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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Jonas 3:1|
vayhiy dhebhar-Adonay 'el-yonâh shêniyth lê'mor
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2
|Jonas 3:2|
qumlêkh 'el-niynvêh hâ`iyr haggedholâh uiqrâ' 'êleyhâ 'eth-haqqeriy'âh'asher 'ânokhiy dobhêr 'êleykha
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3
|Jonas 3:3|
vayyâqâm yonâh vayyêlekh 'el-niynveh kidhbhar Adonay veniynvêh hâyethâh `iyr-gedholâh.lê'lohiym mahalakh shelosheth yâmiym
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4
|Jonas 3:4|
vayyâchel yonâh lâbho' bhâ`iyrmahalakh yom 'echâdh vayyiqrâ' vayyo'mar `odh 'arbâ`iym yomveniynvêh nehpâkheth
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5
|Jonas 3:5|
vayya'amiynu 'anshêy niynvêh bê'lohiymvayyiqre'u-tsom vayyilbeshu saqqiym miggedholâm ve`adh-qethannâm
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6
|Jonas 3:6|
vayyigga` haddâbhâr 'el-melekh niynvêh vayyâqâm mikkis'ovayya`abhêr 'addarto mê`âlâyv vaykhas saq vayyêshebh `al-hâ'êpher
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7
|Jonas 3:7|
vayyaz`êq vayyo'mer beniynvêh mitha`am hammelekh ughedholâyvlê'mor hâ'âdhâm vehabbehêmâh habbâqâr vehatso'n 'al-yith`amume'umâh 'al-yir`u umayim 'al-yishtu
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8
|Jonas 3:8|
veyithkassu saqqiym hâ'âdhâmvehabbehêmâh veyiqre'u 'el-'elohiym bechâzeqâh veyâshubhu 'iyshmiddarko hârâ`âh umin-hechâmâs 'asher bekhappêyhem
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9
|Jonas 3:9|
miy-yodhêa`yâshubh venicham hâ'elohiym veshâbh mêcharon 'appo velo' no'bhêdh
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10
|Jonas 3:10|
vayyar' hâ'elohiym 'eth-ma`asêyhem kiy-shâbhu middarkâm hârâ`âhvayyinnâchem hâ'elohiym `al-hârâ`âh 'asher-dibber la`asoth-lâhemvelo' `âsâh
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Sugestões

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11 de novembro LAB 681
SUBLINHE AÍ
Atos 16-18
Para incentivá-lo a fazer a leitura bíblica de hoje, quero fazer ressaltar aqui alguns destaques da mesma. Digo alguns, porque creio que, motivado pelos tais, você mesmo concluirá a lista dos pontos relevantes deste trecho de texto inspirado (Atos 16-18). De minha parte, desta vez, a ênfase é doutrinária, como você lê a partir do próximo parágrafo.
O primeiro realce é para 16:6-7. Nestes versos, olhando para a doutrina do Espírito Santo, nos relembramos de Sua missão, que é conduzir a igreja e seus interesses (veja também 20:28). Note que os cristãos da igreja primitiva vislumbravam o Espírito Santo como uma pessoa divina (15:28).
A doutrina do sábado também pode ser evidenciada e reforçada com alguns versículos do nosso texto de hoje. Em 16:33, em 17:12 e 18:4 (cf. 66:22), confirmamos que, mesmo após a ascensão de Cristo, Sua igreja continuou lembrando-se do dia de sábado para o santificar, sistemática e periodicamente.
Dentre as nossas crenças fundamentais, temos como, a primeira delas, “As Sagradas Escrituras”. Esta primordialidade é dada à importância que a Bíblia tem. Cristãos verdadeiramente nobres sempre levaram isto em consideração. Veja que exemplo os ouvintes de Paulo e Silas, que recebiam a transmissão da Palavra em Beréia, nos deixaram, sobre como ser realmente um estudante que fica “Por Dentro da Bíblia”, em 17:11.
Mas precisamos ter consciência de que o conhecimento de Deus vem antes do conhecimento da Bíblia. Isto nós aprendemos em 17:23, com Paulo e com os atenienses, que adoravam a Deus antes mesmo de terem recebido a Sua palavra. E, voltando a falar sobre as doutrinas da divindade, não nos esqueçamos que é nEle que “vivemos, nos movemos e existimos (17:28)”.
Isto nos remonta à doutrina da Criação, notando a pauta de que a ação criadora de Deus não aconteceu somente no Gênesis. Ela continua (veja também Colossenses 1:17). É claro que foi nos eventos narrados nos primeiros capítulos da Bíblia que tudo começou, mas o mesmo Deus, eterno, que atuou lá, atua aqui. Lá, como humanidade, começamos a existir. Até mesmo a linha ateísta da antropologia ateísta concorda que toda a raça humana vem (evoluiu) de um só tronco. Mas antes dos cientistas de hoje, Paulo já sabia sobre a origem das raças, quando, em Atos 17:26, deixou claro que somos todos de um mesmo tronco ancestral.
Creio que o capítulo 18 pode ser resumido numa palavra: missão. Olhe para os atos dos apóstolos, ao ler este texto. Missiologia não é teoria apenas, mas, principalmente, prática. E a comissão da igreja, se considerada o primeiro dos seus ensinamentos, dá vigor a todas as demais doutrinas.
Além de aprender, pratique, testemunhado!
Valdeci Júnior
Fátima Silva