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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Cantares 3:1|
`al-mishkâbhiy ballêyloth biqqashtiy 'êth she'âhabhâh naphshiybiqqashtiyv velo' metsâ'thiyv
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2
|Cantares 3:2|
'âqumâh nâ' va'asobhebhâh bhâ`iyrbashevâqiym ubhorchobhoth 'abhaqshâh 'êth she'âhabhâh naphshiy biqqashtiyvvelo' metsâ'thiyv
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3
|Cantares 3:3|
metsâ'uniy hashomeriym hassobhebhiym bâ`iyr 'êthshe'âhabhâh naphshiy re'iythem
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4
|Cantares 3:4|
kim`ath she`âbhartiy mêhem `adhshemmâtsâ'thiy 'êth she'âhabhâh naphshiy 'achaztiyv velo' 'arpennu `adh-shehabhêy'thiyv 'el-bêyth 'immiy ve'el-chedher horâthiy
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5
|Cantares 3:5|
hishba`tiy.'ethkhem benoth yerushâlaim bitsbhâ'oth 'o be'ayloth hasâdheh 'im-tâ`iyruve'im-te`oreru 'eth-hâ'ahabhâh `adh shettechpâts s
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6
|Cantares 3:6|
miy zo'th `olâh min-hammidhbâr kethiymaroth `âshân mequthereth mor ulebhonâh mikkol'abhqath rokhêl
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7
|Cantares 3:7|
hinnêh mithâtho shellishlomoh shishiym gibboriym sâbhiybhlâh miggibborêy yisrâ'êl
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8
|Cantares 3:8|
kullâm 'achuzêy cherebh melummedhêymilchâmâh 'iysh charbo `al-yerêkho mippachadh ballêyloth s
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9
|Cantares 3:9|
'appiryon`âsâh lo hammelekh shelomoh mê`atsêy hallebhânon
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10
|Cantares 3:10|
`ammudhâyv`âsâh kheseph rephiydhâtho zâhâbh merkâbho 'argâmân tokho râtsuph 'ahabhâhmibbenoth yerushâlâim
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Sugestões

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24 de Dezembro LAB 724
CULTURA MUSICAL
Apocalipse 07-09
A leitura de hoje é toda recheada de louvores cantados a Deus, pelos seres humanos, mas, no Céu. Por enquanto, costumamos louvar a Deus, mas não ainda num contexto celeste. A música de adoração usada na igreja é uma questão de gosto, cultura e legenda. E a música do Céu.
Quando perguntam-me: “qual é a melhor música para ser cantada na igreja?” costumo responder que a música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. “Tal cântico serve de instrumento de prestação de culto, de adoração?”. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, não é apropriada para a igreja. Mas isto não quer dizer que, se não serve para ser usada na igreja, então é pecaminosa. Porque em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela tranculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir musicas que se adéqüem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Precisamos musicar seguindo o conselho de Paulo em 1Tessalonicenses 5:51, analisando o contexto e as pessoas que participarão. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.
Quase tudo que cantamos aqui, não servirá para ser cantado na eternidade. Mas até onde vai o equilíbrio de sermos cultos cidadãos da Terra e do Céu ao mesmo tempo? Se quisermos esquecer-nos das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo, devemos estabelecer como padrão, o alvo. Deus aprova nossos costumes uma vez que sigamos o conselho dado através de Paulo em Filipenses 4:8. Uma vez que observarmos os diferentes aspectos das canções que usamos, como ritmo, harmonia, melodia, instrumentos, maneira de interpretação, acordes, etc., e deixarmos que suas influências seculares sejam moldadas e substituídas pelas celestes, estaremos em conformidade com o padrão de 1Coríntios 10:31.
Se a música espelha o padrão cultural, nossa expressão do Reino dos Céus através do canto se dará à proporção da adoção dos fatores culturais do Céu em nossa vida. Se não os temos, sejamos receptores da transculturação entre a nossa cultura e a do Céu ao selecionarmos músicas que consigam inserir em nós os seus atributos culturais.
Valdeci Júnior
Fátima Silva