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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Ester 7:1|
vayyâbho' hammelekh vehâmân lishtoth `im-'estêrhammalkâh
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|Ester 7:2|
vayyo'mer hammelekh le'estêr gam bayyom hashêniybemishtêh hayyayin mah-she'êlâthêkh 'estêr hammalkâh vethinnâthên lâkhumah-baqqâshâthêkh `adh-chatsiy hammalkhuth vethê`âs
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3
|Ester 7:3|
vatta`an 'estêrhammalkâh vatto'mar 'im-mâtsâ'thiy chên be`êyneykha hammelekhve'im-`al-hammelekh thobh tinnâthen-liy naphshiy bish'êlâthiy ve`ammiybebhaqqâshâthiy
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|Ester 7:4|
kiy nimkarnu 'aniy ve`ammiy lehashmiydh laharoghule'abbêdh ve'illu la`abhâdhiym velishphâchoth nimkarnu hecherashtiy kiy'êyn hatsâr shoveh benêzeq hammelekh s
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|Ester 7:5|
vayyo'mer hammelekh'achashvêrosh vayyo'mer le'estêr hammalkâh miy hu' zeh ve'êy-zehhu' 'asher-melâ'o libbo la`asoth kên
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6
|Ester 7:6|
vatto'mer-'estêr 'iysh tsarve'oyêbh hâmân hârâ` hazzeh vehâmân nibh`ath milliphnêy hammelekh.vehammalkâh
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7
|Ester 7:7|
vehammelekh qâm bachamâtho mimmishtêh hayyayin'el-ginnath habbiythân vehâmân `âmadh lebhaqqêsh `al-naphsho mê'estêrhammalkâh kiy râ'âh kiy-khâlethâh 'êlâyv hârâ`âh mê'êth hammelekh
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8
|Ester 7:8|
vehammelekh shâbh migginnath habbiythân 'el-bêyth mishtêh hayyayinvehâmân nophêl `al-hammithâh 'asher 'estêr `âleyhâ vayyo'merhammelekh hagham likhbosh 'eth-hammalkâh `immiy babbâyithhaddâbhâr yâtsâ' mippiy hammelekh uphenêy hâmân châphu s
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9
|Ester 7:9|
vayyo'mer charbhonâh 'echâdh min-hassâriysiym liphnêy hammelekhgam hinnêh-hâ`êts 'asher-`âsâh hâmân lemordokhay 'asher dibber-thobh`al-hammelekh `omêdh bebhêyth hâmân gâbhoah chamishiym 'ammâhvayyo'mer hammelekh teluhu `âlâyv
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10
|Ester 7:10|
vayyithlu 'eth-hâmân `al-hâ`êts 'asher-hêkhiyn lemordokhây vachamath hammelekh shâkhâkhâh ph
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Sugestões

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24 de Dezembro LAB 724
CULTURA MUSICAL
Apocalipse 07-09
A leitura de hoje é toda recheada de louvores cantados a Deus, pelos seres humanos, mas, no Céu. Por enquanto, costumamos louvar a Deus, mas não ainda num contexto celeste. A música de adoração usada na igreja é uma questão de gosto, cultura e legenda. E a música do Céu.
Quando perguntam-me: “qual é a melhor música para ser cantada na igreja?” costumo responder que a música na igreja deve louvar e adorar, pois a casa de Deus é lugar para adorá-Lo. “Tal cântico serve de instrumento de prestação de culto, de adoração?”. Se a música não puder conduzir os adoradores à veneração ao sagrado, não é apropriada para a igreja. Mas isto não quer dizer que, se não serve para ser usada na igreja, então é pecaminosa. Porque em toda adoração deve haver louvor, mas nem sempre há adoração em todo louvor. Diante de tanta diferença de gostos e formações culturais geradas pela tranculturação interna dentro da nossa sociedade brasileira, nossos músicos precisam ter uma flexibilidade e bom senso muito grandes para produzir musicas que se adéqüem a diferentes contextos de adoração. Como este leque é bem extenso, poderá haver músicas que sirvam para adoração em um contexto, e em outro não. Precisamos musicar seguindo o conselho de Paulo em 1Tessalonicenses 5:51, analisando o contexto e as pessoas que participarão. Se a música levar a maior parte das pessoas a Jesus, num espírito de adoração e louvor, sem ruído de comunicação, ela é adequada; caso contrário, deve ser substituída (mas tal substituição não quer dizer que em outro contexto a música não seja adequada), a despeito dos gostos particulares.
Quase tudo que cantamos aqui, não servirá para ser cantado na eternidade. Mas até onde vai o equilíbrio de sermos cultos cidadãos da Terra e do Céu ao mesmo tempo? Se quisermos esquecer-nos das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo, devemos estabelecer como padrão, o alvo. Deus aprova nossos costumes uma vez que sigamos o conselho dado através de Paulo em Filipenses 4:8. Uma vez que observarmos os diferentes aspectos das canções que usamos, como ritmo, harmonia, melodia, instrumentos, maneira de interpretação, acordes, etc., e deixarmos que suas influências seculares sejam moldadas e substituídas pelas celestes, estaremos em conformidade com o padrão de 1Coríntios 10:31.
Se a música espelha o padrão cultural, nossa expressão do Reino dos Céus através do canto se dará à proporção da adoção dos fatores culturais do Céu em nossa vida. Se não os temos, sejamos receptores da transculturação entre a nossa cultura e a do Céu ao selecionarmos músicas que consigam inserir em nós os seus atributos culturais.
Valdeci Júnior
Fátima Silva