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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Ester 6:1|
ballaylâh hahu' nâdhedhâh shenath hammelekh vayyo'merlehâbhiy' 'eth-sêpher hazzikhronoth dibhrêy hayyâmiym vayyihyuniqrâ'iym liphnêy hammelekh
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|Ester 6:2|
vayyimmâtsê' khâthubh 'asher higgiydhmordokhay `al-bighthânâ' vâtheresh shenêy sâriysêy hammelekhmishomerêy hassaph 'asher biqshu lishloach yâdh bammelekh 'achashvêrosh
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3
|Ester 6:3|
vayyo'mer hammelekh mah-na`asâh yeqâr ughedhullâh lemordokhay`al-zeh vayyo'mru na`arêy hammelekh meshârthâyv lo'-na`asâh`immo dâbhâr
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4
|Ester 6:4|
vayyo'mer hammelekh miy bhechâtsêr vehâmân bâ'lachatsar bêyth-hammelekh hachiytsonâh lê'mor lammelekh lithloth 'eth-mordokhay `al-hâ`êts 'asher-hêkhiyn lo
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|Ester 6:5|
vayyo'mru na`arêyhammelekh 'êlâyv hinnêh hâmân `omêdh bechâtsêr vayyo'merhammelekh yâbho'
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|Ester 6:6|
vayyâbho' hâmân vayyo'mer lo hammelekhmah-la`asoth bâ'iysh 'asher hammelekh châphêts biyqâro vayyo'merhâmân belibbo lemiy yachpots hammelekh la`asoth yeqâr yothêrmimmenniy
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|Ester 6:7|
vayyo'mer hâmân 'el-hammelekh 'iysh 'asher.hammelekh châphêts biyqâro
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|Ester 6:8|
yâbhiy'u lebhush malkhuth 'asher lâbhash-bohammelekh vesus 'asher râkhabh `âlâyv hammelekh va'asher nittan kethermalkhuth bero'sho
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|Ester 6:9|
venâthon hallebhush vehassus `al-yadh-'iysh misârêyhammelekh happartemiym vehilbiyshu 'eth-hâ'iysh 'asher hammelekhchâphêts biyqâro vehirkiybhuhu `al-hassus birchobh hâ`iyr veqâr'ulephânâyv kâkhâh yê`âseh lâ'iysh 'asher hammelekh châphêts biyqâro
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|Ester 6:10|
vayyo'mer hammelekh lehâmân mahêr qach 'eth-hallebhush ve'eth-hassuska'asher dibbartâ va`asêh-khên lemordokhay hayyehudhiy hayyoshêbhbesha`ar hammelekh 'al-tappêl dâbhâr mikkol 'asher dibbartâ
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Sugestões

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23 de novembro LAB 693
AJUDANDO OS MAIS FRACOS
1CorÃntios 08-10
Quando as pessoas lêem 1CorÃntios 10:25 e pensam que Paulo está abolindo as leis de saúde, na realidade, estão enganadas. Biblicamente, assim como a carne de porco não era comestÃvel há milênios atrás, não é também, até hoje. Para entender isto, é importante ler todo o contexto. Por isso, a leitura de hoje é toda, um assunto só.
Estudando o contexto deste texto podemos facilmente identificar o assunto do qual Paulo estava tratando na ocasião. O versÃculo 28 e bem assim todo o contexto, desde o verso 14 e também todo o capÃtulo 8, esclarecem que o assunto trata exclusivamente de carnes oferecidas a Ãdolos. Não se fala aqui das espécies de carnes, mas sim das que haviam sido oferecidas aos Ãdolos antes de irem para o açougue. Todavia, nem sempre a carne era previamente sacrificada. Isso, o presente texto nos dá a entender com bastante clareza, pois diz Paulo: ‘sem nada perguntardes por escrúpulos de consciência’. (Versão P. Rohden).
Se toda carne fosse sempre oferecida aos deuses antes de ir para o mercado, ninguém precisava ter dúvidas; mas como o não era, e mesmo porque não havia importância em saber, o crente não tinha necessidade de perguntar coisa alguma. Paulo não diz aqui que não deviam perguntar para saber de que espécie era a carne, se deste ou aquele animal, porque isto, naturalmente, não estava em questão. Não tinham razão para perguntar, a não ser que fossem advertidos por alguém.
Ademais, não se precisavam manter esses escrúpulos, porque, ‘quanto ao comer das coisas sacrificadas aos Ãdolos’, disse Paulo, ‘sabemos que o Ãdolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só’ (cap.8:4). Ninguém precisava preocupar-se com isto porque os Ãdolos, nada sendo senão matéria inanimada, também não podiam influir na carne. E além disto, antes de comê-la, se pedia sobre ela a bênção de Deus. Verso 30; 1Tim. 4:5. Mas, se alguém tinha dúvidas, a advertência era a de Rom. 14:23. Também, se alguém advertia ao crente, dizendo-lhe que aquela carne havia sido sacrificada aos Ãdolos, então ele, por amor à consciência, daquele que o advertia, não devia comer.
Compreende-se claramente que Paulo, em todos esses versÃculos, põe em relevo o mal de comer para escândalo dos fracos. (1Cor. 8:12; 10:31).
Não que houvesse mal em usar das carnes sacrificadas aos Ãdolos, quer adquirindo-os nos açougues, quer comendo-as na casa de um gentio, porque os Ãdolos nada são; o que se condenava era o errôneo procedimento de alguns crentes, que ainda costumavam ir aos templos pagãos e ali banquetear-se, em suas mesas, com os sacrifÃcios feitos em honra aos deuses.
Valdeci Júnior
Fátima Silva