-
Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
-
King James Version with Strongs
-
-
1
|Provérbios 24:1|
Be not thou envious H7065 against evil H7451 men, H582 neither desire H183 to be with them.
-
2
|Provérbios 24:2|
For their heart H3820 studieth H1897 destruction, H7701 and their lips H8193 talk H1696 of mischief. H5999
-
3
|Provérbios 24:3|
Through wisdom H2451 is an house H1004 builded; H1129 and by understanding H8394 it is established: H3559
-
4
|Provérbios 24:4|
And by knowledge H1847 shall the chambers H2315 be filled H4390 with all precious H3368 and pleasant H5273 riches. H1952
-
5
|Provérbios 24:5|
A wise H2450 man H1397 is strong; H5797 yea, a man H376 of knowledge H1847 increaseth H553 strength. H3581
-
6
|Provérbios 24:6|
For by wise counsel H8458 thou shalt make H6213 thy war: H4421 and in multitude H7230 of counsellors H3289 there is safety. H8668
-
7
|Provérbios 24:7|
Wisdom H2454 is too high H7311 for a fool: H191 he openeth H6605 not his mouth H6310 in the gate. H8179
-
8
|Provérbios 24:8|
He that deviseth H2803 to do evil H7489 shall be called H7121 a mischievous H4209 person. H1167
-
9
|Provérbios 24:9|
The thought H2154 of foolishness H200 is sin: H2403 and the scorner H3887 is an abomination H8441 to men. H120
-
10
|Provérbios 24:10|
If thou faint H7503 in the day H3117 of adversity, H6869 thy strength H3581 is small. H6862
-
-
Sugestões
Clique para ler Jeremias 42-44
23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva