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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|1 Crônicas 28:1|
vayyaqhêl dâviydh 'eth-kâl-sârêy yisrâ'êl sârêyhashebhâthiym vesârêy hammachleqoth hamshârethiym 'eth-hammelekhvesârêy hâ'alâphiym vesârêy hammê'oth vesârêy khol-rekhush-umiqnehlammelekh ulebhânâyv `im-hassâriysiym vehaggibboriym ulekhâl-.gibbor châyil 'el-yerushâlâim
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2
|1 Crônicas 28:2|
vayyâqâm dâviydh hammelekh `al-raghlâyv vayyo'mer shemâ`uniy 'achay ve`ammiy 'aniy `im-lebhâbhiylibhnoth bêyth menuchâh la'aron beriyth-Adonay velahadhom raghlêy'elohêynu vahakhiynothiy libhnoth
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3
|1 Crônicas 28:3|
vehâ'elohiym 'âmar liy lo'-thibhnehbhayith lishmiy kiy 'iysh milchâmoth 'attâh vedhâmiym shâphâkhtâ
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4
|1 Crônicas 28:4|
vayyibhchar Adonay 'elohêy yisrâ'êl biy mikkol bêyth-'âbhiy lihyothlemelekh `al-yisrâ'êl le`olâm kiy bhiyhudhâh bâchar lenâghiydh ubhebhêythyehudhâh bêyth 'âbhiy ubhibhnêy 'âbhiy biy râtsâh lehamliykh `al-kâl-yisrâ'êl
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5
|1 Crônicas 28:5|
umikkâl-bânay kiy rabbiym bâniym nâthan liy Adonayvayyibhchar bishlomoh bheniy lâshebheth `al-kissê' malkhuth Adonay`al-yisrâ'êl
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6
|1 Crônicas 28:6|
vayyo'mer liy shelomoh bhinkha hu'-yibhneh bhêythiyvachatsêrothây kiy-bhâchartiy bho liy lebhên va'aniy 'ehyeh-lo le'âbh
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7
|1 Crônicas 28:7|
vahakhiynothiy 'eth-malkhutho `adh-le`olâm 'im-yechezaq la`asothmitsvothay umishpâthay kayyom hazzeh
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8
|1 Crônicas 28:8|
ve`attâh le`êynêy khol-yisrâ'êl qehal-Adonay ubhe'âznêy 'elohêynu shimru vedhirshu kol-mitsvoth Adonay 'elohêykhem lema`an tiyrshu 'eth-hâ'ârets hathobhâhvehinchaltem libhnêykhem 'acharêykhem `adh-`olâm ph
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9
|1 Crônicas 28:9|
ve'attâhshelomoh-bheniy da` 'eth-'elohêy 'âbhiykha ve`âbhdhêhu belêbh shâlêmubhenephesh chaphêtsâh kiy khol-lebhâbhoth dorêsh Adonay vekhol-yêtsermachashâbhoth mêbhiyn 'im-tidhreshennu yimmâtsê' lâkh ve'im-ta`azbhennuyazniychakha lâ`adh
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10
|1 Crônicas 28:10|
re'êh `attâh kiy-Adonay bâchar bekhalibhnoth-bayith lammiqdâsh chazaq va`asêh ph
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Sugestões
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03 de setembro LAB 612
APROVEITE A DISCIPLINA POR AMOR
Ezequiel 21-23
O que significa a expressão “o cetro de meu filho”, de Ezequiel 21:10?
Pra entender essa figura, você precisa tentar entender todo o trecho de texto. Ezequiel 21:8-17 trata da Espada Afiada e Polida.
Na sequência dos capítulos anteriores, o terror da destruição próxima de Jerusalém é descrito neste oráculo aqui, em termos ainda assustadores. A espada não só estava desembainhada, mas está afiada e polida para o dia da matança (v.10). Não era ocasião nem para regozijo, nem para zombaria. Por ocasião do sítio de Jerusalém por Senaqueribe nos dias do rei Ezequias, houve aqueles que, com o maior cinismo, estavam se preparando para o desastre que ameaçava engolfar a cidade dizendo: “Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (Isaías 22:13). Aparentemente, a história iria repetir-se ao Jerusalém ser sitiada pelos exércitos de Nabucodonosor. Esta diferença cínica em face de um perigo mortal reproduziu-se por ocasião do banquete que Belsazar ofereceu a seus grandes à véspera da tomada de Babilônia pelas tropas de Ciro (Daniel 5).
A frase final do v.10, que, a princípio, oferece umas certas dificuldades para ser entendida, poderia ser traduzida assim: “O cetro [na NVI, vareta] de meu filho despreza qualquer [outro] pau”. O termo hebraico “shebet” significa não somente “cetro”, mas também “tribo”. Nas bênçãos que Jacó proferiu em seu leito de morte somente de Judá diz ele beni, “filho meu” (Gênesis 49:9). Levando em consideração estes dois fatos, a frase “a tribo de meu filho” seria uma referência à tribo de Judá. O sentido de toda a frase seria então: “Judá despreza qualquer pau”. “Pau” teria neste contexto o sentido de “castigo”. Como Judá tinha desprezado os castigos mais leves do passado representados pelo “pau”, teria agora que sofrer o castigo da espada afiada e polida.
Através do “matador” do v.11, que é o NABUCODONOSOR, ou melhor, o exército que ele comandava, iria acontecer uma guerra contra todo o povo de Judá, e mesmo os príncipes não escapariam (v.12). O castigo seria feio. Judá, que tinha desprezado os castigos anteriores expressados pela vara, não sobreviveria ao castigo da espada (versos 13 e 10). A carnificina que ocorreria por ocasião do sítio e conquista de Jerusalém é descrita em termos horripilantes nos vv.14-17. E isso tudo realmente aconteceu. Infelizmente.
Lição de aplicação para a nossa vida: quando Deus nos permitir uma leve conseqüência ruim, em vez de desprezarmos a repreensão ou, em vez de até mesmo reclamar com Deus, o melhor é procurar aprender a lição enquanto a disciplina é leve. Caso contrário, a repreensão posterior pode ser insuportável. Concluindo tudo, o conselho é: aproveite a disciplina por amor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva