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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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King James Version with Strongs
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|Provérbios 21:1|
The king's H4428 heart H3820 is in the hand H3027 of the LORD, H3068 as the rivers H6388 of water: H4325 he turneth H5186 it whithersoever he will. H2654
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|Provérbios 21:2|
Every way H1870 of a man H376 is right H3477 in his own eyes: H5869 but the LORD H3068 pondereth H8505 the hearts. H3826
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|Provérbios 21:3|
To do H6213 justice H6666 and judgment H4941 is more acceptable H977 to the LORD H3068 than sacrifice. H2077
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|Provérbios 21:4|
An high H7312 look, H5869 and a proud H7342 heart, H3820 and the plowing H5215 of the wicked, H7563 is sin. H2403
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|Provérbios 21:5|
The thoughts H4284 of the diligent H2742 tend only to plenteousness; H4195 but of every one that is hasty H213 only to want. H4270
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|Provérbios 21:6|
The getting H6467 of treasures H214 by a lying H8267 tongue H3956 is a vanity H1892 tossed to and fro of H5086 them that seek H1245 death. H4194
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|Provérbios 21:7|
The robbery H7701 of the wicked H7563 shall destroy H1641 them; because they refuse H3985 to do H6213 judgment. H4941
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|Provérbios 21:8|
The way H1870 of man H376 is froward H2019 and strange: H2054 but as for the pure, H2134 his work H6467 is right. H3477
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|Provérbios 21:9|
It is better H2896 to dwell H3427 in a corner H6438 of the housetop, H1406 than with a brawling H4079 H4066 woman H802 in a wide H2267 house. H1004
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|Provérbios 21:10|
The soul H5315 of the wicked H7563 desireth H183 evil: H7451 his neighbour H7453 findeth no favour H2603 in his eyes. H5869
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Sugestões
Clique para ler Isaías 27-29
30 de julho LAB 577
BLÁ-BLÁ-BLÁ
Isaías 27-29
“Porque é mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.” Você já usou esse verso para ensinar sobre algum método de como devemos estudar a Bíblia? Sim? Então, peça perdão a Deus, porque torceu o sentido do texto bíblico. Estou falando isso, porque tem gente que pega Isaías 28:10 para argumentar que a Bíblia está mandando estudar o texto sagrado de forma salpicada, pegando um pedacinho em cada canto para defender uma ideia. Mas, se fosse assim, onde estaria o valor do estudo textual da Palavra de Deus?
É claro que o estudo sistemático da Bíblia é muito importante e que, para estudá-la por assunto, é preciso vasculhá-la para juntar tudo o que ela diz. Mas, por favor, ninguém precisa usar Isaías 28:10 para defender isso. Não precisamos pôr na boca do profeta o que ele não disse. É só lermos o capítulo inteiro, olharmos os versos que vêm antes e depois e veremos que o sentido do texto é exatamente o contrário, uma zombaria.
Como assim? Explico: na realidade, no original hebraico, o que temos são algumas palavras que praticamente não dá para traduzir. É uma verdadeira onomatopéia que, para nós que falamos português, não passa de sons sem sentido: “sav lasav sav lasav / kav lakav kav lakav.” Isso era uma imitação zombadora das palavras do profeta Isaías.
Naquela época, os líderes religiosos não faziam seu trabalho. Viviam bêbados. Nesse caso, o significado de “bêbado” pode, também, indicar cegueira espiritual. Quando Isaías chegou trazendo a mensagem do Senhor, eles começaram a caçoar dele: “O que esse profetinha aí está falando pra lá e pra cá? Um monte de asneira?” Esse é o sentido de Isaías 28:10, uma zombaria que estavam fazendo com a pregação de Isaías.
Inclusive, a ferramenta de Estudo Bíblico Strong deixa claro que isso foi usado em zombaria para arremedar as palavras de Isaías, e não pode, jamais, ser usado como um mandamento divino verdadeiro. Para mim, a melhor tradução dessa imitação onomatopaica das palavras de Isaías (na cabeça deles) seria: “beabá, blá-blá-blá, beabá, blá-blá-blá para todo lado.”
Ou seja, a simplicidade da amorosa mensagem divina estava desprezada. Os bêbados de Judá compararam a mensagem de Isaías como conversa para crianças. A Bíblia na Linguagem de Hoje, que em muitos pontos é uma das Bíblias mais teológicas que temos, traduz o verso com muita alegria, quando diz: “Ele está pensando que nós somos crianças e quer nos ensinar o beabá.” Essa era a triste conclusão dos amigos ouvintes do pregador Isaías que, infelizmente, iriam colher consequências amargas por causa desse desprezo para com as profecias.
Não despreze-as, você também!
Valdeci Júnior
Fátima Silva