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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated -
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|Eclesiastes 2:1|
'âmartiy 'aniy belibbiy lekhâh-nâ' 'anassekhâh bhesimchâhure'êh bhethobh vehinnêh gham-hu' hâbhel
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2
|Eclesiastes 2:2|
lischoq 'âmartiy meholâlulesimchâh mah-zoh `osâh
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3
|Eclesiastes 2:3|
tartiy bhelibbiy limshokh bayyayin 'eth-besâriy velibbiy nohêgh bachâkhemâh vele'echoz besikhluth `adh.'asher-'er'eh 'êy-zeh thobh libhnêy hâ'âdhâm 'asher ya`asu tachathhashâmayim mispar yemêy chayyêyhem
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4
|Eclesiastes 2:4|
highdaltiy ma`asây bâniythiyliy bâttiym nâtha`tiy liy kerâmiym
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5
|Eclesiastes 2:5|
`âsiythiy liy gannoth uphardêsiymvenâtha`tiy bhâhem `êts kol-periy
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6
|Eclesiastes 2:6|
`âsiythiy liy berêkhoth mâyim lehashqothmêhem ya`ar tsomêach `êtsiym
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7
|Eclesiastes 2:7|
qâniythiy `abhâdhiym ushephâchoth ubhenêy-bhayith hâyâh liy gam miqneh bhâqâr vâtso'n harbêh hâyâh liy mikkolshehâyu lephânay biyrushâlâim
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8
|Eclesiastes 2:8|
kânastiy liy gam-keseph vezâhâbhuseghullath melâkhiym vehammedhiynoth `âsiythiy liy shâriym veshârothvetha`anughoth benêy hâ'âdhâm shiddâh veshiddoth
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9
|Eclesiastes 2:9|
veghâdhaltiy vehosaphtiymikkol shehâyâh lephânay biyrushâlâim 'aph châkhmâthiy `âmdhâh liy
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10
|Eclesiastes 2:10|
vekhol 'asher shâ'alu `êynay lo' 'âtsaltiy mêhem lo'-mâna`tiy 'eth-libbiymikkol-simchâh kiy-libbiy sâmêach mikkol-`amâliy vezeh-hâyâhchelqiy mikkol-`amâliy
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Sugestões

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13 de Dezembro LAB 713
HEBREUS 6:4-6
Hebreus 04-06
Hebreus 6:4-6, aparentemente, parece ensinar que não há esperança de arrependimento ou de re-aceitação divina para aqueles que aceitaram a Cristo e depois o rejeitaram. As afirmações aqui consignadas pelo apóstolo trouxeram sérios problemas para a igreja cristã, especialmente durante as perseguições, quando alguns fraquejaram e posteriormente arrependidos de terem sido tíbios na fé quiseram voltar, muitas comunidades cristãs não queriam aceitá-los escudados em Hebreus 6:6.
Mas isso parece contraditório ao próprio cristianismo, pois os evangelhos ensinam que Cristo está sempre de braços abertos para receber o mais indigno pecador, que reconhece o erro e apela pelo perdão, como nos relata Mateus 18:22 e se comprova na triste experiência de Pedro. Em contrapartida, outra verdade escriturística deve ser lembrada: não há esperança para quem consciente e deliberadamente rejeita os ensinamentos de Cristo e o seu sacrifício vicário em nosso favor.
Portanto, esta passagem deve ser estudada em paralelo a 10:26-31 e 12:15-17; 25-29. Da leitura de Hebreus 6:4-6 juntamente com as outras passagens correlatas, deduzimos que Paulo fala de pessoas que propositadamente rejeitaram a Cristo e os princípios do evangelho.
Algumas pessoas ficam perturbadas com estes textos, pensando que é possível que eles se refiram ao apostatado comum, que em seu coração jamais rejeitou ao Senhor, e que está constantemente pensando que algum dia voltará a servi-lo novamente. E muitas vezes, quando ele começa a penar seriamente em fazer isto o mais depressa possível, o Diabo o confronta com estes textos, da mesma forma que confrontou o próprio Cristo com textos da Escritura, procurando dar-lhes uma aplicação errônea.
O texto fala de indivíduos que verdadeiramente iluminados. Verdadeiramente provaram o dom celestial, e sabem por experiência o que ele significa. Tornaram-se participantes do Espírito Santo. Provaram a Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro. Sua experiência alcançou as profundezas de um conhecimento definido, de forma que conheceram os explícitos fundamentos do divino dom. E então esses indivíduos se afastam de tudo isto, e, segundo o texto citado do décimo capítulo de Hebreus, consideram o sangue da aliança, pelo qual foram sacrificados, como coisa profana, comum. Desprezaram o Espírito da graça. Trata-se de uma deserção real que leva um homem a renunciar as coisas que ele realmente sabe serem a verdade, desrespeitando e desprezando Espírito Santo.
Logo, a maioria dos teólogos aceita que a apostasia aqui referida é o ato de cometer o pecado imperdoável (Mat. 12:31-32), uma vez que esta é a única forma de apostasia que é sem esperança. Para John Cotton: “nada pode existir nesta passagem que nos leve a duvidar da total misericórdia de Deus, pois do contrário, esta passagem destruiria o evangelho”.
Valdeci Júnior
Fátima Silva