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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Ester 2:1|
'achar haddebhâriym hâ'êlleh keshokh chamath hammelekh'achashvêrosh zâkhar 'eth-vashtiy ve'êth 'asher-`âsâthâh ve'êth 'asher-nighzar`âleyhâ
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|Ester 2:2|
vayyo'mru na`arêy-hammelekh meshârethâyv yebhaqshulammelekh ne`âroth bethuloth thobhoth mar'eh
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|Ester 2:3|
veyaphqêdh hammelekhpeqiydhiym bekhol-medhiynoth malkhutho veyiqbetsu 'eth-kâl-na`arâh-bhethulâh thobhath mar'eh 'el-shushan habbiyrâh 'el-bêyth hannâshiym 'el-yadh hêghe' seriys hammelekh shomêr hannâshiym venâthon tamruqêyhen
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|Ester 2:4|
vehanna`arâh 'asher tiythabh be`êynêy hammelekh timlokh tachath vashtiyvayyiythabh haddâbhâr be`êynêy hammelekh vayya`as kên s
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5
|Ester 2:5|
'iyshyehudhiy hâyâh beshushan habbiyrâh ushemo mordokhay ben yâ'iyrben-shim`iy ben-qiysh 'iysh yemiyniy
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|Ester 2:6|
'asher hoghlâh miyrushâlayim`im-haggolâh 'asher hoghlethâh `im yekhânyâh melekh-yehudhâh 'asherheghlâh nebhukhadhne'tsar melekh bâbhel
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|Ester 2:7|
vayhiy 'omên 'eth-hadhassâhhiy' 'estêr bath-dodho kiy 'êyn lâh 'âbh vâ'êm vehanna`arâh yephath-to'ar vethobhath mar'eh ubhemoth 'âbhiyhâ ve'immâh leqâchâh mordokhaylo lebhath
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|Ester 2:8|
vayhiy behishâma` debhar-hammelekh vedhâtho ubhehiqqâbhêtsne`âroth rabboth 'el-shushan habbiyrâh 'el-yadh hêghây vattillâqach 'estêr'el-bêyth hammelekh 'el-yadh hêghay shomêr hannâshiym
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9
|Ester 2:9|
vattiythabhhanna`arâh bhe`êynâyv vattisâ' chesedh lephânâyv vaybhahêl 'eth-tamruqeyhâ ve'eth-mânothehâ lâthêth lâh ve'êth shebha` hanne`ârothhâr'uyoth lâtheth-lâh mibbêyth hammelekh vayshannehâ ve'eth-na`arotheyhâ lethobh bêyth hannâshiym
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|Ester 2:10|
lo'-higgiydhâh 'estêr'eth-`ammâh ve'eth-moladhtâh kiy mordokhay tsivvâh `âleyhâ 'asher.lo'-thaggiydh
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Sugestões

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11 de novembro LAB 681
SUBLINHE AÍ
Atos 16-18
Para incentivá-lo a fazer a leitura bíblica de hoje, quero fazer ressaltar aqui alguns destaques da mesma. Digo alguns, porque creio que, motivado pelos tais, você mesmo concluirá a lista dos pontos relevantes deste trecho de texto inspirado (Atos 16-18). De minha parte, desta vez, a ênfase é doutrinária, como você lê a partir do próximo parágrafo.
O primeiro realce é para 16:6-7. Nestes versos, olhando para a doutrina do Espírito Santo, nos relembramos de Sua missão, que é conduzir a igreja e seus interesses (veja também 20:28). Note que os cristãos da igreja primitiva vislumbravam o Espírito Santo como uma pessoa divina (15:28).
A doutrina do sábado também pode ser evidenciada e reforçada com alguns versículos do nosso texto de hoje. Em 16:33, em 17:12 e 18:4 (cf. 66:22), confirmamos que, mesmo após a ascensão de Cristo, Sua igreja continuou lembrando-se do dia de sábado para o santificar, sistemática e periodicamente.
Dentre as nossas crenças fundamentais, temos como, a primeira delas, “As Sagradas Escrituras”. Esta primordialidade é dada à importância que a Bíblia tem. Cristãos verdadeiramente nobres sempre levaram isto em consideração. Veja que exemplo os ouvintes de Paulo e Silas, que recebiam a transmissão da Palavra em Beréia, nos deixaram, sobre como ser realmente um estudante que fica “Por Dentro da Bíblia”, em 17:11.
Mas precisamos ter consciência de que o conhecimento de Deus vem antes do conhecimento da Bíblia. Isto nós aprendemos em 17:23, com Paulo e com os atenienses, que adoravam a Deus antes mesmo de terem recebido a Sua palavra. E, voltando a falar sobre as doutrinas da divindade, não nos esqueçamos que é nEle que “vivemos, nos movemos e existimos (17:28)”.
Isto nos remonta à doutrina da Criação, notando a pauta de que a ação criadora de Deus não aconteceu somente no Gênesis. Ela continua (veja também Colossenses 1:17). É claro que foi nos eventos narrados nos primeiros capítulos da Bíblia que tudo começou, mas o mesmo Deus, eterno, que atuou lá, atua aqui. Lá, como humanidade, começamos a existir. Até mesmo a linha ateísta da antropologia ateísta concorda que toda a raça humana vem (evoluiu) de um só tronco. Mas antes dos cientistas de hoje, Paulo já sabia sobre a origem das raças, quando, em Atos 17:26, deixou claro que somos todos de um mesmo tronco ancestral.
Creio que o capítulo 18 pode ser resumido numa palavra: missão. Olhe para os atos dos apóstolos, ao ler este texto. Missiologia não é teoria apenas, mas, principalmente, prática. E a comissão da igreja, se considerada o primeiro dos seus ensinamentos, dá vigor a todas as demais doutrinas.
Além de aprender, pratique, testemunhado!
Valdeci Júnior
Fátima Silva