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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|JuÃzes 7:1|
vayyashkêm yerubba`al hu' ghidh`on vekhol-hâ`âm 'asher'itto vayyachanu `al-`êyn charodh umachanêh midhyân hâyâh-lomitsâphon miggibh`ath hammoreh bâ`êmeq
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|JuÃzes 7:2|
vayyo'mer Adonay'el-gidh`on rabh hâ`âm 'asher 'ittâkh mittittiy 'eth-midhyân beyâdhâmpen-yithpâ'êr `âlay yisrâ'êl lê'mor yâdhiy hoshiy`âh liy
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|JuÃzes 7:3|
ve`attâhqerâ' nâ' be'âznêy hâ`âm lê'mor miy-yârê' vechârêdh yâshobh veyitspormêhar haggil`âdh vayyâshâbh min-hâ`âm `esriym ushenayim 'elephva`asereth 'alâphiym nish'âru s
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|JuÃzes 7:4|
vayyo'mer Adonay 'el-gidh`on`odh hâ`âm robh horêdh 'othâm 'el-hammayim ve'etsrephennu lekha shâmvehâyâh 'asher 'omar 'êleykha zeh yêlêkh 'ittâkh hu' yêlêkh 'ittâkhvekhol 'asher-'omar 'êleykha zeh lo'-yêlêkh `immâkh hu' lo' yêlêkh
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|JuÃzes 7:5|
vayyoredh 'eth-hâ`âm 'el-hammâyim s vayyo'mer Adonay 'el-gidh`on kol 'asher-yâloq bilshono min-hammayim ka'asher yâloqhakkelebh tatsiygh 'otho lebhâdh vekhol 'asher-yikhra` `al-birkâyv lishtoth
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|JuÃzes 7:6|
vayhiy mispar hamalaqeqiym beyâdhâm 'el-piyhem shelosh mê'oth'iysh vekhol yether hâ`âm kâr`u `al-birkhêyhem lishtoth mâyim s
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|JuÃzes 7:7|
vayyo'mer Adonay 'el-gidh`on bishlosh mê'oth hâ'iyshhamalaqeqiym 'oshiya` 'ethkhem venâthattiy 'eth-midhyân beyâdhekhavekhol-hâ`âm yêlekhu 'iysh limqomo
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|JuÃzes 7:8|
vayyiqchu 'eth-tsêdhâh hâ`âmbeyâdhâm ve'êth shopherothêyhem ve'êth kol-'iysh yisrâ'êl shillach 'iyshle'ohâlâyv ubhishlosh-mê'oth hâ'iysh hecheziyq umachanêh midhyân hâyâhlo mittachath bâ`êmeq ph
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|JuÃzes 7:9|
vayhiy ballaylâh hahu' vayyo'mer 'êlâyvAdonay qum rêdh bammachaneh kiy nethattiyv beyâdhekha
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|JuÃzes 7:10|
ve'im-yârê' 'attâh lâredheth rêdh 'attâh uphurâh na`arkha 'el-hammachaneh
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva