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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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King James Version with Strongs
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|Provérbios 22:1|
A good name H8034 is rather to be chosen H977 than great H7227 riches, H6239 and loving H2896 favour H2580 rather than silver H3701 and gold. H2091
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|Provérbios 22:2|
The rich H6223 and poor H7326 meet together: H6298 the LORD H3068 is the maker H6213 of them all.
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|Provérbios 22:3|
A prudent H6175 man foreseeth H7200 the evil, H7451 and hideth H5641 H5641 himself: but the simple H6612 pass on, H5674 and are punished. H6064
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|Provérbios 22:4|
By H6118 humility H6038 and the fear H3374 of the LORD H3068 are riches, H6239 and honour, H3519 and life. H2416
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|Provérbios 22:5|
Thorns H6791 and snares H6341 are in the way H1870 of the froward: H6141 he that doth keep H8104 his soul H5315 shall be far H7368 from them.
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|Provérbios 22:6|
Train up H2596 a child H5288 in the way H1870 he should go: H6310 and when he is old, H2204 he will not depart H5493 from it.
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|Provérbios 22:7|
The rich H6223 ruleth H4910 over the poor, H7326 and the borrower H3867 is servant H5650 to the lender. H3867 H376
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|Provérbios 22:8|
He that soweth H2232 iniquity H5766 shall reap H7114 vanity: H205 and the rod H7626 of his anger H5678 shall fail. H3615
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|Provérbios 22:9|
He that hath a bountiful H2896 eye H5869 shall be blessed; H1288 for he giveth H5414 of his bread H3899 to the poor. H1800
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|Provérbios 22:10|
Cast out H1644 the scorner, H3887 and contention H4066 shall go out; H3318 yea, strife H1779 and reproach H7036 shall cease. H7673
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva