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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|2 Crônicas 17:1|
vayyimlokh yehoshâphâth beno tachtâyv vayyithchazzêq `al-yisrâ'êl
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2
|2 Crônicas 17:2|
vayyitten-chayil bekhol-`ârêy yehudhâh habbetsuroth vayyittênnetsiybhiym be'erets yehudhâh ubhe`ârêy 'ephrayim 'asher lâkhadh 'âsâ''âbhiyv
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3
|2 Crônicas 17:3|
vayhiy Adonay `im-yehoshâphâth kiy hâlakh bedharkhêydâviydh 'âbhiyv hâri'shoniym velo' dhârash labbe`âliym
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4
|2 Crônicas 17:4|
kiy lê'lohêy'âbhiyv dârâsh ubhemitsvothâyv hâlâkh velo' kema`asêh yisrâ'êl
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5
|2 Crônicas 17:5|
vayyâkhen Adonay 'eth-hammamlâkhâh beyâdho vayyittenu khol-yehudhâh minchâh liyhoshâphâth vayhiy-lo `osher-vekhâbhodh lârobh
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6
|2 Crônicas 17:6|
vayyighbah libbo bedharkhêy Adonay ve`odh hêsiyr 'eth-habbâmothve'eth-hâ'ashêriym miyhudhâh ph
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7
|2 Crônicas 17:7|
ubhishnath shâlosh lemolkho shâlach lesârâyvlebhen-chayil ule`obhadhyâh velizkharyâh velinthan'êl ulemiykhâyâhulelammêdh be`ârêy yehudhâh
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8
|2 Crônicas 17:8|
ve`immâhem halviyyim shema`yâhuunethanyâhu uzebhadhyâhu va`asâh'êl ushemiriymoth [u][shemiyrâmoth].viyhonâthân va'adhoniyyâhu vethobhiyyâhu vethobh 'adhoniyyâhhalviyyim ve`immâhem 'eliyshâmâ` viyhorâm hakkohaniym
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9
|2 Crônicas 17:9|
vaylammedhu biyhudhâh ve`immâhem sêpher torath Adonayvayyâsobbu bekhol-`ârêy yehudhâh vaylammedhu bâ`âm
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10
|2 Crônicas 17:10|
vayhiypachadh Adonay `al kol-mamlekhoth hâ'arâtsoth 'asher sebhiybhothyehudhâh velo' nilchamu `im-yehoshâphâth
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Sugestões
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08 de junho LAB 525
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JÓ 20-21
Na primeira parte da leitura de hoje (capítulo 20), aparece o discurso de Zofar, num tom sarcástico de acusação ao seu amigo Jó. Ele queria dar uma explicação para o sofrimento de Jó, jogando toda a responsabilidade da situação nas costas dele.
Em grande parte, esse discurso termina imitando o que os outros dois amigos, Bildade e Elifaz, já destacaram na discussão deles. A diferença é que Zofar vai mais ao ponto, inclusive, com mais hostilidade. Ele é muito sínico e insinua coisas terríveis como: “Ele tem oprimido os pobres e os tem deixado desamparados; apoderou-se de casas que não construiu” (verso 19). Zofar continua discriminando os crimes específicos que fazem dos ímpios pessoas culpadas, deixando a entender que Jó participava dessa “laia”.
E é com essa ignorante “cara de pau” que os amigos de Jó continuam afirmando que ele é merecedor de todas as desgraças que bateram à sua porta. Não se cansam de pensar assim e ainda fazem um grande esforço para convencê-lo a pensar da mesma forma. Ao levar Jó a reconhecer isso, quem sabe ele tomaria uma atitude que o livrasse da culpa que supostamente tivesse perante o Senhor. Os amigos de Jó acreditavam que ele só poderia achar o caminho de volta se reconhecesse o pensamento deles e agisse como eles achavam que ele deveria agir.
É claro que esses amigos não estavam fazendo nada mais que expressar o pensamento popular da época. Se compararmos isso com João 9:1-3, concluímos que não podemos estabelecer uma relação direta entre cada uma das ações humanas e todas as consequências de cada uma delas. Corremos o risco de nos enganar com isso, principalmente se a tentativa de relacionar os atos com as consequências estiver limitada a olhar numa perspectiva que se limite somente a esta vida. A variação disso tudo pode ser muito grande e muito além da nossa compreensão. Ou seja, se meter a querer interpretar absolutamente todos os fatos como os amigos de Jó estavam tentando fazer, é “dar murro em ponta de faca”.
Mas, apesar desse escrúpulo dos amigos de Jó, Deus ainda era o centro da vida dele (capítulo 21) e tinha participação em tudo o que ele já tinha feito. Jó tinha a consciência tranquila. Embora fosse um pecador, não era um “pecadeiro”. Essa integridade foi mantida no decorrer de toda a sua vida. E isso lhe ajudou a ficar em paz, mesmo diante de tantas acusações.
Embora o ser humano chegue ao fim dos seus recursos, sua saúde e até sua esperança, ainda pode encontrar conforto buscando a presença de Deus em sua vida.
Busque a Deus hoje!
Valdeci Júnior
Fátima Silva