-
-
Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
-
-
1
|Esdras 1:1|
ubhishnath 'achath lekhoresh melekh pâras likhloth debhar-Adonaymippiy yirmeyâh hê`iyr Adonay 'eth-ruach koresh melekh-pârasvayya`abher-qol bekhol-malkhutho vegham-bemikhtâbh lê'mor
-
2
|Esdras 1:2|
koh 'âmarkoresh melekh pâras kol mamlekhoth hâ'ârets nâthan liy Adonay'elohêy hashâmâyim vehu'-phâqadh `âlay libhnoth-lo bhayith biyrushâlaim'asher biyhudhâh
-
3
|Esdras 1:3|
miy-bhâkhem mikkol-`ammo yehiy 'elohâyv `immoveya`al liyrushâlaim 'asher biyhudhâh veyibhen 'eth-bêyth Adonay'elohêy yisrâ'êl hu' hâ'elohiym 'asher biyrushâlâim
-
4
|Esdras 1:4|
vekhol-hannish'âr mikkol-hammeqomoth 'asher hu' ghâr-shâm yenase'uhu'anshêy meqomo bekheseph ubhezâhâbh ubhirkhush ubhibhhêmâh `im-hannedhâbhâh lebhêyth hâ'elohiym 'asher biyrushâlâim
-
5
|Esdras 1:5|
vayyâqumurâ'shêy hâ'âbhoth liyhudhâh ubhinyâmin vehakkohaniym vehalviyyimlekhol hê`iyr hâ'elohiym 'eth-rucho la`aloth libhnoth 'eth-bêyth Adonay'asher biyrushâlâim
-
6
|Esdras 1:6|
vekhol-sebhiybhothêyhem chizzequ bhiydhêyhembikhlêy-kheseph bazzâhâbh bârkhush ubhabbehêmâh ubhammighdânoth lebhadh`al-kâl-hithnaddêbh s
-
7
|Esdras 1:7|
vehammelekh koresh hotsiy' 'eth-kelêy bhêyth-Adonay 'asher hotsiy' nebhukhadhnetsar miyrushâlaim vayyittenêmbebhêyth 'elohâyv
-
8
|Esdras 1:8|
vayyotsiy'êm koresh melekh pâras `al-yadh mithredhâthhaggizbâr vayyisperêm leshêshebatsar hannâsiy' liyhudhâh
-
9
|Esdras 1:9|
ve'êllehmispârâm 'agharthelêy zâhâbh sheloshiym 'agharthelêy-kheseph 'âleph.machalâphiym tish`âh ve`esriym s
-
10
|Esdras 1:10|
kephorêy zâhâbh sheloshiym kephorêykheseph mishniym 'arba` mê'oth va`asârâh kêliym 'achêriym 'âleph s
-
-
Sugestões
Clique para ler Salmos 106-110
03 de julho LAB 550
APRENDENDO
SALMOS 106-110
Vamos nos deliciar com mais alguns salmos? A leitura de hoje está tremenda!
Começando com o Salmo 106, se você observar bem, verá que ele é parecido com o 78, pois também descreve a história de Israel depois do êxodo; alterna-se entre a bondade e o poder do Senhor e a infidelidade e a fraqueza do povo escolhido. A composição deles foi preservada devido à esperança inesquecível e da fé irreprimível no Deus da aliança que aquele povo tinha.
No Salmo 107, vamos entrar para o quinto e último livro da coleção dos salmos. Ele é, também, um poema pertencente ao grupo de salmos que chamamos de grupo retrospectivo, grupo histórico. Os Salmos históricos mais notáveis são: 78, 105, 106, 107, 135 e 136, pois retratam o livramento que Israel teve no passado da sua escravidão no Egito.
Já o Salmo 109 fala dos homens justos que sofrem. Os Salmos 35 e 39 também falam, mas ele é o mais franco para tratar do assunto de pessoas que, apesar de justas, são sofredoras. Se quem escreveu esse salmo foi Davi, então imagina-se que ele estivesse se referindo ao seu próprio sofrimento causado por Saul ou, talvez, por Doegue.
Salmo 110: é interessante que o Novo Testamento concorda que o autor desse salmo tenha sido Davi. Na realidade, ele é o mais citado no NT, porque tem um significado de profecia messiânica. Então, a interpretação dele é cristológica, ou seja, centrada em Cristo. Nele, vemos a exaltação de Cristo, na qual Ele está assentado à direita de Deus, o que é confirmado pelos livros de Mateus, Hebreus e Pedro.
Podemos ver, também, que esse breve poema, obviamente, consiste de duas partes. Cada uma delas inclui uma afirmação de Jeová, que é curta e explícita. Elas se expandem de uma forma que, ao mesmo tempo, é surpreendente e enigmática. Digo surpreendente, porque há um tipo de entronização associada a um governo de ferro, centralizado em Sião e porque o sacerdócio de Cristo é ligado ao sacerdócio de Melquisedeque e não, como seria de se esperar, ao sacerdócio de Arão. É enigmática porque enquanto o exército do rei é descrito com características de uma beleza igrejeira, o ministério sacerdotal, por um outro lado, está relacionado com fatalidade generalizada e conflito de guerra.
Está difícil de entender? Isso é só o começo! Sua cabeça esquentará mesmo quando se debruçar por cima desses salmos para estudá-los. Você acha que os salmos são apenas lindos poemas, com textos romantizados, “aguinha com açúcar”? Não! Neles também tem grandes lições teológicas e profundas para ser aplicadas na nossa vida. Então, leia-os com oração e aprenda bastante.
Valdeci Júnior
Fátima Silva