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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Malaquias 1:1|
masâ' dhebhar-Adonay 'el-yisrâ'êl beyadh mal'âkhiy
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2
|Malaquias 1:2|
'âhabhtiy 'ethkhem 'âmar Adonay va'amartem bammâh 'ahabhtânuhalo'-'âch `êsâv leya`aqobh ne'um-Adonay vâ'ohabh 'eth-ya`aqobh
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3
|Malaquias 1:3|
ve'eth-`êsâv sânê'thiy vâ'âsiym 'eth-hârâyv shemâmâh ve'eth-nachalâtholethannoth midhbâr
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4
|Malaquias 1:4|
kiy-tho'mar 'edhom rushashnu venâshubh venibhnehchorâbhoth koh 'âmar Adonay tsebhâ'oth hêmmâh yibhnu va'aniy'eheros veqâre'u lâhem gebhul rish`âh vehâ`âm 'asher-zâ`am.Adonay `adh-`olâm
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5
|Malaquias 1:5|
ve`êynêykhem tir'eynâh ve'attem to'mruyighdal Adonay mê`al lighbhul yisrâ'êl
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6
|Malaquias 1:6|
bên yekhabbêdh 'âbh ve`ebhedh'adhonâyv ve'im-'âbh 'âniy 'ayyêh khebhodhiy ve'im-'adhoniym 'âniy'ayyêh morâ'iy 'âmar Adonay tsebhâ'oth lâkhem hakkohaniymbozêy shemiy va'amartem bammeh bhâziynu 'eth-shemekha
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7
|Malaquias 1:7|
maggiyshiym `al-mizbechiy lechem megho'âl va'amartem bammehghê'alnukha be'emârekhem shulchan Adonay nibhzeh hu'
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8
|Malaquias 1:8|
vekhiy-thaggishun `ivvêr lizboach 'êyn râ` vekhiy thaggiyshu pissêach vecholeh'êyn râ` haqriybhêhu nâ' lephechâthekha hayirtsekha 'o hayisâ' phâneykha'âmar Adonay tsebhâ'oth
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9
|Malaquias 1:9|
ve`attâh challu-nâ' phenêy-'êl viychânênumiyyedhkhem hâyethâh zo'th hayisâ' mikkem pâniym 'âmar Adonaytsebhâ'oth
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva