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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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King James Version with Strongs
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|Provérbios 8:1|
Doth not wisdom H2451 cry? H7121 and understanding H8394 put forth H5414 her voice? H6963
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|Provérbios 8:2|
She standeth H5324 in the top H7218 of high places, H4791 by the way H1870 in the places H1004 of the paths. H5410
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|Provérbios 8:3|
She crieth H7442 at H3027 the gates, H8179 at the entry H6310 of the city, H7176 at the coming H3996 in at the doors. H6607
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|Provérbios 8:4|
Unto you, O men, H376 I call; H7121 and my voice H6963 is to the sons H1121 of man. H120
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5
|Provérbios 8:5|
O ye simple, H6612 understand H995 wisdom: H6195 and, ye fools, H3684 be ye of an understanding H995 heart. H3820
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|Provérbios 8:6|
Hear; H8085 for I will speak H1696 of excellent things; H5057 and the opening H4669 of my lips H8193 shall be right things. H4339
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|Provérbios 8:7|
For my mouth H2441 shall speak H1897 truth; H571 and wickedness H7562 is an abomination H8441 to my lips. H8193
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|Provérbios 8:8|
All the words H561 of my mouth H6310 are in righteousness; H6664 there is nothing froward H6617 or perverse H6141 in them.
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|Provérbios 8:9|
They are all plain H5228 to him that understandeth, H995 and right H3477 to them that find H4672 knowledge. H1847
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10
|Provérbios 8:10|
Receive H3947 my instruction, H4148 and not silver; H3701 and knowledge H1847 rather than choice H977 gold. H2742
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva