-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
King James Version with Strongs
-
-
1
|Provérbios 21:1|
The king's H4428 heart H3820 is in the hand H3027 of the LORD, H3068 as the rivers H6388 of water: H4325 he turneth H5186 it whithersoever he will. H2654
-
2
|Provérbios 21:2|
Every way H1870 of a man H376 is right H3477 in his own eyes: H5869 but the LORD H3068 pondereth H8505 the hearts. H3826
-
3
|Provérbios 21:3|
To do H6213 justice H6666 and judgment H4941 is more acceptable H977 to the LORD H3068 than sacrifice. H2077
-
4
|Provérbios 21:4|
An high H7312 look, H5869 and a proud H7342 heart, H3820 and the plowing H5215 of the wicked, H7563 is sin. H2403
-
5
|Provérbios 21:5|
The thoughts H4284 of the diligent H2742 tend only to plenteousness; H4195 but of every one that is hasty H213 only to want. H4270
-
6
|Provérbios 21:6|
The getting H6467 of treasures H214 by a lying H8267 tongue H3956 is a vanity H1892 tossed to and fro of H5086 them that seek H1245 death. H4194
-
7
|Provérbios 21:7|
The robbery H7701 of the wicked H7563 shall destroy H1641 them; because they refuse H3985 to do H6213 judgment. H4941
-
8
|Provérbios 21:8|
The way H1870 of man H376 is froward H2019 and strange: H2054 but as for the pure, H2134 his work H6467 is right. H3477
-
9
|Provérbios 21:9|
It is better H2896 to dwell H3427 in a corner H6438 of the housetop, H1406 than with a brawling H4079 H4066 woman H802 in a wide H2267 house. H1004
-
10
|Provérbios 21:10|
The soul H5315 of the wicked H7563 desireth H183 evil: H7451 his neighbour H7453 findeth no favour H2603 in his eyes. H5869
-
-
Sugestões
Clique para ler Salmos 106-110
03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva