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Hebrew (OT) and Greek (NT) - Transliterated
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|Eclesiastes 7:1|
thobh shêm mishemen thobh veyom hammâveth miyyomhivvâledho
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|Eclesiastes 7:2|
thobh lâlekheth 'el-bêyth-'êbhel millekheth 'el-bêyth mishtehba'asher hu' soph kol-hâ'âdhâm vehachay yittên 'el-libbo
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3
|Eclesiastes 7:3|
thobh ka`asmisechoq kiy-bheroa` pâniym yiythabh lêbh
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4
|Eclesiastes 7:4|
lêbh chakhâmiym bebhêyth'êbhel velêbh kesiyliym bebhêyth simchâh
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5
|Eclesiastes 7:5|
thobh lishmoa` ga`arath châkhâmmê'iysh shomêa` shiyr kesiyliym
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6
|Eclesiastes 7:6|
kiy kheqol hassiyriym tachath hassiyr.kên sechoq hakkesiyl vegham-zeh hâbhel
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7
|Eclesiastes 7:7|
kiy hâ`osheq yeholêl châkhâmviy'abbêdh 'eth-lêbh mattânâh
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8
|Eclesiastes 7:8|
thobh 'achariyth dâbhâr mêrê'shiytho thobh'erekh-ruach miggebhah-ruach
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|Eclesiastes 7:9|
'al-tebhahêl beruchakha likh`os kiy kha`asbechêyq kesiyliym yânuach
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10
|Eclesiastes 7:10|
'al-to'mar meh hâyâh shehayyâmiymhâri'shoniym hâyu thobhiym mê'êlleh kiy lo' mêchâkhmâh shâ'altâ `al-zeh
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Sugestões
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04 de setembro LAB 613
DOIS BREVES ENSINOS
Ezequiel 24-26
Prezado leitor,
De toda a leitura de hoje, quero que você mesmo reflita e responda a duas perguntas apresentadas abaixo.
A primeira destas perguntas é: “Com a parábola da panela fervente, que lição o Senhor quis ensinar a Judá, e principalmente a Jerusalém?” Leia Ezequiel 24:3-14, para elaborar a sua própria resposta. Escreva sua resposta numa folha de papel. Depois, compare-a com o comentário bíblico abaixo, no sentido de somar os conceitos.
“Enquanto Jeremias continuava a dar o seu testemunho na terra de Judá, o profeta Ezequiel foi suscitado entre os cativos em Babilônia, para advertir e confortar os exilados, e também para confirmar a Palavra do Senhor que fora exposta pelo profeta Jeremias. Durante os anos que restaram do reinado de Zedequias, Ezequiel tornou muito clara a loucura de confiar nas falsas predições dos que estavam levando os cativos a esperar para breve o retorno a Jerusalém. Ele foi também instruído a predizer, por meio de uma variedade de símbolos e solenes mensagens, o cerco e posterior destruição de Jerusalém” (Profetas e Reis, 448).
O profeta passou por uma prova de fé, através de uma experiência muito triste (Ezequiel 24:15-18). E aqui vem a segunda pergunta: “Na morte da esposa de Ezequiel, que profecia estava contida para aquela rebelde nação? Novamente, depois de Ezequiel 24:19-24, compare suas considerações com o contexto do que acontecia naquela época, descrito no trecho do comentário bíblico, postado abaixo:
“O inimigo varreu como avalanche irresistível, e devastou a cidade. Os exércitos hebreus fugiram em confusão. A nação foi conquistada. Zedequias foi feito prisioneiro. Seus filhos foram mortos diante dos seus olhos. O rei foi levado de Jerusalém como cativo, seus olhos foram vazados, e uma vez chegado à Babilônia, pereceu miseravelmente. O belo templo que por mais de quatro séculos coroara o cimo do Monte de Sião, não foi poupado pelos caldeus. ‘Queimaram a casa do Senhor, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos.’ (2 Crônicas 36:19). Ao tempo da invasão final de Jerusalém por Nabucodonosor, muitos haviam escapado dos horrores do longo assédio, apenas para perecer à espada. Entre os que ainda restavam, alguns, notadamente o chefe dos sacerdotes e oficiais e dos príncipes do reino, foram levados para Babilônia e ali executados como traidores”(Idem, 458-460).
A subversão final de todos os domínios terrestres está claramente predita na Palavra da verdade. A história se repete. Deus tem designado um lugar em Seu grande plano para cada nação e cada indivíduo. Homens e nações estão sendo hoje testados pelo prumo na mão dAquele que não erra.
Valdeci Júnior
Fátima Silva