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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|1 Coríntios 7:1|
peri de ôn egrapsate tsb=moi kalon anthrôpô gunaikos mê aptesthai
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2
|1 Coríntios 7:2|
dia de tas porneias ekastos tên eautou gunaika echetô kai ekastê ton idion andra echetô
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3
|1 Coríntios 7:3|
tê gunaiki o anêr tên a=opheilên tsb=opheilomenên tsb=eunoian apodidotô omoiôs de kai ê gunê tô andri
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4
|1 Coríntios 7:4|
ê gunê tou idiou sômatos ouk exousiazei a=alla tsb=all o anêr omoiôs de kai o anêr tou idiou sômatos ouk exousiazei a=alla tsb=all ê gunê
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5
|1 Coríntios 7:5|
mê apostereite allêlous ei a=mêti tsb=mê tsb=ti an ek sumphônou pros kairon ina a=scholasête tsb=scholazête tsb=tê tsb=nêsteia tsb=kai tê proseuchê kai palin epi to auto a=ête tsb=sunerchêsthe ina mê peirazê umas o satanas dia tên akrasian umôn
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6
|1 Coríntios 7:6|
touto de legô kata suggnômên ou kat epitagên
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7
|1 Coríntios 7:7|
thelô a=de tsb=gar pantas anthrôpous einai ôs kai emauton a=alla tsb=all ekastos idion tsb=charisma echei a=charisma ek theou a=o tsb=os men outôs a=o tsb=os de outôs
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8
|1 Coríntios 7:8|
legô de tois agamois kai tais chêrais kalon autois tsb=estin ean meinôsin ôs kagô
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9
|1 Coríntios 7:9|
ei de ouk egkrateuontai gamêsatôsan a=kreitton tsb=kreisson gar estin gamêsai ê purousthai
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10
|1 Coríntios 7:10|
tois de gegamêkosin paraggellô ouk egô a=alla tsb=all o kurios gunaika apo andros mê chôristhênai
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Sugestões
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21 de março LAB 446
PENSANDO BEM...
Juízes 20-21
Laurence Richards, em seu livro The Teacher’s Coments, chamou-me a atenção para algo que eu nunca tinha pensado em relação ao livro de Juízes e a nossa sociedade moderna. Se você observar na sua Bíblia, ao terminar de ler esse livro, vai deparar-se com a frase: “Naquela época, não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.” Na realidade, essa frase repete-se várias vezes em Juízes. Ela deve nos levar a pensar sobre tudo o que possa existir na nossa conduta que não esteja alinhado com a vida que Deus descreve na Sua Lei. Este é o ponto.
Pense bem: nos dias atuais, os tribunais têm a tendência de definir o que é obsceno usando como critérios o que seriam chamados de “padrões da sociedade”. Ou seja, o que as pessoas de uma comunidade considerarem obscenidade será obscenidade, e o que considerarem não-obsceno não será obsceno. E, desafortunadamente, isso é óbvio. Mas minha pergunta é: O que você acha desse critério?
Será que a frase “Naquela época... cada um fazia o que lhe parecia certo” e esse sistema moderno de estabelecer a “justiça” têm algo em comum? É claro que tem tudo a ver. Obviamente também estamos errados. A(s) nossa(s) comunidade(s) deveria(m) estabelecer como definições legais os conceitos morais e não as ações de crime. Mas parece quase impossível, pois como isso seria feito, se existe tanto desacordo sobre o que vem a ser “certo” e o que vem a ser “errado”? O pós-modernismo, o pluralismo e o amor pelo “politicamente correto” nos fizeram, como sociedade, afocinharmos nessa fossa insegura.
“E agora?” É a mesma pergunta que poderia ser feita e ser respondida no período dos Juízes. Temos a Bíblia, eles tinham o Pentateuco e a história de Josué. A própria Palavra de Deus, através de Josué e de Moisés, já tinha advertido aquele povo que a desobediência também traz consigo a semeadura da autodestruição. O contexto daquela sociedade do fim do livro de Juízes mostra esse conceito de uma maneira muito clara. A única variação é que o deteriorar das coisas, às vezes, é um processo longo ou um processo curto, mas é um processo que acontece. Pode demorar porque em determinadas situações, o fruto mortal e amargo talvez demore algumas gerações para ficar maduro. Mas o “Assim Diz o Senhor” é certo. A mortandade que um dia foi anunciada vai chegar. O que Deus fala, de forma muito inconfundível e irredutível, é a expressão dos princípios nos quais precisamos nos basear para sermos bem conduzidos nesta vida.
E os princípios você já sabe como pode encontrar: fazendo a leitura bíblica diária.
Valdeci Júnior
Fátima Silva