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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|JuÃzes 12:1|
vayyitsâ`êq 'iysh 'ephrayim vayya`abhor tsâphonâhvayyo'mru leyiphtâch maddua` `âbhartâ lehillâchêm bibhnêy-`ammonvelânu lo' qârâ'thâ lâlekheth `immâkh bêythkha nisroph `âleykha bâ'êsh
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2
|JuÃzes 12:2|
vayyo'mer yiphtâch 'alêyhem 'iysh riybh hâyiythiy 'aniy ve`ammiyubhenêy-`ammon me'odh vâ'ez`aq 'ethkhem velo'-hosha`tem 'othiymiyyâdhâm
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3
|JuÃzes 12:3|
vâ'er'eh kiy-'êynkha moshiya` vâ'âsiymâh naphshiybhekhappiy vâ'e`berâh 'el-benêy `ammon vayyittenêm Adonaybeyâdhiy velâmâh `aliythem 'êlay hayyom hazzeh lehillâchem biy
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4
|JuÃzes 12:4|
vayyiqbots yiphtâch 'eth-kâl-'anshêy ghil`âdh vayyillâchem 'eth-'ephrâyimvayyakku 'anshêy ghil`âdh 'eth-'ephrayim kiy 'âmeru peliythêy 'ephrayim'attem gil`âdh bethokh 'ephrayim bethokh menasheh
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5
|JuÃzes 12:5|
vayyilkodh gil`âdh'eth-ma`beroth hayyardên le'ephrâyim vehâyâh kiy yo'mru peliythêy'ephrayim 'e`ebhorâh vayyo'mru lo 'anshêy-ghil`âdh ha'ephrâthiy 'attâhvayyo'mer lo'
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6
|JuÃzes 12:6|
vayyo'mru lo 'emâr-nâ' shibboleth vayyo'mersibboleth velo' yâkhiyn ledhabbêr kên vayyo'chazu 'otho vayyishchâthuhu'el-ma`beroth hayyardên vayyippol bâ`êth hahiy' mê'ephrayim'arbâ`iym ushenayim 'âleph
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7
|JuÃzes 12:7|
vayyishpoth yiphtâch 'eth-yisrâ'êl shêsh shâniymvayyâmâth yiphtâch haggil`âdhiy vayyiqqâbhêr be`ârêy ghil`âdh ph
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8
|JuÃzes 12:8|
vayyishpoth 'acharâyv 'eth-yisrâ'êl 'ibhtsân mibbêythlâchem
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9
|JuÃzes 12:9|
vayhiy-losheloshiym bâniym usheloshiym bânoth shillach hachutsâh usheloshiym bânothhêbhiy' lebhânâyv min-hachuts vayyishpoth 'eth-yisrâ'êl shebha` shâniym.
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10
|JuÃzes 12:10|
vayyâmâth 'ibhtsân vayyiqqâbhêr bebhêyth lâchem ph
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva