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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|2 Crônicas 18:1|
vayhiy liyhoshâphâth `osher vekhâbhodh lârobh vayyithchattênle'ach'âbh
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2
|2 Crônicas 18:2|
vayyêredh leqêts shâniym 'el-'ach'âbh leshomeron vayyizbach-lo'ach'âbh tso'n ubhâqâr lârobh velâ`âm 'asher `immo vaysiythêhu la`aloth'el-râmothggil`âdh
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3
|2 Crônicas 18:3|
vayyo'mer 'ach'âbh melekh-yisrâ'êl 'el-yehoshâphâthmelekh yehudhâh hathêlêkh `immiy râmoth gil`âdh vayyo'mer lo kâmoniykhâmokha ukhe`ammekha `ammiy ve`immekha bammilchâmâh
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4
|2 Crônicas 18:4|
vayyo'mer yehoshâphâth 'el-melekh yisrâ'êl derâsh-nâ' khayyom 'eth-debharAdonay
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5
|2 Crônicas 18:5|
vayyiqbots melekh-yisrâ'êl 'eth-hannebhi'iym 'arba`mê'oth 'iysh vayyo'mer 'alêhem hanêlêkh 'el-râmoth gil`âdhlammilchâmâh 'im-'echdâl vayyo'mru `alêh veyittên hâ'elohiym.beyadh hammelekh
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6
|2 Crônicas 18:6|
vayyo'mer yehoshâphâth ha'êyn poh nâbhiy' layhvh`odh venidhreshâh mê'otho
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7
|2 Crônicas 18:7|
vayyo'mer melekh-yisrâ'êl 'el-yehoshâphâth`odh 'iysh-'echâdh lidhrosh 'eth-Adonay mê'otho va'aniy senê'thiyhukiy-'êynennu mithnabbê' `âlay lethobhâh kiy khol-yâmâyv lerâ`âh hu'miykhâyhu bhen-yimlâ' vayyo'mer yehoshâphâth 'al-yo'mar hammelekhkên
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8
|2 Crônicas 18:8|
vayyiqrâ' melekh yisrâ'êl 'el-sâriys 'echâdh vayyo'mer mahêrmiykhâhu [miykhâyhu] bhen-yimlâ'
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9
|2 Crônicas 18:9|
umelekh yisrâ'êl viyhoshâphâthmelekh-yehudhâh yoshebhiym 'iysh `al-kis'o melubbâshiym beghâdhiymveyoshebhiym beghoren pethach sha`ar shomeron vekhol-hannebhiy'iymmithnabbe'iym liphnêyhem
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10
|2 Crônicas 18:10|
vayya`as lo tsidhqiyyâhu bhen-kena`anâhqarnêy bharzel vayyo'mer koh-'âmar Adonay be'êlleh tenaggach'eth-'arâm `adh-kallothâm
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Sugestões
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08 de junho LAB 525
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JÓ 20-21
Na primeira parte da leitura de hoje (capítulo 20), aparece o discurso de Zofar, num tom sarcástico de acusação ao seu amigo Jó. Ele queria dar uma explicação para o sofrimento de Jó, jogando toda a responsabilidade da situação nas costas dele.
Em grande parte, esse discurso termina imitando o que os outros dois amigos, Bildade e Elifaz, já destacaram na discussão deles. A diferença é que Zofar vai mais ao ponto, inclusive, com mais hostilidade. Ele é muito sínico e insinua coisas terríveis como: “Ele tem oprimido os pobres e os tem deixado desamparados; apoderou-se de casas que não construiu” (verso 19). Zofar continua discriminando os crimes específicos que fazem dos ímpios pessoas culpadas, deixando a entender que Jó participava dessa “laia”.
E é com essa ignorante “cara de pau” que os amigos de Jó continuam afirmando que ele é merecedor de todas as desgraças que bateram à sua porta. Não se cansam de pensar assim e ainda fazem um grande esforço para convencê-lo a pensar da mesma forma. Ao levar Jó a reconhecer isso, quem sabe ele tomaria uma atitude que o livrasse da culpa que supostamente tivesse perante o Senhor. Os amigos de Jó acreditavam que ele só poderia achar o caminho de volta se reconhecesse o pensamento deles e agisse como eles achavam que ele deveria agir.
É claro que esses amigos não estavam fazendo nada mais que expressar o pensamento popular da época. Se compararmos isso com João 9:1-3, concluímos que não podemos estabelecer uma relação direta entre cada uma das ações humanas e todas as consequências de cada uma delas. Corremos o risco de nos enganar com isso, principalmente se a tentativa de relacionar os atos com as consequências estiver limitada a olhar numa perspectiva que se limite somente a esta vida. A variação disso tudo pode ser muito grande e muito além da nossa compreensão. Ou seja, se meter a querer interpretar absolutamente todos os fatos como os amigos de Jó estavam tentando fazer, é “dar murro em ponta de faca”.
Mas, apesar desse escrúpulo dos amigos de Jó, Deus ainda era o centro da vida dele (capítulo 21) e tinha participação em tudo o que ele já tinha feito. Jó tinha a consciência tranquila. Embora fosse um pecador, não era um “pecadeiro”. Essa integridade foi mantida no decorrer de toda a sua vida. E isso lhe ajudou a ficar em paz, mesmo diante de tantas acusações.
Embora o ser humano chegue ao fim dos seus recursos, sua saúde e até sua esperança, ainda pode encontrar conforto buscando a presença de Deus em sua vida.
Busque a Deus hoje!
Valdeci Júnior
Fátima Silva