resumo é que tanto da parte de Jó, como dos seus amigos, percebemos a manifestação de uma confusão na compreensão sobre como Deus lida com os seres humanos. Confusão esta que não ajuda em nada na questão do sofrimento. Então, aprendemos que vale muito mais uma pura amizade com Jesus, que esteja embasada num profundo conhecimento bíblico, para nos ajudar a encontrar as respostas para os nossos anseios do coração.
Valdeci Júnior
Fátima Silva