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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|Rute 2:1|
uleno`omiy meyuddâ` [modha`] le'iyshâh 'iysh gibbor chayilmimmishpachath 'eliymelekh ushemo bo`az
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2
|Rute 2:2|
vatto'mer ruthhammo'abhiyyâh 'el-no`omiy 'êlekhâh-nâ' hasâdheh va'alaqothâhbhashibboliym 'achar 'asher 'emtsâ'-chên be`êynâyv vatto'mer lâh lekhiybhittiy
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3
|Rute 2:3|
vattêlekh vattâbho' vattelaqqêth basâdheh 'acharêy haqqotseriymvayyiqer miqrehâ chelqath hasâdheh lebho`az 'asher mimmishpachath'eliymelekh
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4
|Rute 2:4|
vehinnêh-bho`az bâ' mibbêyth lechem vayyo'mer.laqqotseriym Adonay `immâkhem vayyo'mru lo yebhârekhkhaAdonay
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5
|Rute 2:5|
vayyo'mer bo`az lena`aro hannitsâbh `al-haqqotseriymlemiy hanna`arâh hazzo'th
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6
|Rute 2:6|
vayya`an hanna`ar hannitsâbh `al-haqqotseriym vayyo'mar na`arâh mo'abhiyyâh hiy' hashâbhâh `im-no`omiy misedhêh mo'âbh
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7
|Rute 2:7|
vatto'mer 'alaqothâh-nâ' ve'âsaphtiybho`omâriym 'acharêy haqqotseriym vattâbho' vatta`amodh mê'âzhabboqer ve`adh-`attâh zeh shibhtâh habbayith me`âth
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8
|Rute 2:8|
vayyo'merbo`az 'el-ruth halo' shâma`at bittiy 'al-têlekhiy lilqoth besâdheh 'achêrvegham lo' tha`abhuriy mizzeh vekhoh thidhbâqiyn `im-na`arothây
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9
|Rute 2:9|
`êynayikh basâdheh 'asher-yiqtsorun vehâlakht 'acharêyhen halo'tsivviythiy 'eth-hanne`âriym lebhiltiy nogh`êkh vetsâmith vehâlakht 'el-hakkêliym veshâthiyth mê'asher yish'abhun hanne`âriym
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10
|Rute 2:10|
vattippol`al-pâneyhâ vattishtachu 'ârtsâh vatto'mer 'êlâyv maddua` mâtsâ'thiychên be`êyneykha lehakkiyrêniy ve'ânokhiy nâkhriyyâh
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Sugestões
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16 de julho LAB 563
SILENCIOSAS PALAVRAS
Provérbios 25-27
Estamos aqui, mais uma vez, felizes, alegres e empolgados, “juntos”, por dentro da Bíblia: estamos ligados em algo que é comum para nós, em algo que nos leva a um só pensamento, que é justamente o livro no qual nós cremos, a Bíblia, a Palavra de Deus.
Os provérbios que devemos ler hoje são muito interessantes e, para variar, sábios. A palavra dita ao seu tempo, na nossa leitura, diz que é como maçãs de ouro em salvas de prata. Na tradução da Nova Versão Internacional está escrito que “a palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura, numa moldura, de prata.” Ou seja, palavra certa, na hora certa, não tem dinheiro que paga. E se a palavra é boa quando é dita no tempo certo, então, é óbvio que existe também o tempo do silêncio, tempo em que é melhor não existirem as palavras.
Ao fazermos silêncio, desenvolvemos a capacidade de ouvir. Essa capacidade é tão importante como a de falar.
Isso me lembra uma história do mundo grego antigo. Diz que uma vez, teve um rapaz que pediu para que Sócrates ensinasse a ele tudo o que pudesse sobre oratória. Esse jovem queria aprender a arte de falar bem em público, buscando a ajuda, nada mais nada menos, do filósofo que foi simplesmente um dos maiores pensadores da Grécia antiga. A ele, muito se deve hoje da filosofia ocidental. Esse rapaz que queria ser aluno de Sócrates falava demais. Então, Sócrates exigiu o dobro do preço normal pelas aulas.
O rapaz ficou indignado e perguntou ao mestre:
- Mas por que o senhor está me cobrando o dobro?
Então Sócrates respondeu:
- É porque terei que ensinar a você duas ciências: uma é a que você está me pedindo, que é sobre como falar em público; mas a outra terei que ensinar antes dessa, que é acerca de como refrear a língua. Isso parece fácil: dominar a língua - Sócrates continuou explicando - mas não é. Primeiro, você precisa ser versado em conseguir dominar a língua deixando-a em repouso quando necessário, caso contrário, sofrerá grandes e graves consequências. E o pior, conseguirá gerar muita perturbação.
Essas palavras de Sócrates têm validade até hoje. O livro de Tiago ensina isso no capítulo três. Nossas palavras podem constituir tanto uma fonte de força e encorajamento quanto de fraqueza e desalento; elas podem tanto edificar quanto dilacerar.
Diante disso, o que fazer? Permita que o poder da Palavra de Deus controle sua mente, porque ela é boa. Isso você pode fazer lendo a Bíblia. Ah! E leia em silêncio, ok? Rs rs rs.
Valdeci Júnior
Fátima Silva