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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Efésios 2:1|
kai umas ontas nekrous tois paraptômasin kai tais amartiais a=umôn
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2
|Efésios 2:2|
en ais pote periepatêsate kata ton aiôna tou kosmou toutou kata ton archonta tês exousias tou aeros tou pneumatos tou nun energountos en tois uiois tês apeitheias
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3
|Efésios 2:3|
en ois kai êmeis pantes anestraphêmen pote en tais epithumiais tês sarkos êmôn poiountes ta thelêmata tês sarkos kai tôn dianoiôn kai a=êmetha tsb=êmen tekna phusei orgês ôs kai oi loipoi
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4
|Efésios 2:4|
o de theos plousios ôn en eleei dia tên pollên agapên autou ên êgapêsen êmas
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5
|Efésios 2:5|
kai ontas êmas nekrous tois paraptômasin sunezôopoiêsen tô christô chariti este sesôsmenoi
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6
|Efésios 2:6|
kai sunêgeiren kai sunekathisen en tois epouraniois en christô iêsou
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7
|Efésios 2:7|
ina endeixêtai en tois aiôsin tois eperchomenois a=to tsb=ton a=uperballon tsb=uperballonta a=ploutos tsb=plouton tês charitos autou en chrêstotêti eph êmas en christô iêsou
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8
|Efésios 2:8|
tê gar chariti este sesôsmenoi dia tsb=tês pisteôs kai touto ouk ex umôn theou to dôron
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9
|Efésios 2:9|
ouk ex ergôn ina mê tis kauchêsêtai
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10
|Efésios 2:10|
autou gar esmen poiêma ktisthentes en christô iêsou epi ergois agathois ois proêtoimasen o theos ina en autois peripatêsômen
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Sugestões

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15 de Dezembro LAB 715
NOSSA COMUNHÃO
Hebreus 10-11
Continuando o assunto de ontem, analisemos um trecho da leitura de hoje.
“Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés (Hebreus 10:28)”.
Este verbo, “rejeitado”, que aparece no versículo, vem de um termo grego que significa “negar-se a reconhecer”, “recusar”, “anular”. Os que recusavam a lei de Moisés o faziam atuando em aberta violação dos seus preceitos. Depreciavam a autoridade da lai e desafiavam a jurisdição que a mesma teria sobre eles.
Esta lei, era todo o código legal promulgado por Moisés sob a direção divina, particularmente como aparece registrada no livro de Deuteronômio (31:24-26).
Aqui se fala de “duas ou três testemunhas”. No caso de um crime grave, por exemplo, um assassinato, Moisés estipulava que pelo menos duas testemunhas deveriam concordar quanto aos detalhes essenciais, antes de que se pudesse pronunciar um veredito de culpabilidade. Esta estipulação misericordiosa e sábia tinha o propósito de desestimular falsas acusações, e de assegurar que houvesse justiça. Este mesmo princípio é válido na atualidade.
A expressão “sem misericória” denotava que não havia possibilidade de apelação à sentença. Não havia uma corte superior a que se recorrer para revisar o caso. Este é o ponto teológico. Hoje, se Satanás nos acusar, temos uma corte celestial a que recorrer. Não havia escapatória para o castigo que era prescrito pelos reclamos da lei. Os apóstatas reconhecidos como tais, deveriam morrer para que a sua influência não se propagasse aos outros.
Filhinhos eu vos escrevo estas coisas para que não pequeis. Todavia se pecardes, tendes um advogado junto ao Pai, que é Jesus Cristo (1João 1:21).
Porque temos que ter consciência de que, sem vigilância e sem o apoio de Deus, é possível cair dá fé. “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários”. (Hebreus 10:26-27 RA).
O cristão deve ser muito cuidadoso em não desobedecer conscientemente os mandamentos de Deus. A prática voluntária do pecado afasta o cristão de Cristo; e longe de Cristo não há salvação.
Portanto não devemos temer a perseguição religiosa ou o escárnio por seguirmos o Mestre, devemos temer, sim, o abandonarmos o caminho que sabemos ser o correto. Por isso, ao nos tornarmos membros de uma comunidade local do Corpo de Cristo, não devemos olhar para as pessoas que nos cercam, suas faltas ou defeitos. Devemos olhar para Cristo. Ele é o nosso modelo e o nosso guia.
“Não deixemos de reunir-nos como igreja... procuremos encorajar-nos uns aos outros... (Hebreus 10:25)”
Valdeci Júnior
Fátima Silva