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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|1 Coríntios 12:1|
peri de tôn pneumatikôn adelphoi ou thelô umas agnoein
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2
|1 Coríntios 12:2|
oidate oti ab=ote ethnê ête pros ta eidôla ta aphôna ôs an êgesthe apagomenoi
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3
|1 Coríntios 12:3|
dio gnôrizô umin oti oudeis en pneumati theou lalôn legei anathema a=iêsous tsb=iêsoun kai oudeis dunatai eipein a=kurios tsb=kurion a=iêsous tsb=iêsoun ei mê en pneumati agiô
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4
|1 Coríntios 12:4|
diaireseis de charismatôn eisin to de auto pneuma
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5
|1 Coríntios 12:5|
kai diaireseis diakoniôn eisin kai o autos kurios
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6
|1 Coríntios 12:6|
kai diaireseis energêmatôn eisin o de autos tsb=estin theos o energôn ta panta en pasin
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7
|1 Coríntios 12:7|
ekastô de didotai ê phanerôsis tou pneumatos pros to sumpheron
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8
|1 Coríntios 12:8|
ô men gar dia tou pneumatos didotai logos sophias allô de logos gnôseôs kata to auto pneuma
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9
|1 Coríntios 12:9|
eterô tsb=de pistis en tô autô pneumati allô de charismata iamatôn en tô a=eni tsb=autô pneumati
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10
|1 Coríntios 12:10|
allô de energêmata dunameôn allô a=[de] tsb=de prophêteia allô a=[de] tsb=de diakriseis pneumatôn eterô tsb=de genê glôssôn allô de ermêneia glôssôn
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Sugestões
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21 de março LAB 446
PENSANDO BEM...
Juízes 20-21
Laurence Richards, em seu livro The Teacher’s Coments, chamou-me a atenção para algo que eu nunca tinha pensado em relação ao livro de Juízes e a nossa sociedade moderna. Se você observar na sua Bíblia, ao terminar de ler esse livro, vai deparar-se com a frase: “Naquela época, não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.” Na realidade, essa frase repete-se várias vezes em Juízes. Ela deve nos levar a pensar sobre tudo o que possa existir na nossa conduta que não esteja alinhado com a vida que Deus descreve na Sua Lei. Este é o ponto.
Pense bem: nos dias atuais, os tribunais têm a tendência de definir o que é obsceno usando como critérios o que seriam chamados de “padrões da sociedade”. Ou seja, o que as pessoas de uma comunidade considerarem obscenidade será obscenidade, e o que considerarem não-obsceno não será obsceno. E, desafortunadamente, isso é óbvio. Mas minha pergunta é: O que você acha desse critério?
Será que a frase “Naquela época... cada um fazia o que lhe parecia certo” e esse sistema moderno de estabelecer a “justiça” têm algo em comum? É claro que tem tudo a ver. Obviamente também estamos errados. A(s) nossa(s) comunidade(s) deveria(m) estabelecer como definições legais os conceitos morais e não as ações de crime. Mas parece quase impossível, pois como isso seria feito, se existe tanto desacordo sobre o que vem a ser “certo” e o que vem a ser “errado”? O pós-modernismo, o pluralismo e o amor pelo “politicamente correto” nos fizeram, como sociedade, afocinharmos nessa fossa insegura.
“E agora?” É a mesma pergunta que poderia ser feita e ser respondida no período dos Juízes. Temos a Bíblia, eles tinham o Pentateuco e a história de Josué. A própria Palavra de Deus, através de Josué e de Moisés, já tinha advertido aquele povo que a desobediência também traz consigo a semeadura da autodestruição. O contexto daquela sociedade do fim do livro de Juízes mostra esse conceito de uma maneira muito clara. A única variação é que o deteriorar das coisas, às vezes, é um processo longo ou um processo curto, mas é um processo que acontece. Pode demorar porque em determinadas situações, o fruto mortal e amargo talvez demore algumas gerações para ficar maduro. Mas o “Assim Diz o Senhor” é certo. A mortandade que um dia foi anunciada vai chegar. O que Deus fala, de forma muito inconfundível e irredutível, é a expressão dos princípios nos quais precisamos nos basear para sermos bem conduzidos nesta vida.
E os princípios você já sabe como pode encontrar: fazendo a leitura bíblica diária.
Valdeci Júnior
Fátima Silva