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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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King James Version with Strongs -
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|Provérbios 30:1|
The words H1697 of Agur H94 the son H1121 of Jakeh, H3348 even the prophecy: H4853 the man H1397 spake H5002 unto Ithiel, H384 even unto Ithiel H384 and Ucal, H401
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|Provérbios 30:2|
Surely I am more brutish H1198 than any man, H376 and have not the understanding H998 of a man. H120
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|Provérbios 30:3|
I neither learned H3925 wisdom, H2451 nor have H3045 the knowledge H1847 of the holy. H6918
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|Provérbios 30:4|
Who hath ascended up H5927 into heaven, H8064 or descended? H3381 who hath gathered H622 the wind H7307 in his fists? H2651 who hath bound H6887 the waters H4325 in a garment? H8071 who hath established H6965 all the ends H657 of the earth? H776 what is his name, H8034 and what is his son's H1121 name, H8034 if thou canst tell? H3045
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|Provérbios 30:5|
Every word H565 of God H433 is pure: H6884 he is a shield H4043 unto them that put their trust H2620 in him.
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|Provérbios 30:6|
Add H3254 thou not unto his words, H1697 lest he reprove H3198 thee, and thou be found a liar. H3576
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|Provérbios 30:7|
Two H8147 things have I required H7592 of thee; deny H4513 me them not before I die: H4191
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|Provérbios 30:8|
Remove far H7368 from me vanity H7723 and lies: H3577 H1697 give H5414 me neither poverty H7389 nor riches; H6239 feed H2963 me with food H3899 convenient H2706 for me:
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|Provérbios 30:9|
Lest I be full, H7646 and deny H3584 thee, and say, H559 Who is the LORD? H3068 or lest I be poor, H3423 and steal, H1589 and take H8610 the name H8034 of my God H430 in vain.
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|Provérbios 30:10|
Accuse H3960 not a servant H5650 unto his master, H113 lest he curse H7043 thee, and thou be found guilty. H816
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Sugestões

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17 de Dezembro LAB 717
TIAGO
Tiago
“A Epístola de Tiago é um dos livros que mais duramente teve que lutar para obter sua incorporação ao Novo Testamento. E ainda depois de ter chegado a ser considerada como parte da Escritura, foi mencionada com certa reserva e suspicácia. Até em época tão tardia como o século XVI Lutero de boa vontade a teria eliminado totalmente do Novo Testamento (William Barclay)”.
De acordo com o Comentário Bíblico Moody, o conteúdo de Tiago “é um pedido em prol do cristianismo vital. Herder captou o teor deste livro quando escreveu: ‘Que nobre é o homem que fala nesta Epístola! Que incansável paciência no sofrimento! Que grandeza na pobreza! Que alegria na tristeza! Simplicidade, sinceridade, confiança direta na oração! Como ele quer ação! Ação, não palavras . . . não uma fé morta!’ (citado por F.W. Farrar em The Early Days of Christianity, pág. 324).
“No verdadeiro espírito dá literatura da Sabedoria, Tiago maneja muitos e diferentes assuntos. Seus parágrafos curtos e abruptos já foram comparados a um colar de pérolas - cada um é uma entidade separada em si mesmo. Há algumas transições lógicas, mas em grande pane as transições são abruptas ou nem existem. Este fenômeno toma impossível um esboço no sentido usual. Aqui está, entretanto, uma lista dos assuntos tratados na ordem de sua ocorrência na epístola”.
“A epístola de Tiago é um dos escritos mais instrutivos do Novo Testamento. Dirigida principalmente contra os erros particulares da época, produzidos entre os cristãos judeus, não contém as mesmas declarações doutrinárias completas de outras epístolas, mas apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos os crentes. Aqui estão manifestas as principais verdades do cristianismo, e se considerada com atenção, demonstrará que coincidem inteiramente com as declarações de Paulo acerca da graça e da justificação, abundando ao mesmo tempo em sérias exortações à paciência da esperança e à obediência da fé e do amor, mescladas com advertências, repreensões e exortações conforme os assuntos tratados. As verdades aqui expostas são muito sérias, e é necessário que em todo o tempo se sustenham e se observem as regras para sua prática. Em Cristo não há ramos mortos ou sem seiva, e a fé não é uma graça ociosa; onde quer que esteja, produz fruto em obras (Mathew Henry)”.
O que surpreende em Tiago é que somente em duas ocasiões se menciona o nome de Jesus (1:1; 2:1); e também que nada se diz acerca da Sua vida, morte e ressurreição. No entanto, a fé do autor inspira todo o discurso e se faz manifesta nas referências ao “bom nome”. Suas expectativas fervorosas com respeito à igreja primitiva devem servir-nos de exemplo.
Valdeci Júnior
Fátima Silva