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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|JuÃzes 16:1|
vayyêlekh shimshon `azzâthâh vayyar'-shâm 'ishâh zonâhvayyâbho' 'êleyhâ
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2
|JuÃzes 16:2|
la`azzâthiym lê'mor bâ' shimshon hênnâhvayyâsobbu vayye'erbhu-lo khol-hallaylâh besha`ar hâ`iyrvayyithchârshu khol-hallaylâh lê'mor `adh-'or habboqer vaharghenuhu
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3
|JuÃzes 16:3|
vayyishkabh shimshon `adh-chatsiy hallaylâh vayyâqâm bachatsiyhallaylâh vayye'echoz bedhalthoth sha`ar-hâ`iyr ubhishtêy hammezuzothvayyissâ`êm `im-habberiyach vayyâsem `al-kethêphâyv vayya`alêm'el-ro'sh hâhâr 'asher `al-penêy chebhron ph
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4
|JuÃzes 16:4|
vayhiy 'acharêy-khênvayye'ehabh 'ishâh benachal sorêq ushemâh deliylâh
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5
|JuÃzes 16:5|
vayya`alu 'êleyhâsarnêy phelishtiym vayyo'mru lâh pattiy 'otho ure'iy bammeh kochoghâdhol ubhammeh nukhal lo va'asarnuhu le`annotho va'anachnu nittan-lâkh 'iysh 'eleph umê'âh kâseph
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6
|JuÃzes 16:6|
vatto'mer deliylâh 'el-shimshonhaggiydhâh-nâ' liy bammeh kochakha ghâdhol ubhammeh thê'âsêrle`annothekha
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7
|JuÃzes 16:7|
vayyo'mer 'êleyhâ shimshon 'im-ya'asruniy beshibh`âhyethâriym lachiym 'asher lo'-chorâbhu vechâliythiy vehâyiythiy ke'achadh.hâ'âdhâm
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8
|JuÃzes 16:8|
vayya`alu-lâh sarnêy phelishtiym shibh`âh yethâriym lachiym'asher lo'-chorâbhu vatta'asrêhu bâhem
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9
|JuÃzes 16:9|
vehâ'orêbh yoshêbh lâh bachedhervatto'mer 'êlâyv pelishtiym `âleykha shimshon vaynattêq 'eth-haythâriymka'asher yinnâthêq pethiyl-hanne`oreth bahariycho 'êsh velo' nodha` kocho
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10
|JuÃzes 16:10|
vatto'mer deliylâh 'el-shimshon hinnêh hêthaltâ biy vattedhabbêr'êlay kezâbhiym `attâh haggiydhâh-nâ' liy bammeh tê'âsêr
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva