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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|Ester 7:1|
vayyâbho' hammelekh vehâmân lishtoth `im-'estêrhammalkâh
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|Ester 7:2|
vayyo'mer hammelekh le'estêr gam bayyom hashêniybemishtêh hayyayin mah-she'êlâthêkh 'estêr hammalkâh vethinnâthên lâkhumah-baqqâshâthêkh `adh-chatsiy hammalkhuth vethê`âs
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|Ester 7:3|
vatta`an 'estêrhammalkâh vatto'mar 'im-mâtsâ'thiy chên be`êyneykha hammelekhve'im-`al-hammelekh thobh tinnâthen-liy naphshiy bish'êlâthiy ve`ammiybebhaqqâshâthiy
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4
|Ester 7:4|
kiy nimkarnu 'aniy ve`ammiy lehashmiydh laharoghule'abbêdh ve'illu la`abhâdhiym velishphâchoth nimkarnu hecherashtiy kiy'êyn hatsâr shoveh benêzeq hammelekh s
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|Ester 7:5|
vayyo'mer hammelekh'achashvêrosh vayyo'mer le'estêr hammalkâh miy hu' zeh ve'êy-zehhu' 'asher-melâ'o libbo la`asoth kên
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6
|Ester 7:6|
vatto'mer-'estêr 'iysh tsarve'oyêbh hâmân hârâ` hazzeh vehâmân nibh`ath milliphnêy hammelekh.vehammalkâh
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7
|Ester 7:7|
vehammelekh qâm bachamâtho mimmishtêh hayyayin'el-ginnath habbiythân vehâmân `âmadh lebhaqqêsh `al-naphsho mê'estêrhammalkâh kiy râ'âh kiy-khâlethâh 'êlâyv hârâ`âh mê'êth hammelekh
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|Ester 7:8|
vehammelekh shâbh migginnath habbiythân 'el-bêyth mishtêh hayyayinvehâmân nophêl `al-hammithâh 'asher 'estêr `âleyhâ vayyo'merhammelekh hagham likhbosh 'eth-hammalkâh `immiy babbâyithhaddâbhâr yâtsâ' mippiy hammelekh uphenêy hâmân châphu s
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9
|Ester 7:9|
vayyo'mer charbhonâh 'echâdh min-hassâriysiym liphnêy hammelekhgam hinnêh-hâ`êts 'asher-`âsâh hâmân lemordokhay 'asher dibber-thobh`al-hammelekh `omêdh bebhêyth hâmân gâbhoah chamishiym 'ammâhvayyo'mer hammelekh teluhu `âlâyv
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10
|Ester 7:10|
vayyithlu 'eth-hâmân `al-hâ`êts 'asher-hêkhiyn lemordokhây vachamath hammelekh shâkhâkhâh ph
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Sugestões
Clique para ler Marcos 15-16
18 de outubro LAB 657
NO “FIM”, PARTICIPAÇÕES DETERMINANTES
Marcos 13-14
Há três “fins” nesta leitura. O “Fim dos Tempos” virá a ser o final da história deste contexto de mundo em que vivemos, que acontecerá quando Jesus voltar a este mundo em poder e grande glória. O fim da vida ministerial terrestre de Jesus aconteceu pelos seus últimos atos antes de ser crucificado na cruz do Calvário. Estes dois fins têm a ver com a maneira que se desencadeará o seu fim. O tratamento que dá a Jesus determina o modo como O espera em sua vinda e será o determinante do seu destino eterno. Este é o terceiro fim.
Sobre o fim do mundo já ficou bem comentado aqui no último dia 12 (Mateus 24). Mas o capítulo 14 de Marcos, narrando os últimos eventos antes do fim da vida de Cristo, começa e termina com dois personagens que podem, muito bem, refletir-nos. Jesus foi ungido em Betânia (“casa dos pobres; casa da miséria”) por Maria Madalena, a ex-endemoninhada que fora prostituta. Jesus foi negado no pátio da casa do sumo sacerdote (o representante de Deus) por Simão Pedro, o ex-pescador que fora discípulo. Uma mesma história pode ter diferentes fins? Como você quer que seja o fim da sua história?
Compare Marcos 14:3-9 com Mateus 26:6-13 e João 12: 1-11, e pense no contexto. Aconteceu numa cidadela pequena e feia. Na casa de um camarada odiado por muitos, de conduta questionada e que tinha tido a pior de todas as doenças da época, o clima era o da discriminação. E para completar a história, entra uma representante da pior das castas. O que não faltava naquele ambiente era constrangimento. Várias facetas da vergonha humana estavam ali estampadas, ou, à flor da estampa. Malícias e maldades não pareciam dar lugar a nada relacionado à misericórdia. Mas Paulo disse que “onde aumentou o pecado, transbordou a graça (Romanos 5:20)”! Contemple você mesmo. Leia!
Agora observe os textos paralelos a Marcos 14:66-72: Mateus 26:69-75; Lucas 22:54-62 e João 18:15-27, tentando imaginar a cena. Aconteceu na mais gloriosa cidade Judaica: Jerusalém. A capital, cujo nome significa “cidade de paz”. Na casa daquele que ocupava a posição que qualquer um cobiçaria. Muitos sacerdotes pagariam fortunas para comprar, por pelo menos um ano, o título de “sumo”. A polícia romana estava ali, exibindo seus lindos trajes da ordem e da decência (humanas). As pessoas estavam descontraídas, aquecendo-se ao fogo. Todo mundo numa boa. Todavia, ensinou Paulo, “aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia (1Coríntios 10:12)!”. Veja! Entenda!
Que participações diferentes, em um mesmo fim!
Qual é sua participação?
A História apresentará diferentes fins de histórias individuais.
Valdeci Júnior
Fátima Silva