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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|JuÃzes 20:1|
vayyêtse'u kol-benêy yisrâ'êl vattiqqâhêl hâ`êdhâh ke'iysh'echâdh lemiddân ve`adh-be'êr shebha` ve'erets haggil`âdh 'el-Adonayhammitspâh
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2
|JuÃzes 20:2|
vayyithyatsebhu pinnoth kol-hâ`âm kol shibhthêy yisrâ'êl.biqhal `am hâ'elohiym 'arba` mê'oth 'eleph 'iysh raghliy sholêph chârebhph
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3
|JuÃzes 20:3|
vayyishme`u benêy bhinyâmin kiy-`âlu bhenêy-yisrâ'êl hammitspâhvayyo'mru benêy yisrâ'êl dabberu 'êykhâh nihyethâh hârâ`âh hazzo'th
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4
|JuÃzes 20:4|
vayya`an hâ'iysh hallêviy 'iysh hâ'ishâh hannirtsâchâh vayyo'marhaggibh`âthâh 'asher lebhinyâmin bâ'thiy 'aniy uphiylaghshiy lâlun
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5
|JuÃzes 20:5|
vayyâqumu `âlay ba`alêy haggibh`âh vayyâsobbu `âlay 'eth-habbayithlâylâh 'othiy dimmu laharogh ve'eth-piylaghshiy `innu vattâmoth
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6
|JuÃzes 20:6|
vâ'ochêz bephiylaghshiy vâ'anattechehâ vâ'ashallechehâ bekhol-sedhêhnachalath yisrâ'êl kiy `âsu zimmâh unebhâlâh beyisrâ'êl
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7
|JuÃzes 20:7|
hinnêhkhullekhem benêy yisrâ'êl hâbhu lâkhem dâbhâr ve`êtsâh halom
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8
|JuÃzes 20:8|
vayyâqâm kol-hâ`âm ke'iysh 'echâdh lê'mor lo' nêlêkh 'iysh le'oholovelo' nâsur 'iysh lebhêytho
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9
|JuÃzes 20:9|
ve`attâh zeh haddâbhâr 'asher na`asehlaggibh`âh `âleyhâ beghorâl
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10
|JuÃzes 20:10|
velâqachnu `asârâh 'anâshiym lammê'âhlekhol shibhthêy yisrâ'êl umê'âh lâ'eleph ve'eleph lârbhâbhâh lâqachath tsêdhâhlâ`âm la`asoth lebho'âm leghebha` binyâmin kekhol-hannebhâlâh 'asher`âsâh beyisrâ'êl
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva