-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
-
1
|Levítico 14:1|
vaydhabbêr Adonay 'el-mosheh lê'mor
-
2
|Levítico 14:2|
zo'th tihyehtorath hammetsorâ` beyom thohorâtho vehubhâ' 'el-hakkohên
-
3
|Levítico 14:3|
veyâtsâ'.hakkohên 'el-michuts lammachaneh verâ'âh hakkohên vehinnêhnirpâ' negha`-hatsâra`ath min-hatsârua`
-
4
|Levítico 14:4|
vetsivvâh hakkohên velâqachlammithahêr shetêy-tsipporiym chayyoth thehoroth ve`êts 'erez usheniythola`ath ve'êzobh
-
5
|Levítico 14:5|
vetsivvâh hakkohên veshâchath 'eth-hatsippor hâ'echâth'el-keliy-cheres `al-mayim chayyiym
-
6
|Levítico 14:6|
'eth-hatsippor hachayyâh yiqqach'othâh ve'eth-`êts hâ'erez ve'eth-sheniy hattola`ath ve'eth-hâ'êzobh vethâbhal'othâm ve'êth hatsippor hachayyâh bedham hatsippor hashechuthâh `alhammayim hachayyiym
-
7
|Levítico 14:7|
vehizzâh `al hammithahêr min-hatsâra`athshebha` pe`âmiym vethiharo veshillach 'eth-hatsippor hachayyâh `al-penêyhasâdheh
-
8
|Levítico 14:8|
vekhibbes hammithahêr 'eth-beghâdhâyv veghillach 'eth-kâl-se`âroverâchats bammayim vethâhêr ve'achar yâbho' 'el-hammachaneh veyâshabhmichuts le'oholo shibh`ath yâmiym
-
9
|Levítico 14:9|
vehâyâh bhayyom hashebhiy`iyyeghallach 'eth-kâl-se`âro 'eth-ro'sho ve'eth-zeqâno ve'êth gabboth `êynâyvve'eth-kâl-se`âro yeghallêach vekhibbes 'eth-beghâdhâyv verâchats 'eth-besârobammayim vethâhêr
-
10
|Levítico 14:10|
ubhayyom hashemiyniy yiqqach shenêy-khebhâsiym temiymiym vekhabhsâh 'achath bath-shenâthâh temiymâh usheloshâh`esroniym soleth minchâh belulâh bhashemen velogh 'echâdh shâmen
-
-
Sugestões

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva