-
Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
-
King James Version with Strongs -
-
1
|Provérbios 22:1|
A good name H8034 is rather to be chosen H977 than great H7227 riches, H6239 and loving H2896 favour H2580 rather than silver H3701 and gold. H2091
-
2
|Provérbios 22:2|
The rich H6223 and poor H7326 meet together: H6298 the LORD H3068 is the maker H6213 of them all.
-
3
|Provérbios 22:3|
A prudent H6175 man foreseeth H7200 the evil, H7451 and hideth H5641 H5641 himself: but the simple H6612 pass on, H5674 and are punished. H6064
-
4
|Provérbios 22:4|
By H6118 humility H6038 and the fear H3374 of the LORD H3068 are riches, H6239 and honour, H3519 and life. H2416
-
5
|Provérbios 22:5|
Thorns H6791 and snares H6341 are in the way H1870 of the froward: H6141 he that doth keep H8104 his soul H5315 shall be far H7368 from them.
-
6
|Provérbios 22:6|
Train up H2596 a child H5288 in the way H1870 he should go: H6310 and when he is old, H2204 he will not depart H5493 from it.
-
7
|Provérbios 22:7|
The rich H6223 ruleth H4910 over the poor, H7326 and the borrower H3867 is servant H5650 to the lender. H3867 H376
-
8
|Provérbios 22:8|
He that soweth H2232 iniquity H5766 shall reap H7114 vanity: H205 and the rod H7626 of his anger H5678 shall fail. H3615
-
9
|Provérbios 22:9|
He that hath a bountiful H2896 eye H5869 shall be blessed; H1288 for he giveth H5414 of his bread H3899 to the poor. H1800
-
10
|Provérbios 22:10|
Cast out H1644 the scorner, H3887 and contention H4066 shall go out; H3318 yea, strife H1779 and reproach H7036 shall cease. H7673
-
-
Sugestões

Clique para ler Hebreus 7-9
13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva