-
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|Cantares 8:1|
miy yittenkha ke'âch liy yonêq shedhêy 'immiy 'emtsâ'akhabhachuts 'eshâqekha gam lo'-yâbhuzu liy
-
2
|Cantares 8:2|
'enhâghakha 'abhiy'akha 'el-bêyth'immiy telammedhêniy 'ashqekha miyyayin hâreqach mê`asiysrimmoniy
-
3
|Cantares 8:3|
semo'lo tachath ro'shiy viymiyno techabbeqêniy
-
4
|Cantares 8:4|
hishba`tiy'ethkhem benoth yerushâlâim mah-tâ`iyru umah-te`oreru 'eth-hâ'ahabhâh`adh shettechpâts s
-
5
|Cantares 8:5|
miy zo'th `olâh min-hammidhbâr mithrappeqeth`al-dodhâh tachath hattappuach `orartiykha shâmmâh chibbelathkha 'immekhashâmmâh chibbelâh yelâdhathkha
-
6
|Cantares 8:6|
siymêniy khachothâm `al-libbekhakachothâm `al-zero`ekha kiy-`azzâh khammâveth 'ahabhâh qâshâh khish'olqin'âh reshâpheyhâ rishpêy 'êsh shalhebhethyâh
-
7
|Cantares 8:7|
mayim rabbiym lo'yukhelu lekhabboth 'eth-hâ'ahabhâh unehâroth lo' yishthephuhâ 'im-yittên'iysh 'eth-kâl-hon bêytho bâ'ahabhâh boz yâbhuzu lo s
-
8
|Cantares 8:8|
'âchoth lânuqethannâh veshâdhayim 'êyn lâh mah-na`aseh la'achothênu bayyomsheyyedhubbar-bâh
-
9
|Cantares 8:9|
'im-chomâh hiy' nibhneh `âleyhâ thiyrath kâsephve'im-deleth hiy' nâtsur `âleyhâ luach 'ârez
-
10
|Cantares 8:10|
'aniy chomâh veshâdhaykammighdâloth 'âz hâyiythiy bhe`êynâyv kemotse'êth shâlom ph
-
-
Sugestões
Clique para ler Salmos 106-110
03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva