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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|1 Coríntios 14:1|
diôkete tên agapên zêloute de ta pneumatika mallon de ina prophêteuête
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2
|1 Coríntios 14:2|
o gar lalôn glôssê ouk anthrôpois lalei alla tsb=tô theô oudeis gar akouei pneumati de lalei mustêria
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3
|1 Coríntios 14:3|
o de prophêteuôn anthrôpois lalei oikodomên kai paraklêsin kai paramuthian
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4
|1 Coríntios 14:4|
o lalôn glôssê eauton oikodomei o de prophêteuôn ekklêsian oikodomei
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5
|1 Coríntios 14:5|
thelô de pantas umas lalein glôssais mallon de ina prophêteuête meizôn a=de tsb=gar o prophêteuôn ê o lalôn glôssais ektos ei mê b=diermêneuei ats=diermêneuê ina ê ekklêsia oikodomên labê
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6
|1 Coríntios 14:6|
a=nun tsb=nuni de adelphoi ean elthô pros umas glôssais lalôn ti umas ôphelêsô ean mê umin lalêsô ê en apokalupsei ê en gnôsei ê en prophêteia ê a=[en] tsb=en didachê
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7
|1 Coríntios 14:7|
omôs ta apsucha phônên didonta eite aulos eite kithara ean diastolên tois phthoggois mê b=didô ats=dô pôs gnôsthêsetai to auloumenon ê to kitharizomenon
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8
|1 Coríntios 14:8|
kai gar ean adêlon tsb=phônên salpigx a=phônên dô tis paraskeuasetai eis polemon
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9
|1 Coríntios 14:9|
outôs kai umeis dia tês glôssês ean mê eusêmon logon dôte pôs gnôsthêsetai to laloumenon esesthe gar eis aera lalountes
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10
|1 Coríntios 14:10|
tosauta ei tuchoi genê phônôn a=eisin tsb=estin en kosmô kai ouden bt=autôn aphônon
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Sugestões
Clique para ler Isaías 8-10
25 de julho LAB 572
PAPO-CABEÇA
Isaías 08-10
Estou lendo “Uma História do Pensamento Cristão - Do início até o Concílio de Calcedônia”. Neste livro, Justo Gonzáles vai narrando fatos que aconteceram com os homens dos primeiros séculos da era cristã, colocando citações de seus escritos e argumentando, de maneira que você termina sendo realmente induzido a imaginar o que supostamente se passava na cabeça daqueles cristãos do começo da era do cristianismo. Bate-papo legal é aquele cuja pauta não se prende a falar apenas de fatos ou pessoas, mas, pelo contrário, sobre o nível para o campo das idéias. A maioria das pessoas conversa, conversa, conversa... E a conversa não sai desse nível: falar de outras pessoas. Representa a pobreza de uma conversa vazia, onde, geralmente, os interlocutores não têm conteúdo. Quando surge uma discussão, as pessoas que são viciadas nesse tipo de conversa, por não saber defender idéias, só conseguem fazer críticas “ad hominem”, isto é, atacam as pessoas. E não conseguir separar idéia pra um lado e pessoa para o outro, é desastroso.
Mas subindo o nível um pouquinho, existe a conversa que fala sobre fatos: aconteceu isto, aconteceu aquilo, vai acontecer aquilo outro... Trata-se de uma prosopopéia um pouco menos pobre.
Acima disso estão os papos-cabeça, que conseguem enxergar além das pessoas e dos fatos, e ver os valores, princípios, conceitos, idéias, argumentos, razões e as coisas mais sublimes que o pensamento humano pode produzir. Hoje eu lhe desafio a fazer uma apreciação do texto de leitura bíblica. É claro que Isaías cita pessoas e fatos. Mas, que significado havia por trás destes? Todavia, tente, ao ler Isaías 08 a 10, mixar a lógica com a sensibilidade. E experimente ver que grandes coisas podem sair de um mesmo texto!
Exemplos:
a) Isaías 8:20 – Aqui você encontra o conceito (segundo os critérios descritos neste versículos) de que a grande depositária da verdade é a Igreja. Isso não é o que está diretamente escrito, mas é uma mensagem que está ali no verso, e que não pode ser negada.
b)Isaías 8:19-20 – Apesar de não ver nestas linhas a palavra “espiritismo”, numa leitura mais atentiva você vai perceber claramente que a atual religiosidade espírita é espúria para Deus.
c) Isaías 9:6-7 – Apesar de que a palavra “Jesus” só apareça no Novo Testamento, com um olhar além das linhas e letras você vê, claramente, as predições concernentes acerca de um Salvador que viria.
d) Isaías...
Da letra “d” em diante é contigo. De uma coisa eu sei, meu amigo, existem muitas outras lições a ser tiradas destes três capítulos propostos para hoje. Peça a Deus, que lhe ensine a disciplina que está além da simples grafia.
Valdeci Júnior
Fátima Silva