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Leia por capÃtulosComentário sobre a Leitura BÃblica de Hoje
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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|JuÃzes 17:1|
vayhiy-'iysh mêhar-'ephrâyim ushemo miykhâyehu
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|JuÃzes 17:2|
vayyo'mer le'immo 'eleph umê'âh hakkeseph 'asher luqqach-lâkhve'attiy [v]['at] 'âliyth vegham 'âmart be'âzenay hinnêh-hakkeseph'ittiy 'aniy leqachtiyv vatto'mer 'immo bârukh beniy layhvh
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3
|JuÃzes 17:3|
vayyâshebh 'eth-'eleph-umê'âh hakkeseph le'immo vatto'mer 'immohaqdêsh hiqdashtiy 'eth-hakkeseph layhvh miyyâdhiy libhniy la`asoth.pesel umassêkhâh ve`attâh 'ashiybhennu lâkh
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4
|JuÃzes 17:4|
vayyâshebh 'eth-hakkesephle'immo vattiqqach 'immo mâ'thayim keseph vattittenêhu latsorêphvayya`asêhu pesel umassêkhâh vayhiy bebhêyth miykhâyehu
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5
|JuÃzes 17:5|
vehâ'iyshmiykhâh lo bêyth 'elohiym vayya`as 'êphodh utherâphiym vaymallê''eth-yadh 'achadh mibbânâyv vayhiy-lo lekhohên
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6
|JuÃzes 17:6|
bayyâmiym hâhêm'êyn melekh beyisrâ'êl 'iysh hayyâshâr be`êynâyv ya`aseh ph
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|JuÃzes 17:7|
vayhiy-na`ar mibbêyth lechem yehudhâh mimmishpachath yehudhâh vehu' lêviyvehu' ghâr-shâm
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8
|JuÃzes 17:8|
vayyêlekh hâ'iysh mêhâ`iyr mibbêyth lechem yehudhâhlâghur ba'asher yimtsâ' vayyâbho' har-'ephrayim `adh-bêyth miykhâhla`asoth darko
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9
|JuÃzes 17:9|
vayyo'mer-lo miykhâh mê'ayin tâbho' vayyo'mer'êlâyv lêviy 'ânokhiy mibbêyth lechem yehudhâh ve'ânokhiy holêkhlâghur ba'asher 'emtsâ'
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10
|JuÃzes 17:10|
vayyo'mer lo miykhâh shebhâh `immâdhiyvehyêh-liy le'âbh ulekhohên ve'ânokhiy 'etten-lekha `asereth kesephlayyâmiym ve`êrekh beghâdhiym umichyâthekha vayyêlekh hallêviy
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Sugestões
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23 de agosto LAB 601
PERICULOSIDADE
Jeremias 42-44
O Jeremias foi parar no Egito. Ele não queria ir para lá, de jeito nenhum. Ele falara para o povo que eles não deveriam ir. E ele só foi para lá, por ter sido forçado pelas circunstâncias da teimosia do povo. Mas, fazer o quê!
Você já passou por isso? Por uma circunstância desagradável, pela qual você não gostaria de ter passado. A princÃpio você evita, mas depois, a situação foge do seu controle, e, por causa dos outros, você também acaba se lascando. Nestas horas, é difÃcil ficar de boca fechada.
Foi o que aconteceu com o Jeremias que foi parar em Dafne, na fronteira nordeste do Egito. Dafne não seria o ponto final da migração dos judeus que acompanhavam Joanã naquela fuga. Dali eles se espalhariam. Mas, o fato é que, durante a pausa em Dafne, Jeremias recebeu uma mensagem do Senhor. E deveria apresentá-la em forma dramatizada, como as do cinto de linho e do vaso quebrado, que já apresentara anteriormente.
A obstinação do povo era tanta que nada mais, nem a mensagem, as palavras ou as encenações de Jeremias, tinha efeito. Quão fácil era-lhes torcer os fatos e interpretá-los segundo seus preconceitos e preferência. Qual fácil é também que isso aconteça conosco hoje. É um perigo. Quando o povo de Deus chega a esse ponto, o que mais um profeta de Deus pode fazer?
Diante da inutilidade dos argumentos, Jeremias apela para o futuro: a história diria quem tinha razão. Que levassem sua maldade às últimas conseqüências. Veriam com seus próprios olhos, e em sua própria carne, a palavra de quem subsistiria, a sua, ou a do Senhor. Deus então declara que Seu nome não mais seria pronunciado em vão por um só judeu vivendo no Egito. Seriam todos consumidos pela espada e pela fome. Os que sobreviveriam e teriam ocasião de voltar à sua terra constituiriam um número diminuto.
Um sinal finalmente lhes é dado como prova de que a palavra do Senhor é que prevaleceria. Tinham se refugiado à sombra de Faraó-Hofra (Apries - 589 a 570 d.C). Pois bem, Hofra seria entregue na mão de seus inimigos, que o fariam perecer. E realmente, ele perdeu sua vida numa rebelião, sendo sucedido por Amasis.
Os teimosos judeus ficaram perdidos. O maior problema daquele povo foi confundir permissão divina com vontade divina. Uma coisa é o que Deus quer, outra coisa é o que Deus, até certo ponto, tolera. E cair na zona da tolerância é um perigo. Porque tudo fica passÃvel de ser confundido, e, na penumbra cinzenta, vem o pior: o sincretismo.
O melhor é procurar fazer a vontade de Deus.
Valdeci Júnior
Fátima Silva