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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|2 Crônicas 22:1|
vayyamliykhu yoshebhêy yerushâlaim 'eth-'achazyâhu bhenohaqqâthon tachtâyv kiy khol-hâri'shoniym hâragh haggedhudh habbâ'bhâ`arbhiym lammachaneh vayyimlokh 'achazyâhu bhen-yehorâm melekhyehudhâh ph
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2
|2 Crônicas 22:2|
ben-'arbâ`iym ushetayim shânâh 'achazyâhu bhemolkhoveshânâh 'achath mâlakh biyrushâlâim veshêm 'immo `athalyâhubath-`âmriy
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3
|2 Crônicas 22:3|
gam-hu' hâlakh bedharkhêy bêyth 'ach'âbh kiy 'immo hâythâhyo`atsto leharshiya`
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4
|2 Crônicas 22:4|
vayya`as hâra` be`êynêy Adonay kebhêyth'ach'âbh kiy-hêmmâh hâyu-lo yo`atsiym 'acharêy moth 'âbhiyvlemashchiyth lo
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5
|2 Crônicas 22:5|
gam ba`atsâthâm hâlakh vayyêlekh 'eth-yehorâmben-'ach'âbh melekh yisrâ'êl lammilchâmâh `al-chazâ'êl melekh-'arâmberâmoth gil`âdh vayyakku hârammiym 'eth-yorâm
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|2 Crônicas 22:6|
vayyâshâbhlehithrappê' bheyizre`e'l kiy hammakkiym 'asher hikkuhu bhârâmâhbehillâchamo 'eth-chazâh'êl melekh 'arâm va`azaryâhu bhen-yehorâmmelekh yehudhâh yâradh lir'oth 'eth-yehorâm ben-'ach'âbh beyizre`e'l kiy-choleh hu'
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7
|2 Crônicas 22:7|
umê'elohiym hâythâh tebhusath 'achazyâhu lâbho' 'el-yorâmubhebho'o yâtsâ' `im-yehorâm 'el-yêhu' bhen-nimshiy 'asher meshâcho.Adonay lehakhriyth 'eth-bêyth 'ach'âbh
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8
|2 Crônicas 22:8|
vayhiy kehishâphêth yêhu' `im-bêyth 'ach'âbh vayyimtsâ' 'eth-sârêy yehudhâh ubhenêy 'achêy 'achazyâhumeshârthiym la'achazyâhu vayyaharghêm
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9
|2 Crônicas 22:9|
vaybhaqqêsh 'eth-'achazyâhuvayyilkedhuhu vehu' mithchabbê' bheshomeron vaybhi'uhu 'el-yêhu'vaymithuhu vayyiqberuhu kiy 'âmru ben-yehoshâphâth hu' 'asher-dârash'eth-Adonay bekhol-lebhâbho ve'êyn lebhêyth 'achazyâhu la`tsor koachlemamlâkhâh
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10
|2 Crônicas 22:10|
va`athalyâhu 'êm 'achazyâhu râ'athâh kiy mêth benâhvattâqâm vattedhabbêr 'eth-kâl-zera` hammamlâkhâh lebhêyth yehudhâh
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Sugestões
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21 de fevereiro LAB 418
EM VIGOR
Números 28-30
A leitura de hoje trata do mesmo assunto do inÃcio ao fim: as ofertas. Naquele tempo, o tipo de ofertas era bem diferente, mas é importante entendermos os princÃpios que estão por trás do ato de ofertar atualmente.
A palavra oferta é traduzida como o ato de trazer alguma coisa como oferenda ao Senhor. Nos tempos bÃblicos existiam dois tipos de ofertas:
1º) Ofertas prescritas por lei – eram aquelas que os judeus traziam regularmente para o Senhor, tais como a oferta do holocausto, de manjares, oferta pacÃfica, pelo pecado e pela culpa. É claro que a prática delas não está ordenada para nós, cristãos, no sentido da apresentação literal delas. Mas o significado espiritual ainda é válido, porque quando ofertamos ao Senhor, fazemos isso na convicção de que todas essas bênçãos, que são a paz, comunhão com Deus, ausência de sentimento de culpa, purificação e vida abundante, são realidades presentes em nossas vidas. E é aà que se encaixa o outro tipo de ofertas.
2º) Ofertas voluntárias – eram apresentadas como uma expressão de gratidão a Deus. O povo era convidado a ofertar voluntariamente. Quando se empenharam na construção do tabernáculo no Monte Sinai, trouxeram liberalmente as ofertas com todos os materiais necessários para aquela obra. O povo contribuiu com tanta abundância, que Moisés chegou a pedir que parassem de trazê-las. Em uma reforma espiritual e religiosa promovida pelo sumo sacerdote Joiada, o povo ofertou para custear os reparos que precisavam ser feitos no templo. Todos contribuÃram generosamente, semelhante ao que aconteceu no reinado de Ezequias.
No Novo Testamento, também há várias referências à s ofertas. Muitas delas estão relacionadas ao próprio ministério de Jesus. Lembra da história da viúva pobre que ofertou tudo que tinha? Ela foi louvada pelo Senhor por causa disso. Teve também a mulher do vaso de alabastro, que derramou o unguento carÃssimo nos pés de Cristo. Ela foi criticada por algumas pessoas, mas Jesus valorizou o ato de fé que ela demonstrou.
Mas, com certeza, o maior exemplo de ofertas voluntárias que temos no Novo Testamento está nos atos da Igreja Primitiva. Vemos que os crentes chegaram a vender as propriedades para depositar o dinheiro ao apostolado. Eles ofertavam de um jeito que não mediam esforços. As igrejas da Macedônia, por exemplo, contribuÃam com alegria, até quando eles estavam passando pelas necessidades da pobreza, dando acima do que podiam para poder aumentar a oferta de socorro aos cristãos da Judéia.
Esses exemplos bÃblicos são para nós. Devemos ter a mesma atitude e voluntariedade para com a manutenção da Obra de Deus. O ato de ofertar é uma prática que ainda deve continuar em vigor.
Valdeci Júnior
Fátima Silva