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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|1 Timóteo 5:1|
presbuterô mê epiplêxês alla parakalei ôs patera neôterous ôs adelphous
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2
|1 Timóteo 5:2|
presbuteras ôs mêteras neôteras ôs adelphas en pasê agneia
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3
|1 Timóteo 5:3|
chêras tima tas ontôs chêras
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4
|1 Timóteo 5:4|
ei de tis chêra tekna ê ekgona echei manthanetôsan prôton ton idion oikon eusebein kai amoibas apodidonai tois progonois touto gar estin ts=kalon ts=kai apodekton enôpion tou theou
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5
|1 Timóteo 5:5|
ê de ontôs chêra kai memonômenê êlpiken epi tsb=ton theon kai prosmenei tais deêsesin kai tais proseuchais nuktos kai êmeras
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6
|1 Timóteo 5:6|
ê de spatalôsa zôsa tethnêken
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7
|1 Timóteo 5:7|
kai tauta paraggelle ina a=anepilêmptoi tsb=anepilêptoi ôsin
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8
|1 Timóteo 5:8|
ei de tis tôn idiôn kai malista tsb=tôn oikeiôn ou pronoei tên pistin êrnêtai kai estin apistou cheirôn
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9
|1 Timóteo 5:9|
chêra katalegesthô mê elatton etôn exêkonta gegonuia enos andros gunê
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10
|1 Timóteo 5:10|
en ergois kalois marturoumenê ei eteknotrophêsen ei exenodochêsen ei agiôn podas enipsen ei thlibomenois epêrkesen ei panti ergô agathô epêkolouthêsen
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Sugestões

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11 de novembro LAB 681
SUBLINHE AÍ
Atos 16-18
Para incentivá-lo a fazer a leitura bíblica de hoje, quero fazer ressaltar aqui alguns destaques da mesma. Digo alguns, porque creio que, motivado pelos tais, você mesmo concluirá a lista dos pontos relevantes deste trecho de texto inspirado (Atos 16-18). De minha parte, desta vez, a ênfase é doutrinária, como você lê a partir do próximo parágrafo.
O primeiro realce é para 16:6-7. Nestes versos, olhando para a doutrina do Espírito Santo, nos relembramos de Sua missão, que é conduzir a igreja e seus interesses (veja também 20:28). Note que os cristãos da igreja primitiva vislumbravam o Espírito Santo como uma pessoa divina (15:28).
A doutrina do sábado também pode ser evidenciada e reforçada com alguns versículos do nosso texto de hoje. Em 16:33, em 17:12 e 18:4 (cf. 66:22), confirmamos que, mesmo após a ascensão de Cristo, Sua igreja continuou lembrando-se do dia de sábado para o santificar, sistemática e periodicamente.
Dentre as nossas crenças fundamentais, temos como, a primeira delas, “As Sagradas Escrituras”. Esta primordialidade é dada à importância que a Bíblia tem. Cristãos verdadeiramente nobres sempre levaram isto em consideração. Veja que exemplo os ouvintes de Paulo e Silas, que recebiam a transmissão da Palavra em Beréia, nos deixaram, sobre como ser realmente um estudante que fica “Por Dentro da Bíblia”, em 17:11.
Mas precisamos ter consciência de que o conhecimento de Deus vem antes do conhecimento da Bíblia. Isto nós aprendemos em 17:23, com Paulo e com os atenienses, que adoravam a Deus antes mesmo de terem recebido a Sua palavra. E, voltando a falar sobre as doutrinas da divindade, não nos esqueçamos que é nEle que “vivemos, nos movemos e existimos (17:28)”.
Isto nos remonta à doutrina da Criação, notando a pauta de que a ação criadora de Deus não aconteceu somente no Gênesis. Ela continua (veja também Colossenses 1:17). É claro que foi nos eventos narrados nos primeiros capítulos da Bíblia que tudo começou, mas o mesmo Deus, eterno, que atuou lá, atua aqui. Lá, como humanidade, começamos a existir. Até mesmo a linha ateísta da antropologia ateísta concorda que toda a raça humana vem (evoluiu) de um só tronco. Mas antes dos cientistas de hoje, Paulo já sabia sobre a origem das raças, quando, em Atos 17:26, deixou claro que somos todos de um mesmo tronco ancestral.
Creio que o capítulo 18 pode ser resumido numa palavra: missão. Olhe para os atos dos apóstolos, ao ler este texto. Missiologia não é teoria apenas, mas, principalmente, prática. E a comissão da igreja, se considerada o primeiro dos seus ensinamentos, dá vigor a todas as demais doutrinas.
Além de aprender, pratique, testemunhado!
Valdeci Júnior
Fátima Silva