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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Ester 6:1|
ballaylâh hahu' nâdhedhâh shenath hammelekh vayyo'merlehâbhiy' 'eth-sêpher hazzikhronoth dibhrêy hayyâmiym vayyihyuniqrâ'iym liphnêy hammelekh
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|Ester 6:2|
vayyimmâtsê' khâthubh 'asher higgiydhmordokhay `al-bighthânâ' vâtheresh shenêy sâriysêy hammelekhmishomerêy hassaph 'asher biqshu lishloach yâdh bammelekh 'achashvêrosh
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3
|Ester 6:3|
vayyo'mer hammelekh mah-na`asâh yeqâr ughedhullâh lemordokhay`al-zeh vayyo'mru na`arêy hammelekh meshârthâyv lo'-na`asâh`immo dâbhâr
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4
|Ester 6:4|
vayyo'mer hammelekh miy bhechâtsêr vehâmân bâ'lachatsar bêyth-hammelekh hachiytsonâh lê'mor lammelekh lithloth 'eth-mordokhay `al-hâ`êts 'asher-hêkhiyn lo
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|Ester 6:5|
vayyo'mru na`arêyhammelekh 'êlâyv hinnêh hâmân `omêdh bechâtsêr vayyo'merhammelekh yâbho'
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|Ester 6:6|
vayyâbho' hâmân vayyo'mer lo hammelekhmah-la`asoth bâ'iysh 'asher hammelekh châphêts biyqâro vayyo'merhâmân belibbo lemiy yachpots hammelekh la`asoth yeqâr yothêrmimmenniy
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|Ester 6:7|
vayyo'mer hâmân 'el-hammelekh 'iysh 'asher.hammelekh châphêts biyqâro
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|Ester 6:8|
yâbhiy'u lebhush malkhuth 'asher lâbhash-bohammelekh vesus 'asher râkhabh `âlâyv hammelekh va'asher nittan kethermalkhuth bero'sho
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|Ester 6:9|
venâthon hallebhush vehassus `al-yadh-'iysh misârêyhammelekh happartemiym vehilbiyshu 'eth-hâ'iysh 'asher hammelekhchâphêts biyqâro vehirkiybhuhu `al-hassus birchobh hâ`iyr veqâr'ulephânâyv kâkhâh yê`âseh lâ'iysh 'asher hammelekh châphêts biyqâro
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|Ester 6:10|
vayyo'mer hammelekh lehâmân mahêr qach 'eth-hallebhush ve'eth-hassuska'asher dibbartâ va`asêh-khên lemordokhay hayyehudhiy hayyoshêbhbesha`ar hammelekh 'al-tappêl dâbhâr mikkol 'asher dibbartâ
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva