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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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King James Version with Strongs -
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1
|Provérbios 4:1|
Hear, H8085 ye children, H1121 the instruction H4148 of a father, H1 and attend H7181 to know H3045 understanding. H998
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|Provérbios 4:2|
For I give H5414 you good H2896 doctrine, H3948 forsake H5800 ye not my law. H8451
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3
|Provérbios 4:3|
For I was my father's H1 son, H1121 tender H7390 and only H3173 beloved in the sight H6440 of my mother. H517
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4
|Provérbios 4:4|
He taught H3384 me also, and said H559 unto me, Let thine heart H3820 retain H8551 my words: H1697 keep H8104 my commandments, H4687 and live. H2421
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5
|Provérbios 4:5|
Get H7069 wisdom, H2451 get H7069 understanding: H998 forget H7911 it not; neither decline H5186 from the words H561 of my mouth. H6310
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|Provérbios 4:6|
Forsake H5800 her not, and she shall preserve H8104 thee: love H157 her, and she shall keep H5341 thee.
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|Provérbios 4:7|
Wisdom H2451 is the principal thing; H7225 therefore get H7069 wisdom: H2451 and with all thy getting H7075 get understanding. H998
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8
|Provérbios 4:8|
Exalt H5549 her, and she shall promote H7311 thee: she shall bring thee to honour, H3513 when thou dost embrace H2263 her.
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9
|Provérbios 4:9|
She shall give H5414 to thine head H7218 an ornament H3880 of grace: H2580 a crown H5850 of glory H8597 shall she deliver H4042 to thee.
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10
|Provérbios 4:10|
Hear, H8085 O my son, H1121 and receive H3947 my sayings; H561 and the years H8141 of thy life H2416 shall be many. H7235
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Sugestões

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29 de outubro LAB 668
O PROPÓSITO DO EVANGELHO DE JOÃO
João 01-03
É muito evidente que o propósito de João é evangelizar judeus e prosélitos. Ele é consciente da ‘pedra de tropeço’ que a cruz é para os judeus (1Coríntios 1:23), deixando claro o objetivo de tornar coerente a noção do Messias crucificado. Assim, não remove a ofensa que, na cruz, está intrínseca. O que ele sente que tem que fazer, pode fazer, e termina fazendo, são duas coisas: a) demonstrar que a cruz estava lá desde o princípio do ministério de Jesus, que é anunciado como “Cordeiro de Deus”; b) mostrar que a cruz é, ao mesmo tempo, nada menos que um plano de Deus, a evidência da rejeição de um povo a seu Messias, o meio para que Cristo retornasse para a presença do Pai, o centro dos inexplicáveis propósitos de Deus para efetuar a purificação e a vida ao seu povo, o despontar da prometida era escatológica e o inusitado projeto divino em trazer glória a Si mesmo ao ser glorificado em Seu Messias. É por ter esse foco tão definido, que João não fala nada sobre a transfiguração.
Esse propósito pode ser identificado quando analisa-se de perto o “trama” do evangelho de João. Não é um “enredo” montado simplesmente em narrativa de eventos em seqüência. Explicando: quando dizemos “O patrão gritou, e o empregado gritou também”, isso é uma história. Agora, quando dizemos “O patrão gritou inocentemente, e o empregado gritou também, mas de raiva”, isso é um enredo. Apesar de que os acontecimentos são preservados em sua ordem cronológica, esta ordem traz a noção de causalidade. É por isso que o “drama” do evangelho de João apresenta-se de forma tão concisa, estando amarrado, por fim, a algumas coisas: a)ao que poderíamos chamar de “momento X”; b)ao objetivo divino no plano da redenção fundamental para todo o testemunho cristão; c)à morte; d)à ressurreição e exaltação de Cristo Jesus; e e)à necessidade urgente de uma crença autêntica no curso daquele acontecimento. Logo, ao longo do livro, nada detém o autor a trabalhar na ênfase do ponto cruz, ao ponto de, se preciso, chegar a pressionar qualquer ser humano a entrar em concordância neste ponto vitalmente salvívico.
Este objetivo de João é totalmente responsável pela pintura tão maravilhosa das suas ênfases teológicas. Estas ênfases apresentam-se de forma tão integrada que, se há uma tentativa de compartimentalizar a idéia central, separando os seus componentes em itens, termina-se, em grande parte, desfigurando-lhes. E como tudo se condensa? No título que o apóstolo escolhe dar a Jesus: “Palavra”, que, no princípio, sendo Deus, expressou-se a nós.
Fonte: D.A.Carson, “The Gospel According to John” “Introduction”, Intervarsity Press.
Valdeci Júnior
Fátima Silva