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Leia por capítulosComentário sobre a Leitura Bíblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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1
|2 Coríntios 3:1|
archometha palin eautous sunistanein as=ê bt=ei mê chrêzomen ôs tines sustatikôn epistolôn pros umas ê ex umôn tsb=sustatikôn
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2
|2 Coríntios 3:2|
ê epistolê êmôn umeis este eggegrammenê en tais kardiais êmôn ginôskomenê kai anaginôskomenê upo pantôn anthrôpôn
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3
|2 Coríntios 3:3|
phaneroumenoi oti este epistolê christou diakonêtheisa uph êmôn eggegrammenê ou melani alla pneumati theou zôntos ouk en plaxin lithinais all en plaxin ab=kardiais ts=kardias sarkinais
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4
|2 Coríntios 3:4|
pepoithêsin de toiautên echomen dia tou christou pros ton theon
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5
|2 Coríntios 3:5|
ouch oti tsb=ikanoi tsb=esmen aph eautôn a=ikanoi a=esmen logisasthai ti ôs ex eautôn all ê ikanotês êmôn ek tou theou
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6
|2 Coríntios 3:6|
os kai ikanôsen êmas diakonous kainês diathêkês ou grammatos alla pneumatos to gar gramma a=apoktennei b=apoktenei ts=apokteinei to de pneuma zôopoiei
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7
|2 Coríntios 3:7|
ei de ê diakonia tou thanatou en grammasin entetupômenê tsb=en lithois egenêthê en doxê ôste mê dunasthai atenisai tous uious israêl eis to prosôpon ab=môuseôs ts=môseôs dia tên doxan tou prosôpou autou tên katargoumenên
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8
|2 Coríntios 3:8|
pôs ouchi mallon ê diakonia tou pneumatos estai en doxê
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9
|2 Coríntios 3:9|
ei gar a=tê tsb=ê diakonia tês katakriseôs doxa pollô mallon perisseuei ê diakonia tês dikaiosunês tsb=en doxê
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10
|2 Coríntios 3:10|
kai gar ab=ou ts=oude dedoxastai to dedoxasmenon en toutô tô merei a=eineken tsb=eneken tês uperballousês doxês
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Sugestões
Clique para ler Êxodo 9-11
19 de janeiro LAB 385
QUEM MESMO?
Êxodo 09-11
Você sabe quem é foi faraó? Logo vem à cabeça a figura do rei que mandava no Egito no tempo que Moisés libertou os israelitas, não é mesmo? Há pessoas que pensam que faraó era o nome daquele rei. Mas faraó nunca foi nome de gente. Faraó é um título, assim como existem os títulos de presidente, governador, deputado... A pergunta, na realidade, não é “quem foi faraó”, mas “o que era um faraó”?
Faraó, ou “Pharaoh”, como se diz em inglês, que fica com uma pronúncia mais perto do original, era o título oficial que se dava para os reis que nasciam no Egito desde os tempos antigos até quando aquele país, o Egito, foi conquistado pelos gregos. Muitos estudiosos imaginam que esse nome seja um composto de duas palavras “rá” e “fé”. Rá, na língua egípcia que eles falavam naquela época, significava “sol”, ou “deus-sol”. E “fé” era um artigo que se colocaria antes do substantivo “sol”. No caso em português, a letra “o”. Então, de forma contraída, a palavra faraó significaria “O sol” ou “O deus-sol”.
O rei do Egito era realmente o deus que eles adoravam. Mas qualquer um que nascesse para ocupar aquela posição, viria a ser um faraó. Então, quando a Bíblia fala de faraó, ela não está falando apenas de uma pessoa. Existem vários homens citados na Bíblia como sendo faraós. Nos meus estudos, encontrei 12 faraós citados na Bíblia. Teve o faraó que era o rei que estava sobre o trono quando Abraão foi ao Egito, de origem semita; o faraó dos dias do José do Egito; o faraó chamado Seti que, provavelmente, foi contemporâneo aproximado de Moisés. Depois dele, vem um faraó chamado Ramessés segundo, o faraó do ponto alto da opressão que o Egito colocou em cima dos israelitas. Muita gente pensa que o faraó da época do êxodo chamava-se Menephtah I.
Existem tantos outros faraós. Homens que pensavam que eram deuses. Coitados! Morreram! Suas múmias são simplesmente peças de museus, quando não são coisa pior, como figuras de lendas ou personagens hilárias das palhaçadas dos desenhos animados.
Muitas vezes, isso acontece conosco. Não nos enxergamos. Pensamos que podemos muita coisa. Faça a leitura de hoje: o faraó vê seu país se lascar com as feridas purulentas, com os granizos violentos, com os gafanhotos que destruíram toda a paisagem verde, com o fenômeno das trevas sobrenaturais e, mesmo assim, ainda continuava resistindo ao verdadeiro Deus dos Céus, pensando que ele, como pobre ser humano mortal, fosse maior que o próprio Deus. Que coisa triste quando uma pessoa não se enxerga.
Enxergue-se, com a iluminação da leitura bíblica.
Valdeci Júnior
Fátima Silva