-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
King James Version with Strongs -
-
1
|Provérbios 9:1|
Wisdom H2454 hath builded H1129 her house, H1004 she hath hewn out H2672 her seven H7651 pillars: H5982
-
2
|Provérbios 9:2|
She hath killed H2873 her beasts; H2874 she hath mingled H4537 her wine; H3196 she hath also furnished H6186 her table. H7979
-
3
|Provérbios 9:3|
She hath sent forth H7971 her maidens: H5291 she crieth H7121 upon H1610 the highest places H4791 of the city, H7176
-
4
|Provérbios 9:4|
Whoso is simple, H6612 let him turn in H5493 hither: as for him that wanteth H2638 understanding, H3820 she saith H559 to him,
-
5
|Provérbios 9:5|
Come, H3212 eat H3898 of my bread, H3899 and drink H8354 of the wine H3196 which I have mingled. H4537
-
6
|Provérbios 9:6|
Forsake H5800 the foolish, H6612 and live; H2421 and go H833 in the way H1870 of understanding. H998
-
7
|Provérbios 9:7|
He that reproveth H3256 a scorner H3887 getteth H3947 to himself shame: H7036 and he that rebuketh H3198 a wicked H7563 man getteth himself a blot. H3971
-
8
|Provérbios 9:8|
Reprove H3198 not a scorner, H3887 lest he hate H8130 thee: rebuke H3198 a wise man, H2450 and he will love H157 thee.
-
9
|Provérbios 9:9|
Give H5414 instruction to a wise H2450 man, and he will be yet wiser: H2449 teach H3045 a just H6662 man, and he will increase H3254 in learning. H3948
-
10
|Provérbios 9:10|
The fear H3374 of the LORD H3068 is the beginning H8462 of wisdom: H2451 and the knowledge H1847 of the holy H6918 is understanding. H998
-
-
Sugestões

Clique para ler João 4-6
29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva